Apostila 1 – Construindo e Operando uma Chocadeira

Após um longo período de desenvolvimento, está pronta a primeira de uma série de apostilas que estamos desenvolvendo, para quem quiser aprofundar-se na construção e utilização de chocadeiras.

Esse primeiro trabalho mostra, passo a passo, como montar uma chocadeira de metal com capacidade para cerca de 400 ovos, muito semelhante às que Sô Paulo constrói no seu Quintal. Ainda contém dicas de operação, trato dos ovos e dos filhotes, além de muitas ilustrações e fotos de cada passo da montagem.

Apostila 1 - Construindo e Operando uma Chocadeira

Apostila 1 – Construindo e Operando uma Chocadeira

Uma vez de posse da apostila, não só você poderá construir uma, mas várias delas, inclusive para venda. Portanto, não se trata de um investimento alto, levando-se em conta que uma chocadeira dessa categoria pode chegar a custar R$ 800,00. Com as orientações que oferecemos, é possível construir uma por cerca de R$ 300,00. Seu investimento será recuperado de imediato.

Para que ninguém tenha dúvidas do que estará adquirindo, abaixo estão as fotos, em alta resolução (clique nas imagens para ampliar), da chocadeira cuja construção descrevemos, detalhadamente, na apostila:

Chocad400O-0

Vista frontal, porta fechada.

Chocad400O-1

Vista frontal, porta aberta. Note a tomada interna para o aquecedor da água à direita.

Chocad400O-2

Bandeja de ovos inferior aberta. bandeja superior fechada.

Chocad400O-3

Bacia de água com alimentação automática, sensor de temperatura e tomada interna para o aquecedor da água.

Chocad400O-4

Bandejas de ovos, Ventilador e lâmpadas halogenas no teto.

O valor dessa primeira apostila será de R$ 100,00. As encomendas devem ser feitas por e-mail teararte@hotmail.com. Fazendo o pedido, enviamos os dados para o depósito e, após a confirmação, enviamos o arquivo em PDF para o e-mail indicado na negociação.

Estamos prevendo outra apostila de construção de chocadeira, dessa vez mais simples (e mais barata), com instruções passo a passo para a configuração de termostatos de diversas marcas e modelos.

Para que ninguém tenha dúvidas do que estará comprando, abaixo estão as fotos da chocadeira cuja construção descrevemos na apostila.

120 responses to this post.

  1. Posted by Villela on 26/09/2017 at 18:21

    Olá Seu Paulo eu achei extremamente util seu blog!!! E Suas respostas eu capoto de rir aqui!!!! Tenho até receio de perguntar tolices!
    Bom mas então eu queria sua apostila mas to com medo de não ter capacidade de executar kkkkkk se eu não conseguir o Sr pode me fazer uma? Eu sei que suas chocadeiras não são baratas e que valem o preço! Poderia me mandar quanto ficaria? Vega

    Responder

    • Sem perguntas, como aprender?
      A capacidade para fazer, é a mesma para o povo todo, é dada pelo Criador. Se eu consegui, porque vc não?
      Fazer? Se meu filho quiser, tem que conversar com ele. Perdi movimentos das mãos, e prá digitar isso aqui, já tá uma josta. Uma choc?, num arrisco.
      Custo? Vai depender do que vc quer que ela faça, sem sua ajuda. Algo em torno de R$1.000,00.
      O mais prático, seria vc manter contato pelo fone 0++43-99667-8025, e vou ensinando o passo a passo. É um TIM, que só dá linha à noite.

      Responder

  2. Posted by JOTA SOUSA on 03/05/2017 at 13:44

    NUNCA VI ISSO KKKKK

    Responder

  3. Posted by Carlos Manuel on 03/12/2016 at 08:46

    Cmo baixo a apostila??

    Responder

    • Isso é super complicado!
      Começa depositando o custo dela, na conta da CEF. Pode ser nas lotéricas, tb.
      Depois, é só instalar no computador, um programa da ADOBE, um tal de adobe reader, baixado do site da Adobe.
      Daí, você vai ao arquivo PDF, que recebeu, e clicar em abrir com o reader, ué!

      Responder

  4. Boa noite eu gostaria de saber onde posso encontrar as peças todas para venda para eu começar a produzir chocadeira para venda tenho uma grande dificuldade em encontrar as peças para comprar tipo . Termostato, resistência.

    Responder

    • Chapas e metalon do chassi, barras de alumínio, e rebites – Sulferraço – Londrina-Pr
      Termostato, resistência, válvula hidrostática, contactores, ventiladores, motor de micro-ondas, lã de vidro, na DUFRIO (tem em todas as capitais, e os menores preços) e eu pego em Curitiba ou Porto Alegre.
      Fontes de alimentação e relês 12V – Solda-Fria, São Paulo.

