Tempo seco e chocadeiras

Aqui no norte do Paraná, tivemos um inverno seco e quente, o que prejudicou em muito a postura das aves. O problema de muita gente que perdeu ovos em chocadeiras pela morte de filhotes, nada tem a ver com a chocadeira, mas com o fato do embrião não conseguir desenvolver em virtude da baixa umidade ambiente. Nas nossas chocadeiras, aquecemos a água e por isso não tivemos problemas com a baixa umidade. Pra se ter uma ideia, com a umidade do ar em 20% como passamos a maior parte do tempo, a umidade dentro da chocadeira, com resistência, chega a 5%. E para a eclosão o ovo necessita de algo em torno de 85 a 90%.

Você deve ter lido um comentário nessa página sobre o excesso de umidade na chocadeira e pintinho morrer afogado. Isso é uma falácia. O pintinho fica dentro de uma bolsa à semelhança da placenta da mulher. O que pode ocorrer é que a chocadeira mova o ovo, e o deixe em posição que a narina do pintinho fique no liquido amniótico, e aí sim, causa o afogamento. O que na nossa chocadeira não ocorre, já que ela não vira ovo porque coma umidade sempre em níveis ideais, o embrião não se cola na parede da casca.

O pintinho morre com ar seco, não com umidade. Uso uma vasilha de água com mais de 30 litros, sempre cheia, e com a resistência de 630W, (rabo-quente), dentro. Isso, além de dar a umidade necessária, previne eventuais apagões de energia, já que para esfriar 30 litros de água, a 40º C, vai mais de 2 horas. Nós usamos o termostato automático Full Gauge, modelo TIC-17RGTi (foto abaixo), o mais barato. Ele aguenta 16A. Nele, em 127V, vc pode por até 2000w de resistências e lâmpadas. Para evitar surpresas, uso um relé contator (foto abaixo) acionado pela saída do termostato.

Termostato eletrônico Full Gauge TIC-17RGTi

Termostato eletrônico Full Gauge TIC-17RGTi

Relé contator

Relé contator

O mais importante é sempre observar e corrigir o que acontece na chocadeira.

659 responses to this post.

  1. Posted by Neto on 05/12/2017 at 09:44

    Bom dia , seu Paulo , se o Sr. é revoltado , não temos culpa , EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER LUGAR .

    Responder

  2. Posted by Jorge rosa on 26/11/2017 at 22:45

    Coloquei uma lâmpada de 25 watt próximo da bandeija com água.aumentar a umidade do ar?

    Responder

  3. Posted by Raimundo Valadao on 21/08/2017 at 20:24

    Muito boa a matéria.

    Responder

  4. Posted by Edailson da silva on 12/08/2017 at 11:14

    Bom dia tenho uma Chocadeira caseira é ela está na 1 chocada e Está em 50 a 60% de umidade dentro dela
    Aí vem a pergunta:
    Nessa taxa de umidade devo manter até o dia 18 ou devo aumentar a úmidade interna de minha chocadeira?

    Responder

  5. Posted by Simone Brito on 22/06/2017 at 13:59

    Boa tarde Seu Paulo! Quando me referi a umidade ideal estava querendo dizer umidade certa para incubar ovos de peruas. Minha chocadeira fica em um ambiente fechado com pouca entrada de ar.verefico a umidade com termometro do bulbo molhado, porem, nao sei a umidade certa em para ovos de peruas.

    Responder

    • Simples -Use a das galinhas.
      Quando comecei a lidar com as chocs, também não sabia. Hoje, ainda não sei.
      Sei que estou com 23 peruzinhos no quintal, nascidos no meio de 200 ovos de galinhas

      Responder

    • Já leu algo sobre perus? E sobre a colonização da América do Norte?
      Sabia que quando os quakers, vieram pra lá, comemoraram um fim de colheita com uma ave nativa, que encontraram e viviam tropeçando nelas – O PERÚ. A única coisa que não deve te preocupar é a umidade.

      Responder

  6. Posted by Simone Brito on 19/06/2017 at 08:10

    Bom dia Seu Paulo! Voce sabe me dizer qual a umidade e o grau ideal da chocadeira para incubar ovos de peruas? Desde ja agradeço

    Responder

    • Pode me dizer em que lugar está sua choc?
      Como vai medir a umidade?
      Como vai controla-la, exatamente?
      E qual a importância, em R$, pretende gastar com esse controle? Sim, porque um higrômetro de laboratório, e seu ambiente, necessários para um controle preciso, como vc indica, custa alguns milhares de reais, né? Acha que vale a pena?
      Já ouviu falar em algum bebê natimorto por afogamento? Talvez porque ele comece a existência numa bolsa d’água, né?
      Pois é, nós, como os pintinhos, somos descendentes de anfíbios.
      Quanto à temperatura, entre 37,5 e 38,2 graus centigrados.

      Responder

  7. Posted by Daniel barrocas on 04/05/2017 at 00:23

    Então por isso os ovos estão quebrando antes do tempo ainda faltam uns 8 dias, minha chocadeira deixei umidade sempre acima de 80% e quando a chocadeira virava os ovos quebraram???? Que vc acha eu desliguei o sistema de viragem??????

    Responder

  8. Posted by renato on 28/04/2017 at 20:56

    Boa noite!
    Estou começando uma criação de galinhas e estou comprando ovos para assim fazer as matrizes.
    Minha pergunta não é sobre pintinhos,e sim sobre os adultos.
    Quantidade de galos por galinhas,e trabalhando com galo separado,ele fazendo a cobertura da galinha com quantos dias essa galinha permanece com os ovos fecundados para que se possa coloca-la novamente para ser coberta?
    Parabéns pelo blog!
    Muito enriquecedor.

    Responder

    • Quantidade de galos por galinhas, R – 1 galo para 4/5 galinhas
      e trabalhando com galo separado, R – Deixe 1 galo para cada 5 galinhas, permanentemente. Dessa maneira, vc pode comparar com outros grupos, e ter uma estimativa da produtividade dos galos/grupos.
      ele fazendo a cobertura da galinha com quantos dias essa galinha permanece com os ovos fecundados para que se possa coloca-la novamente para ser coberta?
      R – Todo ser na Terra, tem seu período regulado pelo mês lunar – 28 dias ou seus multiplos. Daí, o galo faz a cobertura hoje, e ocorre a fecundação; no 7o. dia ocorre a postura; e mais 21 dias de chôco, no 28o. dia da cobertura, ocorre a eclosão do ovo = 1 mês lunar. O pintinho já estará com 28 dias da fecundação até a eclosão. A galinha, vai continuar a postura até entrar no choco, o que deve ocorrer no 11o ou 12o. dia da cobertura, e vai até a eclosão.
      Em grupos pequenos, a galinha tende a botar os ovos juntos, e como ela tem o costume ancestral de comer os ovos chocos, muitas vezes, por não ver ovos ou restos de cascas de ovos, o criador pensa que os ovos nasceram todos, o que raramente é verdade.
      Na choc, devido à eliminação dos ovos estragados, ou não galados, isso não ocorre.

      Responder

  9. Posted by Valciney da Silva on 26/04/2017 at 22:36

    Tem algum problema se eu colocar a chocadeira no quarto com arcodicionado?

    Responder

  10. Posted by Darlei on 07/04/2017 at 13:41

    BOA TARDE, COMPREI UMA CHOCADEIRA E ELA VEIO COM A TEMPERATURA REGULADA EM 37.8 , E NO DECIMO NONO DIA OS PINTINHOS COMEÇARAM A NASCER. PERGUNTO, DEVO ABAIXAR A TEMPERATURA PARA NÃO SE REPETIR NA PROXIMA CHOCADA OU ,OQUE DEVO FAZER? DESDE JA AGRADEÇO.

    Responder

  11. Posted by Thamires on 28/03/2017 at 19:56

    Olá hj liguei minha chocadeira e saiu fumassa da resistëncia tinha cheiro ruim,deu tipo um ruído estranho,desliguei na hora queria saber se queimou,agora fiquei sem saber se ligo de novo,jah que voçê entende de chocadeira vc acha que quemou?

    Responder

  12. Posted by Valter on 24/03/2017 at 10:44

    Bom dia Paulo. Armazenei por pouco tempo, ovos galados de codorna em uma bandeja em cima do micro-ondas, para depois colocar na chocadeira. O Micro-ondas era utilizado algumas vezes por semana. Pergunto se é possível que a radiação do micro-ondas tenha matado os embriões, ainda – é claro – que os ovos estavam do lado de fora do aparelho.

    Responder

  13. Posted by Ed carlos borges on 13/03/2017 at 11:01

    Tenho uma pequena producao de pintos pois costuma merre na casca tenho que ajudar a nacer as vesis o ovo se rope mas o pinto nao cobcegue sair da casca,isso pode cer a baixa umidade?

    Responder

    • NÃO.
      Mande analisar a ração que está usando, e verá que existe, grande parte de sabugo transgênico, substituindo o milho.

      Responder

  14. Posted by RAUL FERREIRA UCHOA on 06/01/2017 at 21:02

    Ola! Eu tenho uma dúvida! Eu tenho uma mini chocadeira de uso doméstico, apenas 6 ovos. Ainda não estou usando, mas decidi testar. Comprei um higrômetro e coloquei. Ele marca 99% de umidade. ????? Ai eu retirei toda a água da chocadeira e agora ta marcando 90℅ A pergunta é: ainda que a umidade esteja certa, isso prejudica??

    Responder

    • Prejudica o quê, em quê e porquê?
      Pelo que vejo, o único prejudicado, até o momento, foi vc. Comprou algo completamente desnecessário e inútil – o higrômetro.
      Custa consultar a umidade RELATIVA do ar, diariamente, no site Clima Tempo?