      Responder

  5. oi estou montando uma chocadeira de 1o0 ovos de mdf estou na duvida qual posição devo instar o cooler de pc

    Responder

  6. Posted by Reinaldo Dias on 04/08/2016 at 14:24

    Boa tarde sr Paulo
    É necessário ter um aquecedor de água na chocadeira?
    E quando estiver pronto a segunda apostila me passe o valor
    Obrigado

    Responder

    • É necessário ter um aquecedor de água na chocadeira?
      R – Nas ultimas chocs, não coloquei outro sistema de aquecimento; coloquei duas resistências, fora do ambiente dos ovos, uma aquecendo as laterais. e outra o piso. A dispersão do calor, corre por conta dos ventiladores, colocados nas laterais, em diagonal.
      E quando estiver pronto a segunda apostila me passe o valor.
      R – Não haverá 2a. apostila. O que estou fazendo, é adicionar à primeira, anexos explicando a adição de melhorias.
      Perdi os desenhistas, e com a ajuda dos transgênicos, somada à tão falada “melhor idade” e seus aditivos, perdi o tesão pela criação de aves.
      Estou um velho, crocante (é só virar o pescoço ou sentar, para ouvir os crocs). Sabe me dizer quem inventou essa expressão idiota? Melhor idade?
      Imagino como seria a pior! kkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

  7. Posted by Márcio José on 30/06/2016 at 14:36

    Boa tarde.
    Montei uma chocadeira automática Capacidade para 70 ovos baseada em vários vídeos que vi.
    Tem resistência de 130w, termostato digital e tudo que uma chocadeira necessita.
    Coloquei 38 ovos e não saiu nenhum pintinho, mas a maioria dos ovos tinha embrião que morreu no começo da incubação. Sairia pelo menos uns 15 pintinhos olhando pelo ovoscópio, mas não saiu. O que pode ter acontecido?
    Segue o endereço do facebook no qual publiquei as fotos dela:

    Mostrar menos

    Responder

  8. Posted by Paulo adriano on 10/02/2016 at 16:06

    Ola sr. Comprei uma rabo quente de 600w e coloquei direto no lugar da resistência mais ela nao desliga quando chega na temperatura indicada?

    Responder

    • Regulou a histerese do termostato a quanto?
      E, não esqueça da temperatura residual da resistência do rabo quente. Não é porque desligou a resistência, que a temperatura vai despencar. Ela (resistência) vai continuar quente, até ser resfriada pala água. E isso demora alguns 30/40 segundos. É para isso que existe a hiterese no termostato.

      Responder

      • Posted by Paulo adriano on 10/02/2016 at 17:25

        Poderia me passar a configuraçao do mt_520ri, a temperatura esta em 37.5 e ela chegou a 60°c cozinhou todos meu ovos. E ja testei em outros termostatos e estao do mesmo jeito?

      • R – Devido ao excesso de frescuras do MT520, uso o MT516RiL, com as configurações: F02-0,0; F03-1;F04-37,4; F05-38,5; F06-0,1; F07-0; F08-2; F09(depende da rotação do motor); F10-120; F11 – 0; F12-0.
        a temperatura esta em 37.5 e ela chegou a 60°c cozinhou todos meu ovos. TODOS? Tem certeza?
        R -SE VC ESTIVER AQUECENDO A ÁGUA, PARA CHEGAR A 60º, no mt520, com todas as configurações de fábrica ativas, é impossível.
        A temperatura da água precisaria estar a mais de 90º, e o alarme soaria e o sistema desliga aos 70º que é o máximo do termostato.
        Devo lembra-lo que 60º não cozinha ovo de ninguém, pois se assim fosse, donde saíram os egípcios, grande parte dos africanos e a turma que vai ao rock-in-rio? kkkkkkkkkkk

      • Posted by Paulo adriano on 10/02/2016 at 21:08

        Kkkkk cheio das graças ne, mais valeu consegui com tic 17 , e pra vc ter uma ideia minha chocadeira explodiu!!!

      • Os mais de 70 anos, mo permitem.
        Esqueceu uma aula do CEfET – Água aquecida = vapor = H2O = que separados – oxigênio e hidrogênio, são ótimos carburantes.
        E, vc esqueceu de apagar o cigarro, né? kkkkkkkkkkkkkk
        Até uma choc pode ser uma, excelente e mortal, arma.

      • Posted by Paulo adriano on 10/02/2016 at 23:26

        Esqueci de falar histerese esta a 00.1 é isso?

      • Está, mas, então só resta ter errado a configuração F09 e F10. Invertê-las, dá superaquecimento.
        Outra coisa que dá sobreaquecimento, e vc não lembra dele, é o ventilador xingling. O barato sai caro!
        Minha falecida mãezinha, dizia – “A economia é a mãe da porcaria”.