      Responder

      • Posted by RAUL FERREIRA UCHOA on 08/01/2017 at 21:12

        Ola novamente! Sua resposta não me ajudou ainda. Sou novato e até hj o que tenho chocado foram os meus próprios ovos! Não to muito por dentro dessa questão de umidade. Diz que tem que estar entre 50% e 60% como vou saber disse sem o higrômetro? A umidade do ar aqui fora será a mesma dentro da chocadeira com água?? Por favor me ajude! Paciência com o novato, por favor!

      • Raul, existe, neste blog, e na maioria dos que visito, filtros que impedem respostas em duplicata, com a consequente perda de tempo.
        Respostas a respeito de umidade, já existem no blog.
        Como furar o bloqueio? Meu email particular, que consta em todas as respostas já dadas.

      • Posted by RAUL FERREIRA UCHOA on 08/01/2017 at 21:17

        Ola novamente! Sua resposta não me ajudou ainda. Sou novato e até hj o que tenho chocado foram os meus próprios ovos! Não to muito por dentro dessa questão de umidade. Diz que tem que estar entre 50% e 60% como vou saber disse sem o higrômetro? A umidade do ar aqui fora será a mesma dentro da chocadeira com água?? Por favor me ajude! Paciência com o novato, por favor! Outra dúvida. Isso é realmente verdd? A umidade tem que ser essas mencionadas acima? Se ficar em 90% desde o inicio tem algum problema?

  15. Posted by Fernando Lima on 12/12/2016 at 23:01

    Boa noite sô Paulo! minha chocadeira para 100 ovos despencou de um suporte improvisado, foi a maior sujeira pois estava cheia, depois de limpar tudo e lavá-la liguei e no interior saiu um cheiro desagradável e um pouco de fumaça, será que queimou a resistência ou resíduos ?

    Responder

    • 2 Se_s – 1 Se saiu cheiro desagradável, não estava limpa de acordo, né?
      2 se tivesse queimado a resistência, como queimaria resíduos?

      Responder

      • Posted by Fernando on 16/06/2017 at 18:46

        O senhor não sabe de nada sobre chocadeiras, quer só vender essas chocadeiras sem resistência que não funciona,,,,,

      • Opinião de um sabe tudo.
        Gramática da língua portuguesa, de 1953, 1 – Não sabe de nada – 2 negativas numa frase = afirmativa – O senhor sabe.
        2 – chocadeiras sem resistência que não funciona. Me diga, para que vender umas choc sem
        resistência que não funciona? Pra que a resistência, se ela não funciona?

  16. Posted by Edijane Santos on 30/11/2016 at 01:55

    Boa noite! na minha chocadeira coloco água nela sempre, nunca está vazia, porém coloco água da torneira ou seja água fria.Isso pode prejudicar o desenvolvimento dos pintinhos e ou até mesmo a eclosão?
    Desde ja agradeço.

    Responder

    • Não vejo porq!
      A choc objetiva aquecer os ovos, e não a água.
      Nas minhas chocs, a água, normalmente, está a mais de 42 graus, para manter os ovos a 38.

      Responder

  17. Posted by warlley on 04/10/2016 at 22:22

    oi sou warlley criador de codorna chinesa ao colocar os ovos na chocadeira antes devo fazer alguma desinfectaçao

    Responder

    • É um assunto controverso. Vc poderia até lavar os ovos com uma solução de Kilo-l, mas, dependendo do que usar para esfregar e secar os ovos, pode ocorrer entupimento dos poros da casca, e consequente morte do embrião por falta de ar puro.
      nos ovos de galinha, não uso pré-limpeza

      Responder

  18. eu queria saber se ao chegar 21 dias eu tenho que desligar a chocadeira para nascer os pintinhos

    Responder

  19. Posted by charles cosma on 06/09/2016 at 12:00

    bom dia.meu nome e charles e tenho uma pergunta agradeço se poder me responder,tenho uma chocadeira de 50 ovos mais so descasca en torno de 10 a 20 ovos os outros ovos formam os pintinhos mais nao descascam os pintinhs morem dentro do ovo antes de quebrar oque vc acha que posa estar acontecendo obrigado agradeço desde ja a compreensão

    Responder

    • Já tentou ler as respostas do blog?
      Pelas estatísticas, devem ter mais de 1000 respostas, sobre esse assunto. Inclusive as respostas mais recentes.
      TRATO DECENTE À SUA CRIAÇÃO, costuma resolver.

      Responder

  20. Posted by helder antonio sala on 03/09/2016 at 18:29

    boa noite, estou tendo um problema com uma chocadeira, os pintinhos picam o ovo mas não conseguem quebrar, isso é normal

    Responder

    • Normalíssimo, quando se dá alimentação de ínfima qualidade!
      Esclareça-nos, se for capaz: Dá para sua criação uma josta de comida que “JULgA” ser boa, o pintinho não consegue formar, menos ainda, sair da casca, e a culpa é da choc?
      Não vejo relação de causa e efeito!

      Responder

    • Posted by marcos on 06/09/2016 at 12:41

      olá, comprei uma chocadeira ate agora foi uma decpçao.
      na primeira experiencia coloquei 70 ovos só que esqueci de colocar a agua. ai so nasceu 10 pintinhos
      na segunda fiz o procedimento todo certinho de 70 nasceu 20.
      ai me orientaro aumentar a temperatura aumentei pra 39 graus, ai q foi decpçao so nasceu 5.
      vc poderia me dar um luz o que devo fazer pra melhorar?

      Responder

      • Pelo que vc informa, sua choc tem um sério problema – o MARCOS_OPAIO.
        Continuando a somar culpas na chocadeira – coisa mais exdrúxula, né? afinal a choc é uma porcaria de uma caixa com um aquecedor dentro, não é? – Some o fato de que o principal empregado da choc, VOCÊ, necessita urgente de uma reciclagem de conceitos e conhecimentos, a respeito de trato da criação.
        De que adianta uma super chocadeira, e não saber ligar à rede?
        O quanto essa chocadeira está decepcionada com o MARCOS-OPAIO, num tá escrito em GIBI nenhum! kkkkkkkkkkkkkkkk

      • Posted by aloisio jacobsen on 21/09/2016 at 21:17

        nos ultimos2 dias nao abrir achocadeira…so depois que todos os pintos tiverem nascidos livres da casca…pq se nao o ar faz secar a casca e morrem grudados

      • Pelo contrario, controlar o nascimento dos pintinhos, retirando os restos de cascas, e deixar os recém nascidos, no calor úmido da choc, até a penugem “encher” (mais ou menos 1 hora), e levando-os para a criadeira, com lâmpada de aquecimento a 38 graus no 1o. dia, e ir baixando 1 grau por dia.

        .

  21. Posted by Elaine Soraia Silveira on 02/09/2016 at 21:21

    Nasceu um pintinho de chocadeira teve que ajudar a tirar a casca e aquela pela que reveste esta fraco.Qual alimentaçao pode ser dada para ele e como ja que nao consegue comer sozinho?

    Responder

    • Dá um tempo pro pobre, ó minina impaciente!
      Os pintinhos, assim como os humanos, nascem com uma reserva de alimentos. Eles só vão tomar o primeiro desjejum, quando vomitarem “um treco esverdeado e fedorento”, que é a sobra da “placenta”, que está no seu organismo. Então, como choc não é galinha, vc terá que fornecer probiótico, o popular Yakult, que vai dar início à flora intestinal dos pintinhos. Se estivessem com a mãe galinha, e se você observasse a ninhada, veria a galinha chamando-os para comer um material que ela já mastigou, cuspiu, mas que é rico em bactérias (a flora) do seu intestino. Tal e qual as mães de 100 anos atrás faziam, e os bebes daquela época eram “trocentas” vezes mais saudáveis que os de hoje, né? kkkkkk
      Deus nos deu olhos e orelhas em duplicata, que é para vermos e ouvirmos mais atentamente, ou vc pensou que fosse só pra pendurar as argolas da escravidão, neles? kkkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

  22. Posted by Alex Cunha on 29/08/2016 at 08:55

    bom dia amigos, construi uma chocadeira fiz um teste com ela com ovos de galinha, apos 35 dias de incubacao e nada acontecer abri os ovos e os pintinhos estavam desenvolvidos, porem estavam mortos. adquiri um medidor de umidade e a mesma n passa dos 40%, como faço para aumenta-la sabendo que possuo 2 tigelas ocupando praticamente todo o fundo da chocadeira ? o termostato é um da coel 29u especifico para chocadeira e a temperatura esta a 37,8 C°

    Responder

    • Como j[a leu no blog, nao dou pitacos em experiências doutrem.

      Responder

      • Posted by alex cunha on 30/08/2016 at 09:56

        entendo seu argumento, sou novo e nao sei como posso aumentar a umidade dentro da chocadeira, peço se podes me dar uma dica de como fazer a umidade aumentar desde ja agradeço

      • Segui o mais simples – fiz a choc em chapa galvanizada, coloquei uma caixa d`agua de 50 litros, e aqueci a agua.
        Se sua choc for de madeira ou isopor, esqueca, sao altamente higroscopicos, isto eh, absolvem umidade, e o controle da umidade e temperatura vai pras cucuias.

  23. Posted by Ivanilson on 27/08/2016 at 14:23

    Olá so Paulo fiz algumas chocadeira com o Termostato k 103 pid usando uma resistência 130 Wats com sistema de arrasto nascem bem mais observei que alguns pintinhos nascem no lado mais pontiagudo dos ovos oque está de errado.

    Responder

  24. Posted by vanialii on 26/07/2016 at 08:55

    Possuo uma chocadeira, e no termostado ela esta regulada para 37,7 graus, porem quando eu comfirmo a temperatura com termometro a temperatura interna acusa uma temperatura prox aos 40 graus, o termostato pode estar desregulado? Em qual confiar?

    Responder

    • Em nenhum deles.
      No termostato, a temperatura varia de acordo com a posição do sensor; já o termômetro mais comum, o de farmácia, ele indica uma temperatura aproximada. Mas, ainda é o mais confiável.
      Coloque o sensor de temperatura da choc, o mais perto possível da casca de um ovo, que não esteja numa beirada da choc, ou no raio de ação do ventilador.