  9. Opa, li neste outro tópico seu sobre controle de umidade “https://quintaldoseupaulo.wordpress.com/tag/controle-de-umidade/” onde vc fala que utiliza o termostato Full Gauge, modelo TIC-17RGTi devido ser o mais barato no mercado, aonde posso encontrar o mesmo?
    Muito obrigado

    Responder

    • O TIC 17, não tem termo higrômetro, e não faço controle de umidade. Eu aqueço a água, que evaporando, aumenta a umidade interna da choc, ao mesmo tempo que a temperatura. x temperatura = x umidade.
      O Tic 17, custa uns 90/100,00 na DUFRIO, que é de Porto Alegre, mas tem filiais em todas as capitais dos estados.
      Atualmente, estou usando o Full Gauge MT516RiL, que tem o timer, e é 12/24V.
      Porque Full Gauge?
      Simples – garantia de 10 anos, e a troca é imediata, sem mesmo fazerem testes.

      Responder

  10. Posted by Jonnatha Faria on 08/12/2015 at 01:36

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida… Fiz uma chocadeira com uma resistencia 130W que comprei no ML, queria saber qual a distância recomendada dessa resistencia para os ovos. Outra dúvida seria… Quero fazer outra chocadeira com 40x40cm e 25cm de altura, essa resistencia sozinha daria conta do recado? Obg.

    Responder

    • Olá, gostaria de tirar uma dúvida… Fiz uma chocadeira com uma resistencia 130W que comprei no ML, queria saber qual a distância recomendada dessa resistencia para os ovos.
      R – Vai assar, cozinhar, ou chocar os ovos?
      Outra dúvida seria… Quero fazer outra chocadeira com 40x40cm e 25cm de altura, essa resistencia sozinha daria conta do recado?
      R – Detesto dar pitacos em projetos alheios. Passei os últimos 6 anos fazendo chocs, e experimentando sistemas.
      O resultado?
      ESTÁ NO BLOG. É SÓ LER, UAI!

      Responder

  11. Posted by Ivanildo on 23/11/2015 at 01:16

    Sr. Paulo, le um pouco a respeito de suas chocadeiras com aquecimento a vapor. Como onde eu moro a umidade é bem baixa, com certeza dessa maneira minha chocadeira ficaria bem mais eficiente. Só que tenho algumas dúvidas a respeito, se Sr poder me ajudar, ficarei mt agradecido. Quero usar duas resistência, uma para água e a outra no teto. Posso usar as duas ligada na mesma saída do termostato? Qual resistência para aquecer a água o Sr me indicaria? Conheço duas, que é a de cafeteria e uma vendida no ML, chamada de rabo quente. Desde já agradeço sua atenção.

    Responder

  12. Posted by roberto coelho on 02/09/2015 at 00:05

    Seu paulo! Boa noite! é um prazer falar com você. começei acompanhar seu blog recentimente,e estou maravilhado com suas invençoes. O que eu admiro na sua pessoa é sua persistência em responder a tantas perguntas sem pé e cabeça, não seria mais fácil se todos os participantes adquirice a sua apostila? acredito que assim dessa forma seria mais facil tirar duvidas e seus neuronios queimariam menos.O meu interesse na choc é devido ão meu trabalho. tenho uma empresa de assistência técnica em tanques de leite e ordenhas mecânicas,em propriedades rurais, portanto eu consigo ovos de vários lugares e a preços tentadores,dai meu interesse em faser uma choc eficiente vou adquirir sua apostila e vamos dar inicio , e no decorrer do tempo manteremos contato para sanar as duvidas que surgirem , acredito que em 5 dias podemos testa-la. mandarei fotos para encorajar seus seguidores. Boa sorte, e vida longa. Que o SENHOR te abençoe juntamente com sua familia. Até breve.

    Responder

  13. Posted by Cleyton on 15/07/2015 at 08:46

    Olá bom dia, tenho interesse na apostila de como montar uma chocadeira,
    Desde já agradeço e parabenizo pelo trabalho.

    Responder

  14. Posted by ANDERSON on 09/03/2015 at 01:42

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADQUIRIR ESSA APOSTILA. AGUARDO RESPOSTA POR EMAIL

    Responder

  15. Posted by Josias feitosa de Farias on 18/02/2015 at 01:25

    Deixei o email tenho interesse no manual, pretendo comprar deixe os dados da conta pra deposito bancário para mim no meu email por favor obrigado.

    Responder

  16. Posted by Lauriston on 11/02/2015 at 12:45

    Para colocar um cooler na chocadeira , a chocadeira tem que ter quantos furos e aonde de ser estes furos

    Responder

  17. Posted by evandro paulino on 28/01/2015 at 22:05

    boua noite eu queria saber onde a sua chocadeira tem furos e quanto que a temperatura fica na bandeja de baixo e na de cima e como foi feita essa bacia de aqua

    Responder

    • onde a sua chocadeira tem furos
      Na choc da apostila, 2 no piso e um na lateral
      e quanto que a temperatura fica na bandeja de baixo e na de cima
      Na mesma choc a temperatura é homogênea
      e como foi feita essa bacia de aqua
      Idem, com a mesma chapa do corpo da choc
      Nas chocs mais recentes, foi alterada a construção, e vendido o modelo para a Coréia, onde foi, também, patenteada.
      Portanto, devo respeitar, por 5 anos, os novos contratos. Uma maneira de contornar isso é adquirir uma choc nova.

      Responder

  18. Posted by evandro paulino on 16/12/2014 at 15:00

    estou com 2 chocadeira no momento e uma delas esta com 47% e a outra com 51% de umidade queria saber se esta bom ou nao

    Responder

  19. Posted by Regis Jaruzo on 10/10/2014 at 17:06

    Seu Paulo,
    construí uma chocadeira em mdf com as respectivas dimenções (40 cm altura, 60 cm largura e 50 cm de profundidade), coloquei uma resistência seca no teto de 300w, uma bacia no fundo com uma resistência de 750 w para aquecer a mesma fazendo com que tenha vapor e umidade. Quando ligo a chocadeira fica tudo ótimo, temperatura em 37,8 graus, 60 % de umidade. Quando a chocadeira fica algum tempo ligada (4h por exemplo) toda a parede interna da chocadeira fica molhada (o mdf fica todo umido) a umidade sobe para 85%. Qual é o problema na sua opinião?

    Responder

    • Nenhum. A choc está trabalhando direitinho.
      Dentro de uns 2 a 3 meses, vc terá, o que restar de uma caixa, podre, nas mãos.
      Eu tentei isolar com verniz naval, polistein, fibra de vidro, chapa plástica, chapa de metal, e nada adiantou, a umidade entra.
      É por esse motivo, que faço a choc em chapa galvanizada.

      Responder

  20. Fiz uma chocadeira simples com uma lâmpada incandescente e um vetilador, e verifiquei que a temperatura interna ao redor dos ovos e muito semelhante da desejada, mesmo assim é necessário estar sempre virando os ovos?

    Responder

  21. Sr. Paulo, quais os dados para pagamento da apostila

    Responder

  22. Posted by Eduardo Kruger on 02/10/2014 at 14:43

    Olá Seu Paulo tenho dúvidas sobre as entradas e saídas de ar das chocadeiras. Tenho uma chocadeira de tamanho (60x60x48)cm (altura 48cm) com duas bandejas e aquecimento de água. Qual a quantidade e tamanho de furos para entrada e saída de ar? Grato

    Responder

  23. Posted by Warly on 24/08/2014 at 22:12

    Boa noite Sr Paulo! tentei ler o máximo das perguntas e respostas no blog, no entanto ainda continuo com uma duvida. Construi uma chocadeira e não estou conseguindo chegar a 90% de umidade. O que fazer?

    Responder

  24. Posted by Emilio Manuel Cardoso Pinho Brandao on 15/08/2014 at 00:18

    Ola sou Emilio Pinho Brandao na Guine-Bissau o travez como no nosso Pais Guine-Bissau nao temos acorente electrica permanente de 24 a 24 horas nao as vezes a corente vem 3 4 6 horas de tempo apaga ate amanhecer e as vezes anoite vem por volta de 20 horas fas 4 5 horas e se volta aligar alampada nao fax mal os ovos vao se chocar sem problema pergunto tenho um galinheiro com muitas galinhas vou tentar fazer a chocadeira simples com Madeira ou cartaoes uma coisa tambem este cartao tem que ser fechado encima tudo de volta

    Responder

    • Preste atenção nas suas galinhas, quando estão a chocar. Você já as viu ficar mais de 15 minutos fora do ninho?
      Sugiro que fique com as galinhas.

      Responder

  25. Posted by antonio amorim on 05/08/2014 at 13:32

    Boa tarde, Favor informar se ja tem a outra apostila e o preço

    Responder

    • Que outra?
      Tenho uma apostila.
      R$100,00.

      Responder

      • Posted by antonio amorim on 05/08/2014 at 21:56

        Boa noite, uma que o sr. disse que que ia fazer mas simples ou o seu filho

      • Há alguns anos, meu filho disse, sim.
        Mas, ele está trabalhando em outras áreas.
        A apostila que tenho, é o resultado intermediário. Não é complicada, mas requer conhecimentos básicos de serralheria, eletricidade e hidráulica. No entanto, alguns poucos compradores(2 para ser exato) a acharam difícil.
        Eu, fiz algumas chocs, buscando, mais eficiência e facilidade de manejo. Cheguei à choc que considero ideal e final. Dela não fiz, e creio que não farei, a apostila.
        Se de uma simples, já acharam difícil, desta acharão impossível.