      Responder

      • Posted by Christian Lima on 30/08/2016 at 00:31

        olá, o que você diria sobre aqueles termo-higrômetros, q mede temperatura e umidade? são confiáveis?

      • O que precisa ser bom e confiável eh uma pecinha que fica do lado de fora da choc – vc.
        Eu tenho um filho que trabalha no TECPAR, e me diz que so eh possivel controlar umidade e temperatura em ambientes fechados e controlados.
        JAMAIS usei higrômetros.
        O que pode acontecer com um embrião que eh gerado em um saco amniótico, cheio de liquido?
        Acha que tem possibilidade de afogamento?

  25. Posted by Anderson on 20/07/2016 at 00:19

    Beleza so paulo
    Queria saber se poderia tirar me uma dúvida…porque os pintinhos nascem com os dedos tortos e alguns caminham sobre as juntas, não ficam sobre as patas.
    Mas parecem saudaveis e espertos.
    Obrigado.
    Muito legal seu blog.

    Responder

    • Pretencioso esse godpower, não?
      Anderson, como já dei essa resposta várias vezes, de diferentes maneiras, o filtro não a aceita mais.
      Há que procurar nas respostas. Refere-se à alimentação com transgênicos.

      Responder

    • Posted by orlando teixeira on 20/07/2016 at 15:22

      porpue ninha chocdeira eclode poucos pintos

      Responder

  26. Posted by Otto Canto on 11/07/2016 at 10:18

    Bom dia! Esse problema de falta de umidade também ocorre quando os ovos são chocados por galinha? Tive o mesmo problema aqui…os pintinhos só quebraram a casca na área próxima ao bico, morrendo em seguida. Não tem chovido aqui na região a algum tempo e os ovos que coloquei foram fornecidos por um amigo, portanto, não sei como ele cria, qual alimento fornece ou se tem caso de doença em suas galinhas.

    Responder

    • Observe o comportamento da galinha, e saberá.
      O problema com os pintinhos, está relacionado com a alimentação.

      Responder

      • Posted by gois on 23/01/2017 at 23:56

        então dá uma dica aí. qual a ração que vc usa ?

      • Crio galinhas a pasto, soltas, com abundancia de grama, minhocas, restos de comida, restos de ração dos cachorrinhos pintchers, sementes de vassoura, restos de verduras da hidroponia, restos do pomar, restos dos supermercados, com pouquíssimas doses de remédios, boas doses de probioticos quando os pintos são da chocadeira, etc.
        Não fico rico, e não tenho despesas com a criação.

  27. Posted by Otto on 11/07/2016 at 10:06

    Bom dia…esse problema de falta de umidade que afeta o nascimento dos pintinhos pode ocorrer também quando são chocados por galinha? Tive o mesmo problema aqui…os pintinhos só quebraram a casca na área do bico. Não tem chovido aqui na região a algum tempo.

    Responder

  28. Posted by Ezequiel on 07/07/2016 at 17:13

    Oi boa tarde tenho uma chocadeira sem termostato e a temperatura chegou ao
    42°no terceiro dia.Iai corre risco de perder os ovos ?

    Responder

    • Não sei.

      Responder

    • Posted by marcelo luiz lino moreira on 18/07/2016 at 07:44

      Amigo bom dia. Existe esse risco sim, pois a temperatura deve ficar entre 37 e 38 graus, essa temperatura de 40 42 podem cozinhar seus pintinhos!

      Responder

      • Marcelo, não neguei resposta ao Ezequiel. O que constato, é que o camarada, se pretende ter algum resultado com máquinas, tem que levar a sério a sua construção e manutenção. Uma choc, SEM TERMOSTATO, como é controlada?
        Ele diz que a temperatura chegou aos 42°, mas não que se manteve lá, nem por quanto tempo. Ele nos nega algo muito importante a uma boa resposta, que é
        INFORMAÇÃO DETALHADA.

  29. Posted by Rene Cunha on 05/07/2016 at 21:27

    Boa Noite ,
    Sou Rene Cunha , eu fiz uma chocadeira e coloquei para teste 20 ovos de codornas e ja se passaram 19 dias e nada eu abri um ovo e o filhote estava la e vivo , na chocadeira tem dois recipiente de agua, termostato Ageon K 103 , motor para viragem dos ovos e estou preocupado porque todos falam que nascem de 15 à 17 dias , existe algo errado.
    Email : renecunhadasilva@gmail.com

    Obrigado.

    Responder

    • Rene, todo ser neste planetinha, perdido no universo, tem seu ciclo regulado pela lua – 28 dias.
      Explico – o macho trepa hoje, a femea bota o ovo em 7 dias (ou ciclos de 7 dias) + 21 dias de chôco = 28 dias = mês
      lunar.
      porque todos falam que nascem de 15 à 17 dias , existe algo errado.
      Sim, o que existe de errado, é vc acreditar em parpite de ignaros.

      Responder

  30. Posted by Rebeca Tereza on 18/06/2016 at 06:58

    Ola, coloquei os ovos de galinha nao chocadeira mas quando chega perto de nascer os pintinhos quebra a casquinha,so fica o biquinho pra fora e depois morre, e os pouco que consegue sair sai sangue na casca, nao sai sequinho, so q eu nao tenho o aparelho q mede a umidade do ar,sera q e isso ?

    Responder

  31. Posted by Maria Inês martins on 16/06/2016 at 10:12

    Gostaria de saber se deixo a chocadeira ao ar livre ou dentro de um cômodo??

    Responder

  32. Boa tarde queria saber se nasce os pintinho e pq eu tenho uma chocadeira mas nao tem venticao a ventilação q ela tem e so duas ventanas eu posso abrir ela direto

    Responder

  33. Posted by lourdes chir sparenberg on 13/06/2016 at 21:06

    Uma consulta o meu problemas e que OS pintinhos comesam a quebrar a casca y tira o biquinho dai parece que perder a forsa y ficam secas dentro do ovo e morre alguien pode me orientar con ese problema

    Responder

  34. Posted by Jeane on 11/06/2016 at 15:26

    Olá Sô Paulo! Gostaria muito que se possível o senhor me responder e tirar uma dúvida. Coloque 16 ovos de gansa sinaleiro pardo em uma chocadeira, e ja fazem 40 dias e nada aconteceu, os ovos continuaram do mesmo jeito, nem apodreceram e nem eclodiram,quebrei um e a gema continua intacta pois quebrei um e constatei isso,emfim o que será que pode ter acontecido? Grata por sua atenção.

    Responder

    • Tá brincando?
      Gansos costumam entrar em postura de meados de junho, até fim de setembro. Essa gansa começou o sapeca iá iá, cedo, né? kkkkk
      Já que começou a omelete, quebre mais um, e verifique se há algum pontinho vermelho na gema. É sinal de ovo galado.
      Se, estiver com 40 dias, o pontinho pode estar marrom escuro. É sinal de embrião morto.
      ema clara, sinal de ovo não galado.
      Uma pergunta – sua choc está aquecendo os ovos?

      Responder

  35. Posted by Clayton on 08/06/2016 at 22:36

    Sr. Paulo boa noite, gostaria de uma orientação. Tenho uma chocadeira de madeira, uso o termostato coel e um termoigrometro incoterm. As temperaturas ficam assim, term. Mínima 38,1 Max. 38,7, termoigrometro 37,5 umidade 52° está correto o termostato mais que o termoigrometro. Grato no aguardo

    Responder

    • Minha opinião – Temperatura mínima 37,7, máxima 38,2, histerese do termostato em 0,1°C.
      Umidade – já que usa higrômetro, mantenha acima dos 60%, para galinhas, e acima de 90% para a aves aquáticas.

      Responder

  36. Posted by Junio on 30/05/2016 at 21:53

    Boa noite!
    Pelo seu conhecimento amigo vc pode me tirar uma ducida,a luz do termostato que indica a resistência tá liscando isso quer dizer que ela está funcionando ou está danificada,chocadeira eclopinto a marca. Obg.

    Responder

    • Preciso da marca e modelo do termostato.
      Mas, vc mesmo pode ver isso, se entrar no site do termostato e ver o manual.
      Nos termostatos que tenho visto, Coel, Full Gauge, etc., lampada piscando, quer dizer falta de contato, ou sensor desconectado.

      Responder

  37. Posted by Wellington on 28/04/2016 at 17:39

    Ola eu fis uma chocadeira ai botei uma bacia de água em baicho com uma resistência ai a umidade fica en torno de 95 e a temperatura 38 o vidro
    Fica embaçado tem augum problema ou nao

    Responder

  38. Posted by Rafael on 20/04/2016 at 20:12

    Olá vc pode me mandar uma foto da ligação do termostato tic17 , tenho um igual , mas to na duvida, tenho um rele contator e resistência seca

    Responder

  39. Uso em 220v

    Responder

  40. Meu termostato é ageon k 103 pid . Da para ligar a resistência de 200w e um aquecedor de 500w ? Ele suporta?

    Responder

    • Não sei se já fabricam termostatos exclusivos para chocadeiras.
      O que quero dizer, é o seguinte: o termostato, é feito para acionar freezers, geladeiras, etc., e para o aquecimento, em chocs, usamos a parte de degelo do termostato, para acionar as resistências, e que aciona um motor de 1 a 3Hp, ou seja, de 740 a 2220W.
      Se, seu termostato aguenta isso aí, vc vê no manual; se não, use contatores com bobinas de 220v e pelo menos 12A.
      Eu uso relês 12Vx40A

      Responder

    • Posted by paula rabelo on 22/06/2016 at 01:09

      Oi minha chocadeira ta com 36 grau ta bom a temperatura

      Responder

      • Pra quem? Pros ovos ou pro seu bolso?
        Pro seu bolso, talvez economize um pouco na conta de luz; pros ovos, duvido que nasçam pintinhos! Já tentou 38°C?