      • Posted by antonio amorim on 06/08/2014 at 01:00

        Obrigado

  26. Posted by Cláudio Ricardo Leite Ferreira on 30/07/2014 at 23:43

    Tenho uma chocadeira da marca pantanal. Inteiramente automática, tanto na viragem como no controle da temperatura. Ela tem uma ventuinha para ventilação forçada e controlar a temperatura. O que percebi nesta primeira chocada foi que este vento resseca aquela membrana que fica após a quebra da casca do ovo, o que causa certa dificuldade para os pintinhos nascerem. Outra coisa que gostaria de perguntar é referente a água da bandeja, estou vendo falar muito em água morna na bandeja, isto melhora a chocada em que sentido e como faço para adaptar tal funcionalidade em minha chocadeira.

    Responder

    • Ela tem uma ventuinha para ventilação forçada e controlar a temperatura.
      R- Ventilador não controla a temperatura.
      O que percebi nesta primeira chocada foi que este vento resseca aquela membrana que fica após a quebra da casca do ovo, o que causa certa dificuldade para os pintinhos nascerem.
      R – correto.
      Outra coisa que gostaria de perguntar é referente a água da bandeja, estou vendo falar muito em água morna na bandeja,
      isto melhora a chocada em que sentido.
      R – aumenta a umidade no interior da choc, facilitando a saída dos pintinhos.
      e como faço para adaptar tal funcionalidade em minha chocadeira.
      R – Se sua choc for de MDF, ou madeira, formica, etc., não tem como.
      A umidade vai apodrecer a caixa da choc.

      Responder

  27. Olá SeuPaulo, para meter os ovos na chocadeira escolhe uma hora especifica do dia ou é no momento que lhe dá mais jeito faze-lo?
    Obrigado.

    Responder

  28. Posted by Romualdo Fiuza on 03/07/2014 at 19:53

    boa noite, preciso do endereço de um vendedor de chocadeiras para ovos de galinha

    tenho chocado aqui em torno de 300 0vos mes mas gostaria de comprar uma chocadeira de maior capacidade.

    obrigado

    Responder

  29. Posted by TINO BALTZIDIS on 06/06/2014 at 22:54

    QUANTO CUSTA UMA CHOCADEIRA PARA 80 OVOS

    Responder

  30. Desculpa ai se postei no lugar errado!

    Responder

  31. boa tarde! venho aqui apenas para um propósito, de lhe dar os parabéns pois eu li seu blog por apenas 1 hora e achei tanta respostas pras minhas perguntas que só resta lhe dar os parabéns moro em minas construi uma chocadeira a 3 dias e já estava ficando doido de ler algumas coisas pela internet umas ajudava outras não mais no seu seu blog achei onde esclarecer minhas duvidas gostei da parte onde você cita a temperatura do rio como exemplo pois minha duvida era sobre a variação de temperatura dos estados do Brasil, outro fato interessante foi sobre virar os ovos foi esclarecedor e honesto. Minha chocadeira e em uma caixa de papelão onde sinceramente não aguardo muitos resultados pois coloquei apenas 6 ovos, e acompanho a temperatura com um termômetro e o maior problema e na madrugada e de manhã pois registrei temperatura de 35ºc no mais ela fica entre 37ºc e 39,8ºc, pretendo fazer outra um pouco mais trabalhada pois a minha foi feita de repente; a próxima pretendo fazer com uma resistência de cafeteira, ou algo semelhante e também usar um termostato com uma caixa de madeira revestida com isopor!
    Mais uma vez parabéns e meu muito obrigado!

    Responder

    • Como falei, por e-mail, vá devagar.
      Ainda não temos ovos férteis, para colocar nelas, mesmo, né?
      Espere até final de julho/início de agosto, para obter resultados satisfatórios.

      Responder

  32. qual aquecedor o sr me indica para a agua e como deixar ela na temperatura correta

    Responder

  33. como eu faço para adiquirir uma apostila

    Responder

  34. Posted by Waldiney on 11/02/2014 at 23:40

    B Noite! Sô Paulo, Gostei da resposta, mas tenho outra pergunta, essa apostila construindo uma chocadeira chega por quanto p o Cep 65500-000?

    Responder

  35. Posted by Josenildo on 25/01/2014 at 10:20

    Olá!
    quero saber se o barulho do ventilador 12 por 12 cm colocado na chocadeira de 200 ovos, interfere em sua tiragem? obrigado!

    Responder

    • Acho que não.
      Se interferisse, num sei como é que nascem pintinhos aqui. Como recomendo trocar esses ventiladores a cada 6 meses, por causa do superaquecimento, aqui, sobra ventilador que vou aproveitando.
      E, um ventilador com rolamentos estragados, parece que tem um trator trabalhando, dentro da chocadeira.

      Responder

  36. Posted by Ricardo Dias on 19/01/2014 at 15:57

    Sr. paulo boa tarde!
    Estou com problema de umidade na minha chocadeira nao passa de 45 % sei que preciso mellhora-la , quando o Sr. dizer que usa resistencia de cafeteira a mesma é submersa na agua? ou fica em baixo da bandeja de agua.?

    Obrigado

    Ricardo Dias Minas gerais

    Responder

  37. Posted by Ilton on 09/01/2014 at 08:52

    Obrigado!
    aqui tirei as minhas duvidas sem fazer perguntas.

    Responder

  38. Posted by mario m m on 05/01/2014 at 08:57

    ola. bom dia sr.PAULO fiz uma chocadeira pra 30 ovos com controlador digital de tem.
    com duas lampadas enc. a primeira fornada naceu 1 pintinho os outro morrerão na casca OBS. NO DIGITAL 37,5 EXT.35,5 INT. no termometro seria esse motivo

    Responder

  39. Já dei esta resposta.

    Responder

  40. Posted by Bruno bastos on 23/12/2013 at 21:16

    Quando falo da grade de rolagem estou falando daquela que serve para rolar os ovos,ela tá um pouco enferrujada faz mall..eu uso duas luzes como fonte de calor de 25 w..tabém coloco uma bandeija de agua morna para a umidade da chocadeira..e eu controlo a temperatura com tampões aii vou tampando os buraco até chegar a temperatura dessejada.ela varia de 37,5 a 38 graus preudica os os ovos?..coloquei uma placa embaixo da luz para que o foco da luz n prejudique os ovos que estiverem embaixo..iai agora ficou bem explicado kkk..

    Responder

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vc está tentando uma maneira trabalhosa porém barata, e que funciona, em chocs pequenas. Sei, porque fi-lo.
      Pergunto: em climas onde a temperatura chega aos 40 graus, as galinhas não têm filhotes? Donde, variação de temperatura é balela.
      Certa vez, no inverno, apareceu um garoto aqui, com 6 ovos numa caixa, e disse: a galinha morreu ante-ontem, e os pintinhos devem nascer em 6 dias, pode por na chocadeira para mim?
      Coloquei os ovos na chocadeira, pensando nos 3 dias que ficaram sem o calor da mãe, e no frio que fazia.
      No sexto dia, para minha surpresa, lá estavam 6 criaturinhas piando. Dá pra explicar?
      A conclusão que chego é: a mãe natureza cuida muito bem dos seus filhos.
      Vou excluir sua pergunta repetida, sim?
      Feliz Natal.

      Responder

  41. Posted by Bruno bastos on 23/12/2013 at 19:27

    Eu gostaria de tirar algumas duvidas…eu fiz uma chocadeira de madeira ela tem capacidade para umas 40 ovos de galinha..a grade de rolagem dela está com algumas aremes um pouco enferrujadas tem problemas?eu n uso o termostato fiz 4 orificios em cima e quatro em baixo para controlar a temmperatura..ela varia de 37,5 a 38 graus faz algum mal para os ovos essa variação.e aonde consigo ovos para minha chocadeira?desde já agradeço!!

    Responder

    • Eu gostaria de tirar algumas duvidas…eu fiz uma chocadeira de madeira ela tem capacidade para umas 40 ovos de galinha..
      1-a grade de rolagem dela está com algumas aremes um pouco enferrujadas tem problemas?
      Eita mininu ixageradu sô! 40 ovo e uma grade de rolagem. Vassuncê qué dizê arrastá ovo, né?
      2-eu n uso o termostato fiz 4 orificios em cima e quatro em baixo para controlar a temmperatura..
      E controla como? fica ligando e desligando dia e noite?
      3-ela varia de 37,5 a 38 graus faz algum mal para os ovos essa variação.
      O que é mesmo que aquece o ambiente?
      Na minha, quando uso aquecimento do ar, varia de 37,3 a 38,4; Quando uso aquecimento na água, varia de 37,5 a 37,6.
      Pense bem: Se a temperatura externa, estiver a 40 graus, não há chôco de galinhas? O que vai acontecer é a galinha ficar dando corridas a uma fonte de água para molhar a barriga e por conseqÜencia os ovos.
      4-e aonde consigo ovos para minha chocadeira?
      Aqui no interior, nós pegamos os ovos, que as galinhas botam, nos ninhos. Mas se quiser ovos de boa qualidade e um bom atendimento, procure o Mario I. Salviato, de Porto Ferreira, SP.
      5-desde já agradeço!!
      De nada!

      Feliz Natal!

      Responder

    • Eu gostaria de tirar algumas duvidas…eu fiz uma chocadeira de madeira ela tem capacidade para umas 40 ovos de galinha..
      1-a grade de rolagem dela está com algumas aremes um pouco enferrujadas tem problemas?
      Eita mininu ixageradu sô! 40 ovo e uma grade de rolagem. Vassuncê qué dizê arrastá ovo, né?
      2-eu n uso o termostato fiz 4 orificios em cima e quatro em baixo para controlar a temmperatura..
      E controla como? fica ligando e desligando dia e noite?
      3-ela varia de 37,5 a 38 graus faz algum mal para os ovos essa variação.
      O que é mesmo que aquece o ambiente da chocadeira?
      Pense bem: Se a temperatura externa, estiver a 40 graus, não há chôco de galinhas? O que vai acontecer é a galinha ficar dando corridas a uma fonte de água para molhar a barriga e por conseqÜencia os ovos.
      4-e aonde consigo ovos para minha chocadeira?
      Aqui no interior, nós pegamos os ovos, que as galinhas botam, nos ninhos. Mas se quiser ovos de boa qualidade e um bom atendimento, procure o Mario I. Salviato, de Porto Ferreira, SP.
      5-desde já agradeço!!
      De nada!