  41. Posted by Claudete on 14/04/2016 at 20:44

    Olá tenho uma chocadeira da gp, vi seu vasto conhecimento no assunto e gostaria de saber se voce pode me responder a uma duvida. Minha chocadeira ela não aquece e está com as lampadas em boas condições e a resistencia da mesma maneira. Assim não consigo definir onde encontra-se o problema.

    Responder

    • Olá tenho uma chocadeira da gp, vi seu vasto conhecimento no assunto
      R – Nem tanto. Nem tanto! kkkkk Temos conhecimento prático.
      e gostaria de saber se voce pode me responder a uma duvida.Assim não consigo definir onde encontra-se o problema.
      R – onde encontra-se o problema. Vou arriscar alguns pitacos, na suposição de que vc tenha feito uma revisão dessa choc, desde o ultimo uso.
      Se seu termostato é da Full Gauge, ele tem garantia de 1o anos, portanto pode confiar.
      Se vc trocou a fiação de entrada, assim como os fios roídos por ratos, com os respectivos pinos, e teve o cuidado de desmontar, limpar a ferrugem e remontar adequadamente os fios, agiu corretamente.
      E se, na tomada, houver energia, não tenho pitacos a dar.

      Responder

  42. Boa noite da certo um aquecedor de 500 w ? Vai aquecer o suficiente para a umidade chegar aos 60%?

    Responder

    • A pergunta é: sua choc, vai aguentar a umidade?

      Responder

      • Meu termostato é ageon k103 pid
        Uso resistência , ventilador. O q quer dizer com a minha choc nao aguentar a umidade?

      • Simples: 60% de umidade, 21 dias, caixa madeira sêca ou MDf, bolor, podridão.
        Quando pensamos em umidade, temos que pensar nas consequências dessa umidade. E, madeira + umidade, simplesmente, não combinam.´

    • Meu termostato é ageon k 103 pid.ele suporta a resistência de 200w e um aquecedor de 500w tudo junto?

      Responder

  43. Posted by Anibal soares da silva on 02/04/2016 at 18:20

    Qual a temperatura ideal p chocadeiras dove ?

    Responder

  44. Posted by Silvanio lima on 27/03/2016 at 16:47

    Li seu comentário. esses 30 l de água a chocadeira é de quantos ovos? E nao precisa virar os ovos é isso mesmo? tenho um relé lc1d09 é parecido com o teu so q ele ten apenas 3 entradas de cada lado e o seu tem 4 . Sera q serve?

    Responder

    • Minhas chocs, tem o piso todo, destinado à caixa d’água. Independente da quantidade de ovos, mas, dependente da necessidade de calor.
      Para que vc usa esse relê?

      Responder

  45. Seu Paulo coloquei os ovos na chocadeira naicerao apenas 4 e os outros ovos tão da msm forma q coloquei não aconteceu nada com eles u q eu fasso me explica o q ouve a temperatura tava em 37.5

    Responder

    • Tem certeza que acertou? Um vaqueiro criando galinha? Sei, não!
      Coloquei os ovos na chocadeira. Nasceram apenas 4, e os outros ovos estão da mesma forma que coloquei, não aconteceu nada com eles. O que eu faço?
      Explica-me o que houve, já que a temperatura estava em 37.5ºC. ASSIM FICA BEM MELHOR, NÉ?
      VERIFICOU OS OVOS? ESTAVAM GALADOS?

      Responder

  46. Posted by Bruno on 10/03/2016 at 09:22

    Ola paulo.eu coloquei meus ovo na chocadeira d papelao e eles ficaro ontem o dia todo na tenperatura d 44 graus corre o risco d nw nacerem pintos?

    Responder

  47. Posted by Luis santos on 06/02/2016 at 15:29

    Boa tarde.
    O caso é o seguinte eu fiz uma chocadeira em madeira em que tem um termômetro de controlar a temperatura , uma ficha para ligar a tomada e uma resistência dentro da chocadeira para levar a temperatura ao termômetro e no teto um fio que dá calor para os ovos e isso esta ligado ao termômetro para controlar.esta chocadeira tem se de me ter agua e virar os ovos
    Eu meti os 80 ovos ,a agua normal ,e fui virando durante 19 dias ao fim desses dias só nasceu 1 passaram alguns dias e abri e para ver a maior parte tinha se desenvolvido mas não nasceram estavam mortas la dentro.pode me ajudar,.

    Responder

    • SÒmente pelo e-mail particular. Há um filtro no blog que impede respostas já dadas.
      Solução?
      Leia o blog, ou email particular.
      ATENÇÃO – NÃO É A CHOC.

      Responder

      • Posted by Daniel on 09/03/2016 at 20:27

        estou quase com o mesmo problema que ele , pode me ajudar ?
        E-mail : danielgatinh02013@outlook.com

      • resposta dada.

      • Posted by TAISE CRUZ FREITAS on 16/08/2016 at 13:30

        Oi, meu problema foi parecido com este, deste post, comprei uma chocadeira golden, 70 ovos, deixei os 21 dias, com 30 ovos, nasceram apenas 3 pintinhos, comprei os ovos de um criador, que me disse ser garantido ser galado, fiz ovoscopia, em alguns realmente tinha pinto aparecendo, só que só nasceram 3, temperatura 38º, chocadeira automática..pareciam estar formados, mas não nasceram

      • Procure substituir o milho (farelo, quirera, ou fubá) ou a ração comprada pronta, por farelo de arroz, triguilho (trigo quebrado), semente de vassoura, sorgo, etc., ou simplesmente criar as galinhas soltas, com pasto abundante.
        A choc só az o trabalho dela que é: aquecer e manter a temperatura.
        O SEU trabalho, é conhecer o que dá como alimentação, e procurar o melhor.
        No momento, os alimentos transgênicos, são a pior opção. Veja bem, o milho transgênico, cujas sementes, a Monsanto ou a Syngenta produzem e vendem, é
        plantado para a produção de álcool e uísque, e não para alimentação animal/humana. Pelo contrário, é ótimo meio de controle populacional.
        De onde você acha que vêm, e pra que vieram, esse amontoado de doenças, surgidas nos últimos 50 anos?

  48. Posted by jorge andre de Souza Goncalves on 19/01/2016 at 23:43

    Posso colocar em vez de lâmpadas colocar um aquecedor na água ligado no termostato em baixo dos ovos na chocadeira. ?.

    Responder

  49. Bom dia. Eu gostaria de saber se na hora de trocar ou completar a água das bandejas das c hocadeiras, coloco água quente ou fria?

    Responder

    • Nas minhas chocs, isso não é feito, já que a substituição da água é periódica e constante.
      Para evitar o mau cheiro, recomendo trocar a água, após lavar e tirar a gordura dos ovos,
      da bacia.
      Respondendo sua pergunta, coloque água na mesma temperatura da choc (morna), para evitar
      choque térmico, e maior consumo de energia.

      Responder

  50. Posted by Paulo on 14/01/2016 at 13:09

    Vejo você comentar varias vezes sobre milho transgênico que afeta na eclosão dos ovos, na minha humilde opinião você não deveria tentar fazer a cabeça das pessoas e sim ajuda-las pois este não é o real problema da má eclosão, minhas matrizes são tratadas 100% com ração a base de milho e soja transgênicos e a taxa de eclosão em minhas chocadeiras é de 80%.

    Responder

    • Esse Gazola, é de Cambará?
      na minha humilde opinião você não deveria tentar fazer a cabeça das pessoas
      R – Não tento mudar a cabeça de alguém. Será que esse alguém desistiu do seu livre arbítrio?
      e sim ajuda-las pois este não é o real problema da má eclosão.
      R – Segundo resultados de análises de milho transgênico, que obtive há uns 3 anos, o milho transgênico era extremamente pobre em nutrientes, especialmente em Vitamina E. Razão pela qual mudei a alimentação para o sorgo, triguilho, até mesmo a vassoura(sementes). Este time, tem ganho até aqui. E em time que está ganhando……….não se mexe.
      Neste site, falo, exclusivamente, de minha experiência, com a criação do meu quintal.
      O leitor deve ter, o melhor discernimento possível, no aproveitamento, ou não, do material.
      Lembro-o, também, que não comercializo milho.

      Responder

      • Posted by Paulo on 14/01/2016 at 14:42

        Que pena ter a mente tão fechada. A partir do momento em que você cria uma página deste genero, você passa a ser um formador de opinião para aqueles que buscam informações no assunto que são leigos, não é simplesmente uma questão de livre arbítrio.

      • Se, mente fechada, significa recusar o apoio à imposição de determinada semente, produzida em sistema escravizante, pelos espertalhões do tio sam, orgulho-me de tê-la.
        E, ainda, creio que o uso das informações do site, é questão de arbítrio, sim! Não são imposições, como os transgênicos.

      • Olá SeuPaulo, pelo que vejo nos comentários deste individuo que não conheço de lado nenhum, ou é politico, ou vendedor de rações trangénicas ou em ultima hipótese investigador sobre o s trangénicos e tem de defender o assunto, que lhe parece? kkkkkkkkkkkkkkk. Bem haja e bom ano.

      • Obrigado, garoto!

      • Posted by Paulo on 17/01/2016 at 01:14

        Concordo plenamente! Porém ainda tenho bons resultados De eclosão utilizando rações a base de híbridos para matrizes. Por isso ainda fica a dúvida em minha cabeça, qual o problema? Oq tem ou falta!? Pois ração basta ser balanceada. Grande abraço

      • Procure uma análise dos diferentes tipos de milho, e verá o que falta ao transgênico.
        Pergunto – para que serve o milho, lá nos states? R – para fazer metanol. E para isso (fermentação) basta ter mais açúcar. Para que eles quereriam o conjunto de vitaminas da planta? E, transgênico, pra quê? R – Produção maior.
        E, você está usando híbridos, que não é a mesma coisa que transgênicos. Acorda, neném!