      Feliz Natal!

      Responder

    • Já dada.
      Por favor, entendam que neste blog, criado por meu filho Paulo, tem um filtro que impede qque eu dê 2 respostas iguais.
      Caso eu já tenha respondido, alguma vez, a mesma pergunta, mesmo que para outra pessoa, não consigo fazer outra vez.
      Aí, só por e-mail.

      Responder

  42. Posted by josean souza vasconcellos on 22/11/2013 at 19:06

    caro amigo boa noite nao sei se o sr colocou a pergunta do rapaz eu nao entendi o meo reservatorio de agua esta 3 centimetros da bandeja sera que vou ter problema com a umidade estou querendo colocar um aquecedor na agua por favor mim ajude fico grato um abraço meu e de meus finhos

    Responder

  43. Vou aguardar a apostila com caixa de isopor. Eu e meu filho construímos uma pequena e colocamos 16 ovos para teste. Como tenho calopsitas, pretendo testar com ovos dessas aves.

    Responder

    • Lívia, boa tarde.
      Meu filho, disse que planejava uma chocadeira com caixa de isopor.
      Mas, eu não pretendo entrar por esse caminho, tendo em vista que, estou ciente de inúmeros problemas, causados por contaminação, e pela dificuldade de limpar, desinfetar e esterilizar, adequadamente, o isopor.
      Pretendo continuar com a chocadeira em chapa, pela sua durabilidade, facilidade de limpeza, condições de funcionamento e economia de energia.
      Tornei-a inteiramente automática, tanto na parte elétrica e hidráulica, sistema auxiliar de aquecimento(nobreak) em caso de queda de energia, carga automática da bateria, limpeza, troca de água e higienização automáticas, etc.
      Facilitou muito meu trabalho, reduzido agora, a colocar minha produção de 50 ovos, a cada 3 dias, e retirá-los aos 21 dias.
      Entretanto, você pode entrar em contato com ele, através de e-mail, e procurar saber a respeito.

      Responder

  44. Posted by jose sousa on 16/10/2013 at 05:53

    fiz uma chocadeira com resistência de um micro ondas será k dá e a k distancia e k ponho entre os ovos a resistência e a ventuinha

    Responder

  45. Posted by BrunoPersch on 04/06/2013 at 18:53

    Olá Sr Paulo,
    Estamos trabalhando na construção de uma chocadeira para 100 ovos aquecida com lâmpadas, se possível, poderia me dispor algumas informações a respeito? Em caso afirmativo, aí vão algumas das dúvidas que temos:
    Quantidade de lâmpadas e de quantos Watts usaríamos para suprir a necessidade de 100 ovos. Obrigado pela atenção!

    Atenciosamente, Bruno Persch.

    Responder

    • Bruno, como não estava conseguindo abrir esta josta, dei a resposta por e-mail

      Responder

    • Bão!
      Você deve saber que já está proibida a fabricação de lâmpadas incandescentes, né?
      Ainda encontram-se halógenas, e infravermelhas.
      Quanto às sugestões pedidas, precisaria saber as medidas internas que você pretende que sua chocadeira tenha.
      Acho que uma resistência de forno elétrico, 1000Wx220V, retangular, em torno do ventilador, seria uma boa opção.
      1000W x 220V ligada em 127v, dará aproximadamente 250W.
      Resolve dois problemas causados pelas lâmpadas: aquecimento local, em vez de distribuído, e a claridade, que atrapalha, e muito, a eclosão.

      Responder

  46. Dei todas as respostas por e-mail, ou melhor, tentei, já que o wordpress estava em manutenção.
    Digo, tentei, porque todas foram recusadas sob a alegação de e-mail não existente.
    No blog, digo o que faço com minhas chocadeiras e com os ovos que nelas coloco.
    Quando uma pergunta é feita mais de uma vez, ou é semelhante a qualquer uma já respondida, o filtro não m’a repassa.
    Aliás, se você tivesse lido com atenção, veria que no blog tem TÔDAS as respostas às suas perguntas.
    Não considero adequado, à minha pessoa, com a idade de mais de 70 anos, o tom de suas perguntas atuais.
    Não tenho qualquer contrato, nem sinto obrigação, de ficar pendurado no computador, à sua disposição.
    Tenho que trabalhar, para sustentar a mim e minha esposa, que é portadora de câncer na coluna.
    No google, talvez você possa encontrar pessoas de sua igualha, e respostas às suas tolices.

    Responder

  47. Posted by Iran Jara on 02/06/2013 at 18:34

    Boa noite Sr.Paulo acabei de construir uma chocadeira com base em sua apostila seguindo a risca as informações, ela esta em teste abservei uma condensação grande nas laterais na porta por toda a chocadeira, duvidas as lampadas devem ficar ligadas no automatico e o ventilador deve ser ligado quando ?.Sem mais desde já agradeço a atenção.

    Responder

    • Iran, a condensação acontece nas áreas frias da chocadeira. Como nas portas, e em volta dos furos superiores.
      Em casas de materiais para móveis, você encontra umas fitas de feltro, parecidas com band-aid, que vedam perfeitamente as portas.
      Deixe a chocadeira ligada por umas 4 a 5 horas, antes de colocar ovos nela. Ela tem que estar com o interior aquecido.
      As lâmpadas trabalham em conjunto com a resistência da água. Mas, ela deve ter um interruptor, para que você possa ligá-las quando a umidade for excessiva, e desligá-las no inverno seco.
      Ventilador – Já usei 2 tipos de ventiladores. Os ventiladores rolamentados duram menos, acho que devido à umidade, e os com buchas, duram mais, embora exijam lubrificação semanal(coloquei um tubinho descendo até a bucha superior).
      Trabalham o tempo todo, mas já fiz uma experiência, e tirei duas chocadas de 250 ovos, sem a tal ventilação forçada. Só controlando a abertura dos furos.

      Responder

  48. Posted by Nuno Oliveira on 27/05/2013 at 11:41

    Sei que sou um pouco chato, mas gostava que me esclarecesse mais uma duvida. Quando abre a chocadeira pára o ventilador para evitar uma grande descida da temperatura ou mantem-o a trabalhar normalmente? Obrigado

    Responder

    • Vc fez a caixa de ar quente na parte de cima?
      Parar ou não o ventilador, não influencia. O que influencia a temperatura é o tempo que vc fica com a porta aberta.

      Responder

  49. Posted by Nuno Oliveira on 14/05/2013 at 10:39

    Olá SeuPaulo, qual a distancia minima entre o nivel da agua e a grelha dos ovos. Estou usando o sistema de aquecer a agua e a distancia entre o nivel mais alto da agua e os ovos é de 7cm. Será suficiente ou posso ter problemas?
    Obrigado

    Responder

  50. Posted by Nuno Oliveira on 06/05/2013 at 15:54

    SeuPaulo, tenho visto em varias paginas da internet que indicam que o tempo de eclosão dos patos e dos gansos pode variar entre 28 e 35 dias. com a experiencia que tem e usando o metodo da resistencia aquecendo a agua, este valores confirmam-se ou tem valores mais correctos ou diferentes.
    Obrigado.

    Responder

  51. Posted by Tutano on 29/04/2013 at 16:09

    Boa tarde Seu Paulo e boa tarde Paulo, sou muito grato pelas informações que vocês passam para os internautas, parabéns…
    Gostaria se possível que vocês me tirem uma dúvida, estou sem condições de comprar um termostato, então fiz uma chocadeira de isopor aquecida por lampadas incandescentes e com uma ventoinha para distribuir melhor o calor, só que hoje estão completando as primeiras 24 hrs e fui me dar conta que a temperatura estava em 40 graus….sera que perdi os ovos??? Eu coloquei o termômetro entre os ovos e procurei deixar sempre em 38 graus mas logo acima ou seja rente a parte superior dos ovos estava marcando 40 graus e ficou assim durante as primeiras 18 hrs.
    Ja corrigi o problema, mas sera que o risco de não nascer nenhum pintinho???
    Coloquei 21 ovos para encubar.
    Desde já grato pela sua preciosa atenção.

    Responder

    • bão, tá na hora de usar o crânio, melhor o que tem dentro dele, né?
      Digamos que a temperatura esteja, tipo Rio de Janeiro, ou Cuiabá. Sempre acima de 40ºC. Lá as galinhas não chocam?
      Já tive problemas com o ventilador e ttive temperaturas de 60ºC por mais de de 1 hora, e, ainda assim, nasceram pintinhos.

      Responder

  52. Posted by ALESSANDRO CESAR COSTA on 03/02/2013 at 17:36

    EU TENHO UMA CHOCADEIRA ALTOMATICA E OS PINTINHOS ESTAO LEVANDO MAIS DE 21 DIAS PARA NASER O QUE PODE ESTAR ACONTE

    Responder

  53. legal gostei pena que não tenho condições de comprar a apostila.

    Responder

Os comentários deste blog são moderados. Procuramos manter um ambiente saudável, com discissões inteligentes. Antes de fazer uma pergunta, verifique se ela não foi respondida nos artigos ou nos comentários mais antigos. Procuramos não responder à mesma pergunta mais de uma vez. Comentários ofensivos, fora de contexto ou com ofertas comerciais serão sumariamente apagados.