      • Nesta questão dos transgênicos, estou com você, Sô Paulo. Tenho algumas experiências que me dizem e confirmam exatamente a sua posição. Não sou completamente leigo e já trabalhei com transgênicos.

      • Pois é.
        Mas tem muita gente de “DURA CERVIZ”, vulgo, asnática, mesmo! kkkkkkkkkkkkk

  51. Posted by Valdineis Alves on 17/11/2015 at 11:12

    Bom dia,tenho uma chocadeira para 70 ovos o que acontece é que já é a terceira vez que coloco os ovos e sempre tem problemas.As vezes ficam o pinto fica grudado na casca…ja tem 23 dias e de 70 ovos nasceram 11.

    Responder

    • As vezes ficam o pinto fica grudado na casca…
      R – Entre várias causas, a que acho mais provável, é baixa umidade.
      ja tem 23 dias e de 70 ovos nasceram 11.
      R – Tratando com milho transgênico, 11 (+- 15%), está ótimo.

      Responder

    • Posted by jean on 23/11/2015 at 17:08

      qual quantidade de agua devo colocar no interior da chocadeira grato.

      Responder

      • Como saberei?
        Não conheço sua choc!
        Na minha choc maior, cabem 700 litros e na menor 32 a 48.

      • Posted by jean on 22/12/2015 at 20:14

        tenho uma chocadeira para 90 ovos coloquei 78 ovos começaram a sair com 20 dias so que saiam dois ou um e passava mais ou menos 4 horas pra sair outro sendo que ficou 2 dias sem sair apos os dois dias saiu o ultimo no total sairão 18 pintos no manual da chocadeira explica que se deve esguichar agua nos ovos eu nao fiz isso tem algo a ver com essa baixa taxa de eclosão sua resposta vai me ajudar muito

      • Minino!
        Óia que já olhei a barriga da galinha bem atentamente, e não consegui ver algum esguicho de água, por lá!
        Acho que o bom Deus encontrou outra solução.
        Preste atenção, a alguma galinha que esteja chocando, e repare o comportamento dela. Vai ter a resposta mais honesta possível!

      • Posted by jean on 23/12/2015 at 13:29

        so gorarão 12 ovos os outros morrerão na casca . quero encher a chocadeira novamente mais preciso de um conselho para que esse problema não volte a ocorre

      • Não vejo problema algum.
        Com alimentação à base de milho transgênico, vc se deu muito bem.

  52. Posted by Wesley on 13/11/2015 at 14:25

    Seu Paulo, tenho uma chocadeira que não consegue manter a temperatura se o clima esquentar, quanto ao frio ela consegue manter, mas calor não consegue aumenta 4,5 graus e já perdi muitos ovos por isso. Ela tem uma bacia com água que coloco que já veio com ela, isso q controla a temperatura?

    Responder

    • Bão, o trabalho da choc é aquecer, não é controlar a temperatura. O termostato controla esse aquecimento, realizado pela resistência.
      Se a temperatura, de fora da choc, estiver acima da temperatura programada, é lógico esperar que a temperatura interna a acompanhe.
      Supondo que, vc esteja trabalhando com setpoint 37,5 + 4,5 = 42 graus, não é isso que está estragando seus ovos.

      Responder

      • Posted by Wesley on 13/11/2015 at 22:19

        Muito obrigado por esse esclarecimento. Agora irei partir para outro possível problema, poderia este ser falta de umidade, ou bactérias? Encontrei 2 ovos estourados(saindo um líquido amarelo) hoje e das outras vezes sempre dava esse problema em 1 ou alguns mais. Passando uns 23 dias peguei uns ovos e abri, encontrei alguns pintos vivos, mas não completamente formados ,outros mortos e não completamente formados. .. Coloco eles na chocadeira com no máximo 7 dias desde a postura, deixo 2 dias na chocadeira com a rolagem desligada e no terceiro ligo, no 19° dia desligo a rolagem e espero nascer, porém não tem nascido. Coloco em média 70 ovos, mas já tentei com menos também…

      • Agora irei partir para outro possível problema, poderia este ser falta de umidade,
        Se não tiver um sistema umidificador, talvez.
        ou bactérias?
        Só se não higieniza a choc.
        Vamos mudar o rumo da prosa?
        Já procurou saber, se a alimentação que dá, tem algum componente (milho ou soja) transgênico?
        Se vc não tiver como produzir o alimento, (para ter certeza de não ser transgênico), ou não puder criar a pasto, vai ter problemas, a dar e vender.

      • Posted by Wesley on 14/11/2015 at 14:51

        O sistema umidificador que tenho é uma bacia com, aproximadamente, 5l de água que é para uma chocadeira de 240 ovos. A limpeza da chocadeira foi feita com álcool e passei um pano úmido nos ovos para retirar a sujeira.. Quanto a alimentação acho q esse pode não ser o problema, pois já vendi ovos para chocagem e a pessoa conseguiu mais de 50% de eclosão sem ter feito ovoscopia nos ovos e também alguns tinham mais de 7 dias. A ração que uso é comprada em uma cidade que é especializado na criação de aves aqui no Rio de Janeiro, inclusive a fábrica que compro também fábrica para sua criação… Quanto ao problema da temperatura, este acontece diariamente a temperatura q veio regulada a chocadeira é 38,4 e passa dos 40 várias vezes,geralmente chefa a 42, uma vez chegou até 45, porém no ambiente externo não se encontra essas temperaturas… Vi acima que preciso de umidade em torno de 85% a 90%, tem como eu verificar se a minha esta por ai?
        Desde já, grato pela atenção.

      • O sistema umidificador que tenho é uma bacia com, aproximadamente, 5l de água que é para uma chocadeira de 240 ovos.
        R – Não quer dizer nada. Para uma choc de 70 ovos semanais, 350/mês, minha bacia contém 48 litros de água a 42/44°C.
        A limpeza da chocadeira foi feita com álcool e passei um pano úmido nos ovos para retirar a sujeira..
        R – Se não encontrar Kilo-L, use água sanitária. Álcool, um bom conservante, só é bom pra bebum. O cara se torna ETERNO.
        Quanto a alimentação acho q esse pode não ser o problema, pois já vendi ovos para chocagem e a pessoa conseguiu mais de
        50% de eclosão sem ter feito ovoscopia nos ovos e também alguns tinham mais de 7 dias. A ração que uso é comprada em uma
        cidade que é especializado na criação de aves aqui no Rio de Janeiro, inclusive a fábrica que compro também fábrica para
        sua criação…
        R – Não quer dizer nada. Ela fabrica ração comercial, mas não diz quantas toneladas de vitaminas acrescenta, né?
        Quanto ao problema da temperatura, este acontece diariamente a temperatura q veio regulada a chocadeira é 38,4 e passa
        dos 40 várias vezes,geralmente chefa a 42, uma vez chegou até 45, porém no ambiente externo não se encontra essas
        temperaturas…
        R – Quem regulou isso aí é doido. Termostato – regular para ligar em 37,4 e desligar em 37,5 ou 37,6. Histerese – o,1.
        Com histerese 0,1°C, ela vai subir a 38,2 e baixar a 37,3 ou até 37,2, mas o que interessa é a média – minima + máxima,
        divido por 2.
        Vi acima que preciso de umidade em torno de 85% a 90%, tem como eu verificar se a minha esta por ai?
        R – Leia direito. Galinhas, perus, umidade em torno de 60%; Angolas, codornas, perdizes toleram 40/50%; Aves aquaticas
        – patos, gansos, marrecos, superior a 80%.
        tem como eu verificar se a minha esta por ai?
        R – Tem. Um termostato com termohigrômetro, chines, deve estar custando uns 800,00.
        É só enfiar a mão no bolso, né? kkkkkkkk

  53. Olá SeuPaulo, tenho acompanhado o blog mas não tenho participado porque por aqui as coisas tem andado razoáveis, mas a noite passada surgiu-me um problema e gostaria de ter a sua opinião. Uma das minhas gansas estava no choco à mais ou menos 2 semanas, eu como tive um acidente e ainda não posso fazer esforços, não lhe protegi devidamente o ninho, com a forte chuva da noite passada, o ninho ficou inundado e a gansa abandonou os ovos. terá ficado neste estado cerca de 8 a 12 horas. Quando me dei conta do sucedido, recolhi os ovos e os coloquei na chocadeira que estava vazia mas ligada para ajustes. Se fosse você desistia já dos ovos, ou como a chocadeira era para desligar, pois aqui em Portugal estamos a chegar ao inverno, arriscaria deixa-los até ao fim do tempo que será mais ou menos lá para o dia 20?
    Obrigado e bem haja SeuPaulo.

    Responder

    • Nuno, boa noite.
      Foi uma boa idéia, procurar proteger os ovos.
      Mas, se prestar atenção, a gansa os procurará, e continuará o chôco.
      Já me aconteceu coisa parecida, e após umas 30 horas, a gansa estava, tôda faceira, sôbre os ovos,
      e nenhum se perdeu.
      Vc verá que, a natureza protege muito bem a sua prole.
      Bem haja, amigo!

      Responder

      • SeuPaulo, li num dos seus comentários que poderíamos usar sempre a temperatura 37.7 para todos os ovos, mas que há alguma diferença entre as varias espécies, como só vou ter os de ganso na chocadeira qual é a mais indicada? É que chuva continua por aqui e a zona do ninho continua inundada e eu ainda não consigo fazer nada para poder proteger o ninho.
        Num site português que ainda estou a procurar outra vez para lhe poder indicar, li uma vez que no caso dos ovos de ganso se devem retirar da chocadeira, uma vez por dia por um período de 10 a 15 min. a partir do 7 dia, creio. Embora eu tenha observado, quando a minha gansa estava no choco, que é mais ou menos este tempo que ela sai diariamente para comer e tomar banho, pergunto se deve ser assim ou não, pois com ovos de ganso na chocadeira, só experimentei uma vez e não tive qualquer sucesso.
        Obrigado pela sua valiosa ajuda.
        Bem haja.

      • Nuno, a gansa sai do ninho para comer, tomar banho e………………o que mais?
        Resposta – Volta ao ninho, com as penas molhadas, para umidecer os ovos.
        É por isso que insisto tanto em aumentar a umidade interna da choc.
        Experimente aos 25 dias do choco aumentar 0,7 a 1 grau a temperatura, e a umidade para 90%.

  54. Olá SeuPaulo, continuo acompanhando, mas como as coisas tem andado bastante bem, não tenho participado, mas esta noite surgiu.me um problema e gostava de saber a sua opinião. Uma das minhas gansas estava no choco à mais ou menos duas semanas, como eu tive um acidente e não posso fazer muita força, não lhe pude arranjar o ninho, esta noite como choveu muito, o ninho ficou cheio de água. Eu mal dei pelo acontecido, e como tinha a chocadeira vazia mas ligada, estava a fazer verificações, recolhi os ovos do ninho e coloquei na chocadeira. Provavelmente passaram entre 8 e 12 horas na agua e sem calor. O que faria você, desistiria já dos ovos, ou como neste caso a chocadeira era para ficar parada, pois estamos a chegar ao inverno em Portugal, arriscaria e deixava os ovos até ao final do tempo que será entre 15 e 20 deste mês?
    Obrigado e bem haja.

    Responder

  55. Posted by claudio on 20/10/2015 at 22:02

    Boa noite Seu Paulo,.

    Posso por os ovos na chocadeira e não virá-los?
    Eles nascerão da mesma forma?

    Responder

  56. Posted by Júnior on 16/10/2015 at 18:37

    Boa noite ,Sr Paulo comprei uma chocadeira golden q já veio programada em 38 graus, coloquei ela pra funcionar e o termostato indicou a tal temperatura,mas ao fazer a leitura com um termômetro, o mesmo indicou apenas 36,5 graus, em qual devo confiar??

    Responder

    • Quando monto o termostato, costumo conferir a temperatura com um termômetro clinico.
      Nas configurações dos termostatos, existe um item – DESLOCAMENTO DE POSIÇÃO – que serve
      exatamente para corrigir eventuais diferenças de leitura.
      Isso acontece frequentemente, quando configuramos termostatos por atacado, usando só um
      sensor, que pode ser metálico, e na hora de montar, o sensor é diferente, p. exemplo: um
      de vidro.

      Responder

      • Posted by Júnior on 20/10/2015 at 00:24

        Sr Paulo eu corrigi a temperatura, será que terei perdas nesta chocagem? pois estou com 120 ovos de codornas golden Manchúrian nela.

      • Esperemos para ver, né?
        Você pode ver dentro do ovo? Não, né?

  57. Posted by genilson on 15/10/2015 at 20:21

    Sr. Paulo estou tendo problemas com minha chocadeira pois onde eu moro esta um calor de raxar e a chocadeira chega a mais de 40 graus o que devo fazer nesse caso para a temperatura normalizar?

    Responder

    • Com a choc, NÃO.
      Está tendo um clima quente pra burro. Mas, mantenha a regulagem da choc, pois ela não vai somar temperaturas. Tb não vai baixar a temperatura, já que não dispõe de ar condicionado, né?
      Sossega, e pense que a mãe natureza já pensou nisso há bem uns “trocentos” séculos, né?

      Responder

  58. Bom dia Seu Paulo, tirei minhas primeiras codornas e já veio a primeira frustração, de 30 ovos eclodiram 3, os demais ficaram gorados e alguns com a gema seca no fundo do ovo (achei isso muito estranho), enfim, foram 17 dias de expectativa para esse resultado…
    Baixa umidade?

    Responder

  59. Posted by Carlos on 16/09/2015 at 08:08

    Olá, bom dia!

    Bom antes de tudo me desculpem, sou leigo no assunto estou iniciando um projeto de uma chocadeira em madeira não vi todos os postes do blog, se puder me ajudar agradeço o sistema de ventilação ( ventilador / Cooler) interno da chocadeira deve ficar full time ligado durante todo o período de choca? Ou só em alguns períodos quais?
    Muito obrigado….

    Responder

  60. Posted by Miza on 12/09/2015 at 20:13

    Boa noite, Sr. Paulo, Comprei uma chocadeira, e estou na minha primeira experiência, gostaria de saber se eu posso colocar ovos de galinha junto com ovos de pato, pois não tenho experiência, estou começando agora, muito obrigado.

    Responder

    • Não esqueça que ovo de galinha = 18/23 dias para eclosão e pata 25/32 dias.
      Se sua choc permitir, aumente a temperatura e umidade, a partir do 18o. dia, para eclosão dos de galinha, e a partir do 25o. dia para patos.

      Responder

  61. Posted by nilson farias on 01/09/2015 at 11:32

    Marconi meu amigo. Se foce facil comprava pronto ,mas sei que nao é para.qualquer um esse negocio de chocadeira pretendo fazer tudo em 12 v parecida com a do seu paulo so o ambiemte qe e maior aqui tem muito sol moro no emisferio norte. Obrigado pelo muitos pintinhos.

    Responder

  62. Posted by nilson farias on 01/09/2015 at 11:18

    Seu Paulo aqui quem fala e Nilson vou fazer a experiencia. Tenho o ano todo a temperatura acina de 32 graus e umidade acima de 58 porcento .vou tentar ,se foce em outra região, acho que ceria mais dificil .vou fazer 3,00×1,80 altura 2,00 e uzar toda sua tecnica,de aquecimento e ventilação. Mando respostas e perguntas seu Paulo obrigado pela a atenção.

    Responder

    • Como falei na resposta ao Marconny, não dou pitacos nos projetos alheios.
      Não recomendo usar a técnica de chocs pequenas, em ambientes maiores.
      Falei do uso de ar condicionado, mas não falei a respeito dos equipamentos que foram montados com ele.
      Não se engane, embora existam meios mais fáceis, eu mesmo tenho usado vários, para tudo, há limites a serem respeitados.

      Responder

  63. Posted by nilson farias on 29/08/2015 at 16:35

    Sr Paulo meu nome e Nilson.aonde moro ja é uma chocadeira.onde estou agora na sala esta marcando 34.7 graus e 62 porcento de umidade e é verão .imagine no inverno que é só chuva.sera que consigo fazer uma chocadeira no proprio ambiente usando lampadas encandecente e termostatos. Ja que nao e necessariamente a viragem dos ovos.

    Responder

    • Acho que já falei que, não gosto de dar pitacos, nas experiências alheias, né?
      Vc num acha que controlar a temperatura de um ambiente é mais difícil do que controlá-la numa caixa?

      Responder

      • Posted by Marconny on 30/08/2015 at 10:39

        Boa ideia! Fazer uma chocadeira em um Quarto. Faz assim: vc compra uns 04 aquecedores e programa 37,8 Graus em cada um e deixa-os bem distribuídos no ambiente. Depois vc compra uns 06 umidificadores e deixa ligados dentro do ambiente. Deixa todos ligados por 21 dias, no fim, vc terá lindos pintinhos e irá precisar vender casa para pagar a conta de energia.

      • Olá, meu garoto! Tudo bem?
        Andei dando uns pitacos, numa idéia de um amigo, lá de Paragominas.
        Por fim, resolvemos fazer justamente o que vc sugeriu acima, mas um tanto mais fácil: Em vez de aquecedores e umidificadores, funcionando sem controle; em um quarto de 3x3x2,5m=22,5m3., instalamos um aparelho de ar condicionado.
        Simples, não? O ar condicionado tem a vantagem de controlar a umidade com maior eficiência. Ele choca mais de 5000 ovos/mês

      • Posted by Marconny on 30/08/2015 at 19:10

        Ar condicionado não retira umidade do ar?

      • Quando defeituoso, sim.
        Ele tem regulagem para temperatura e umidade.

  64. Posted by Aias on 25/08/2015 at 15:00

    Hoje estou utilizando somente a chocadeira até o nascimento dos pintinhos. Terei uma melhora no nascimento se passar a utilizar uma caixa de eclosão?

    Responder

    • O custo de uma caixa de eclosão é o mesmo de uma choc, pois o material empregado é o mesmo.
      Acho que isso só se justifica se quiser e tiver como produzir acima de 200 pintos por semana.
      Vc terá uma melhora na eclosão se fornecer boa alimentação à criação.
      SEM TRANSGÊNICOS.

      Responder

  65. Posted by Sergio ricardo pereira on 24/08/2015 at 16:03

    BOA TARDE
    Porque os pintainhos morrem logo apos nascer ( nascidos em chocadeira ) eles nascem bonitos fortes e depois de algumas horas eles morrem a temperatura da minha cocadeira esta entre 36.5 minima e 37.7 maxima a umidade ta entre 60% nao notei nada de irregular humidade temperatura ta tudo normal ….desde ja obrigado

    Responder

    • Vc está usando temperatura baixa para a estação fria (inverno).
      Eleve o set-point para 37,6, com histerese 0,1. A temperatura variará entre a mínima de 37,5 e a máxima de 37,8.
      Temperatura até 40 ou 42ºC são toleradas, mas abaixo de 37,5, não há chôco.

      Responder

  66. Posted by Val on 22/08/2015 at 22:23

    Boa noite.seu Paulo eu fiz uma chocadeira de duas gavetas.ambas estão com ovos.porém a uma diferença de temperatura entre ambas.a resistência ta no teto junto com o ventilador.será q teria como eu regular a temperatura das sua bandejas pra ficarem iguais.desde já agradeco

    Responder

  67. Posted by Aias on 29/07/2015 at 10:33

    Bom dia, sobre aquecer a água antes de colocar na bandeja da chocadeira, posso fazer o aquecimento no fogão mesmo? e medir a temperatura em um termometro?
    Grato

    Responder

    • Aquecer a água antes? E como vai mantê-la aquecida?
      Eu, como uso só o aquecimento da água, deixo a choc aquecer por no mínimo, 24hs.

      Responder

      • Posted by Aias on 29/07/2015 at 16:27

        sim, mas com o passar dos dias o nível da água diminuí, tenho que repor até atingir o nível ideal, neste caso a água adicionada pode ser temperatura natural.

      • Minhas chocs adicionam água a cada 90 minutos, para o sistema de limpeza. Sem problemas.

  68. Bom Dia Sr. Paulo.. eu de novo.. Acho que não consegui me expressar bem sobre a ideia que tive … Deixa eu explicar mais detalhado, ai o sr. poderia me dizer que to ficando doido, ou seria interessante eu fazer o que andei pensando..
    Minha chocadeira é uma chocadeira Pantanal para 200 ovos, Automática, Digital, com ventilação forçada, um cooler na parte de cima jogando pra cima, resistência seca, duas bandejas de água no fundo, duas bandejas de ovos, com viragem automática.. A abertura da chocadeira , é um pequeno furo na parte de trás de uns 12 mm . Durante todo o período é recomendado pelo fabricante manter esse furo aberto, propiciando a troca de ar, e nos 02 últimos dias se fechar esse furo, para o aumento da umidade e uma maior facilidade para que a ave quebre a casca do ovo. Também recomendar borrifar os ovos com água morna, aumentando ainda mais a umidade e tentando deixar a casca do ovo mais mole…
    Como aprendi no seus posts o que manda em todo esse processo seria a umidade, coisa que não tenho nenhuma condição de medir nesta chocadeira, tendo em conta que ela mede somente a temperatura.
    A minha ideia sera a seguinte, aquecer a água no fundo aumentando a umidade da chocadeira com o seguinte equipamento http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666419072-termostato-com-aquecedor-roxin-ht-1900-50w-110v-_JM
    Esse equipamento mantem a água em temperatura que vc previamente determina, e ao chegar na temperatura, por ter o termostato desarma e volta a ligar novamente quando a água esfriar, mantendo ela em uma temperatura constante.. (resolvido o problema de aquecimento da água).. esse equipamento é facilmente achado na internet por uns R$ 55,00 em média..
    Juntamente com esse equipamento, pelo fato da minha chocadeira não ter um leitor de umidade, compraria o seguinte produto.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657448282-termo-higrmetro-termmetro-interno-e-externo-umidade-ovos-_JM
    Termo-higrômetro, que seria o monitor de umidade da minha chocadeira, achado na internet neste modelo por uns R$ 20,00 ..

    Tendo esses dois produtos trabalhando junto, eu poderia almentar ou abaixar a temperatura da água, até eu chegar a uma temperatura que propiciaria uma umidade de 80% medida pelo termo hidrometro…

    Estou tentando aprender pra apanhar menos.. e o custo seria em torno de R$ 75,00 relativamente baixo, se realmente solucionar o meu problema.
    Sei que o material da chocadeira, por ser madeira, não vai aguentar muito tempo com toda essa umidade, mas se der certo, troco o material e faço outra..
    Estou com ovos de indio gigante, ja fiz 03 tentativas, com 70 ovos, tem saído na media de 15 a 18 nas três. Quebrando os ovos restantes 2/3 tinham pintos , alguns perfeitamente formados e não conseguiram sair, e outros com má formação. Dos que nasceram , também tive 02 com má formação, os outros são índio gigantes puros, e vão ficar Top.

    O que vc acha dessa solução que estou pensando ? Esta certa ? Está completamente errada ?

    Desculpe o testamento, mas acho que o sr. é a pessoa mais indicada para eu perguntar…

    Desde já , muito obrigado.

    Responder

    • Não acho legal dar pitacos nas suas idéias.
      Falo do que sei, por ter experimentado, e aprovado.
      Aqueço a água, que ocupa todo o piso da choc, e por efeito termodinamico (o calor sobe) aquece, e umidece a choc
      e os ovos.
      Sei de boas fontes, que um termostato com termohigrometro, custa acima de R$300/400,00, muito além de minhas
      posses.
      Fico com a parte prática, que além de mais barata e simples, mais me agrada.
      Se água estiver correndo pelas paredes metálicas, corrijo.
      Simples, assim.

      Responder

      • Boa Tarde Sr. Paulo..
        mandei os links depois o Sr. da uma olhada.. Vou colocar essas peças hoje e vamos ver daqui uns 21 dias o que vai dar, prometo que volto pra contar.
        A questão de eu estar usando duas fontes de calor , vc acha que pode dar problema ?

        A de Calor na água com o aquecedor, e a resistência seca que já tinha na chocadeira… no caso duas… seria muito ?
        O termostato da água, chega a 34º de temperatura

      • Como já falei trocentas vezes, só aqueço a água. E a temperatura da água muitas vezes ultrapassa os 45ºC.
        Temp do ovo? 37,5/37,7ºC.

      • Posted by Marconny on 08/07/2015 at 18:54

        Vinícius já quis fazer este experimento também. Não custa nada tentar. por favor volte aqui para relatar o resultado. Agora, de antemão te digo que estes termohigrômetros não são muito confiáveis. Comprei 02, coloquei os sensores no mesmo local, uma marcava umidade de 45% temperatura de 39 graus, outro marcava umidade de 55% temperatura de 37,7 graus. E Aí? Qual seguir?

      • Obrigado, Marconny!
        Estou com dificuldade para digitar, então evito resposta maior que sim e não.
        Coisdivéio, né? kkkkkkkkkkkkkkkkk

  69. Posted by Vinicius Nunes on 06/07/2015 at 11:45

    Aquecedor de aquário, seria isso ? e a temperatura dessa agua, teria uma temperatura definida, ou isso eu teria que olhar comparando com o hidrometro e chegar na temperatura / umidade ideal ? … qual a umidade desejada durante todo o período de postura? Varia a umidade durante o período ?

    Responder

    • Aquecedor de aquário, seria isso ?
      R – Nunca usei isso.
      e a temperatura dessa agua, teria uma temperatura definida, ou isso eu teria que olhar comparando com o hidrometro e chegar na temperatura / umidade ideal ?
      R – o que vc vai chocar – a água ou o ovo? Interessa a temperatura do ovo, não a da água ou da choc.
      … qual a umidade desejada durante todo o período de postura?
      R – próxima dos 80%, estimada.
      Varia a umidade durante o período?
      R – Claro, por isso uso meu sistema. Há uma diferença de temperatura e umidade, para mais, entre a bandeja inferior, de eclosão e as demais.

      Responder

  70. Posted by Vinicius Nunes on 06/07/2015 at 11:28

    Bom dia Sr. Paulo.. Você me indicaria algum equipamento pra esquentar a agua, aumentando a umidade ? O Termo-higrômetro já comprei, mas enho duvidas sobre o aquecimento dessa agua.. Essa resistência vai ficar constantemente ligada , ou terá alguma coisa que a desligue chegando a x temperatura ? Obrigado .. Não achei essa resposta em outras perguntas.. se estiver repetindo, desculpas…

    Responder

    • Você me indicaria algum equipamento pra esquentar a agua, aumentando a umidade ?
      R – Seria aético, não? Eu uso resistências secas. em ch
      O Termo-higrômetro já comprei,
      R – Não uso isso. Muito caro, desnecessário em chocs termodinâmicas, e não mede coisa alguma.
      Essa resistência vai ficar constantemente ligada , ou terá alguma coisa que a desligue chegando a x temperatura ?
      R – Vc não usa o termostato para ligar o aquecimento? Então….., use-o, uai!

      Responder

  71. Belo site sr Paulo, e suas respostas são melhores que as perguntas… kkkkk
    Aprendi muito.. Estou indo pra terceira tentativa com minha chocadeira, das outras .. 72 ovos, 18 nascimentos.. fiz muita coisa errada… vamos ver se dessa vez erro menos…

    Responder

  72. Posted by ribamar on 26/06/2015 at 23:16

    Tenho uma chocadeira cadeira com temostato precisa de furo na tampa pra saída de calor ou não

    Responder

    • Não entendi a pergunta.
      Qual a relação termostato/furo?
      Furo para sair o calor?

      Responder

    • Não entendi a pergunta.
      Qual a relação termostato/furo?
      Furo para sair o calor? Para quê?, se você precisa justamente do calor?

      Responder

    • aqui e o sandro so paulo comprei uma chocadeira pantanal de 200 0vos duas bandeija so a debaicho que tira mais oumenos a de cima nao tira nem um o que esta acontecendo com ela

      Responder

      • Vc diz que encheu a bandeja de cima.
        Os ovos estão todos 100% ferteis?
        Mediu a temperatura da de baixo?
        Há espaço para circulação de ar?
        Se pode responder as perguntas, saberá o que acontece na choc.

  73. Posted by Leandro on 23/06/2015 at 19:46

    Boa noite sr Paulo, fiz uma chocadeira e coloquei 60 ovos, hj esta fazendo 10 dias e consegui ver a formação do embrião em apenas 11 ovos, tem alguma possibilidade dos outros c formarem ou devo descarta-los? Desde já agradeço

    Responder

    • Não adianta encher o blog com a mesma pergunta!
      Se seu ovoscópio for bom, verá o embrião no dia que colocar os ovos a chocar.

      Responder

  74. Posted by julio cesar lopes on 16/06/2015 at 14:46

    como fasso para medir a temperatura dos ovos

    Responder

  75. Posted by Reinaldo on 08/06/2015 at 19:26

    boa noite seu paulo tenho uma chocadeira artesanal,a temperatura varia36-5 37-8 e 38-7 mas faltou luz em media 5 horar sera que os embrioes morreram pos tem 14 dias de chocadeira

    Responder

    • Não é má vontade, mas há um filtro no blog, que não publica, e impede respostas em duplicata.
      Já passou os ovos no ovoscópio?

      Responder

  76. Posted by Paola on 29/05/2015 at 12:00

    Olá! Minha chcocadeira ficou 12 hrs sem luz pois acabou a energia e só voltou hj cedo, os ovos estão no quinto dia nela, infelizmente os ovos resfriaram nesse tempo q ficou sem luz, à possibilidade ainda de nascer algum?

    Responder

  77. Posted by Pedro heiruque on 11/05/2015 at 08:29

    Bom Dia S..Paulo
    tenho uma chocadeira coloquei pra chocar 110 Ovos, só q a Umidade ta em 88% Isso causa algum Problema na eclosão???

    Responder

    • Táca-le pau!, uai!

      Responder

      • Posted by Marconny on 12/05/2015 at 19:56

        kkkkkk
        Vamos ler o blog… Sr. Paulo está cansado de dar as mesmas respostas.

      • Meu garoto! Como está?
        Marconny, quando fez este blog, meu filho colocou um filtro que impede respostas em duplicata.
        Às vezes, tenho tempo, e respondo por e-mail. Mas, ultimamente, acho que a idade tá pesando, estou mais lerdo, e por sorte, tenho amigos como você,
        o Montalvão, e muitos outros, que respondem por mim.
        Muito obrigado pela atenção e ajuda!

  78. Posted by Silvio mero on 10/05/2015 at 16:34

    Boa tarde sr paulo !!

    Contrui uma chocadeira por inclinação dos ovos , contendo 3 andares , questão de temperatura e humidade está ok , minha dúvida é a seguinte :
    Nos três últimos dias da incubação , devo retirá-los da bandeja ( onde ficam com a ponta virada pra baixo) ou devo retirá-los da bandeija e colocá-los deitados no assoalho de cada andar ?? Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo seu blog, suas dicas são muito proveitosas !!

    Responder

    • Nunca fiz uma choc com tantos assoalhos.
      Não vi necessidade, já que não recomendo fazer cargas completas da choc. Eu estaria expondo muitos ovos ($$$) a uma possível contaminação, e fracasso.
      Acresço a isso o fato de que o sistema de limpeza automático, que monto na choc, permitiu o seu uso por mais de 6 meses, sem que eu tenha tido problemas com doenças.
      Nas ultimas 3 que fiz, com 2 bandejas oscilantes, fiz com somente um assoalho, constituído por uma tela do tipo peneira, a uns 3/5cm acima do nível da água aquecida. Os ovos são transferidos para essa “bandeja de eclosão”, aos 18 dias, onde ficam deitados, e quietinhos, aguardando o nascimento dos filhotes.
      Ora, estou montando chocs, com todos meus “penduricalhos”, porém com sistema 12V, que tem se mostrado eficiente e confiável.
      Consegui acabar com os problemas, que estava tendo, com queima de termostatos, motores e ventiladores.

      Responder

  79. Posted by benilson on 09/05/2015 at 11:29

    Apos 11dias de inculbacao a temperatura caiu pra 32grausdurante 8horas é possivel nascerem os pintinhos da codornas

    Responder

  80. Posted by alesandto on 05/05/2015 at 11:34

    Bom dia
    Como pósso aumentar a umidade de uma chocadeira colocando mais recipientes?????

    Responder

  81. Posted by sabrina on 04/05/2015 at 22:27

    Depois tem que tira o ovo da agua mona

    Responder

    • Mas, quem foi o doido que enfiou o ovo na água?
      Que eu saiba, ovos, até flutuam, mas não aprendem a nadar.

      Responder

      • Quando estou triste ou chateado é só vir aqui no seu blog que fico alegre, me divirto com as perguntas e respostas ainda aprendo.
        Parabèns Sô Paulo e muita saúde e paciéncia.
        Tudo de bom e fica com Deus.

      • Obrigado, e que Deus o abençoe, sobremaneira!

  82. Posted by Pedro heiruque on 14/04/2015 at 14:06

    Boa Tarde seu Paulo
    tenho uma chocadeira e a umidade esta trabalhando entre 65 a 72 % pode causar algum problema a ecolsão???

    Responder

    • Qual a umidade ideal para eclosão de ovos de galinha? R – 65% ou mais.
      Gansos, patos, e marrecos? R – 80% ou mais.
      Tá preocupado com o quê, mesmo?

      Responder

  83. Posted by Pedro heiruque on 10/04/2015 at 11:44

    Bom dia Sr Paulo eu fiz uma chocadeira, puis 36 ovos de galinha pra chocar nasceu 18 e 3 nasceu com as patinhas defeituosas, mas uns morreu dendro do ovo, isso pode ser umidade? Sera se eu por um aquecedor de aquario na mesma ligação de resistencia da certo?

    Responder

    • Bom dia Sr Paulo eu fiz uma chocadeira, puis 36 ovos de galinha pra chocar nasceu 18 e 3 nasceu com as patinhas defeituosas, mas uns morreu dendro do ovo, isso pode ser umidade?
      R – Não parece. Parece mais com deficiência alimentar.
      Sera se eu por um aquecedor de aquario na mesma ligação de resistencia da certo?
      R – Já fiz minhas experiências, explicadas no blog, e uma delas recomenda não dar palpites em experimentos alheios.

      Responder

  84. OLA SEU PAULO ! VENHO SEGUINDO SEU BLOG A MUITO TEMPO, E SEMPRE VEM ESCLARECENDO ALGUMAS DUVIDA , EU TENHO UM AMIGO E ELE TEM UMA CHOCADEIRA , ELA MARCA NA TEMPERATURA 38 GRAUS PARA DESLIGAR E PARA LIGAR 35 GRAUS , E OS PINTINHOS SEMPRE NASCEM COM OS PES TORTOS , ACREDITO QUE PODE SER POR ESTE ESPAÇO DE TEMPO O MOTIVO . SENDO QUE NASCE UNS 60 A 70 % DOS OVOS , OBRIGADO AGUARDO CONTATO

    Responder

    • Deveria ligar a 37,5.
      Mas, pés tortos, parecem estar ligados à alimentação.
      O uso do transgênico costuma causar anomalias parecidas.

      Responder

    • Fiz uma experiência aqui: tampei os furos da chocadeira e o resultado: pintinhos deformados.
      Na prática pra mim o que mostrou: defeitos tem haver com a falta de oxigênio e tem nada haver com comidas e nutrientes.
      Na outra com buracos abertos: pintinhos saudáveis.
      Experimente isso, caso sua chocadeira ser artesanal.
      Agora sendo industrial, sei que fazer não, pois elas vem com 4 furinhos e isso evita a troca de oxigênio.
      Acontece com seres humanos: falta oxigênio no cérebro, resulta deficientes físicos.

      Responder

  85. Posted by Zé on 22/03/2015 at 22:33

    Ola tenho uma chocadeira e tenho colocado ovos de codorna gigante mas a eclosão esta em torno de 45% o resto chega até picar o ovo mas não nasce,qual poderá ser o problema.um forte abraço.

    Responder

  86. olá seupaulo , se eu não mim engano a 1 ano atrás mim parece que eu vir um comentário aqui no blog , sobre uma chocadeira com aquecimento com radiador de carro , é possível?

    Responder

  87. Posted by Wesley marlon on 12/02/2015 at 00:23

    É preciso borrifar os ovos com agua morna 2 dias antes da eclosao dos ovos

    Responder

  88. Posted by josé sávio M. S. Filho on 05/02/2015 at 10:21

    faltou energia em casa e minha chocadeira não tem bateria reserva. É correto eu colocar agua a quarenta graus na bandeja para impedir o resfriamento dos ovos?

    Responder

    • Recontando algo que aconteceu aqui em casa.
      Um menino chegou aqui, com 6 ovos, numa caixa, enrolados num pedaço de flanela. Me disse que a galinha tinha morrido há uns 2/3 dias, e só então soube que eu tinha choc.
      Pediu que eu colocasse os ovos na choc, mas eu não dei garantia do resultado. Duvidei do sucesso da chocagem.
      Passados uns 8 dias, nasceram 5 pintinhos.
      Conclusão – a natureza luta pela vida!

      Responder

      • Posted by marcelo abromovicz on 29/06/2015 at 18:02

        com 4 dias q coloquei os ovos na chocadeira faltou energia por mais de16 horas com 9 dias fiz o exame nos ovos pra minha surpresa tudo certo

      • Os dias mais críticos, são os do final do período.

  89. Posted by christie on 23/01/2015 at 23:35

    Tenho um problema minha galinha consegui derrubar um dos ovos no chao e ja completou 21 dias tem o pintinho vivo quebrou a casca e ficou so a pelizinha branca o bichinho se move o que faco para ajudar o pintinho a mae dele parece o rejeitar faz um dia que aconteceu isso. fez 21dias ontem dia 22 botei numa chocadeira de emproviso sera que vai dar certo socorro…

    Responder

  90. Posted by fraudizio on 22/01/2015 at 12:06

    Meu amigos mim ajude fiz uma chocadeira com essa medida al 110 com 110 lá 70 mas eu não sei quantas e resistência vai

    Responder

  91. Posted by Guilherme on 19/01/2015 at 15:33

    Boa Tarde! Fiz uma chocadeira de madeira com duas bandejas de ovos 50 ovos cada, o aquecimento dela e através de resistência de 130w e um ventoinha central de 110v, tem os 4 furos em baixo,ate ai perfeito, o problema e o seguinte a temperatura esta mantendo 19:00 as 14:00 do seguinte entre 37,5 e 38,0 graus mas no decorrer da tarde ela vai para 40 graus, já virei a ventoinha, já tampei os furos não sei mais o q faço. preciso de uma dica alguém pode me ajudar. obrigado..

    Responder

    • A escolha é simples: ou melhora o isolamento dela, ou põe um resfriador dentro dela.
      O calor externo, está passando para dentro dela.
      Pessoalmente, eu nada faria. Vc acha que, em regiões de clima quente, as galinhas não chocam?
      E, mais uma coisa, que já falei umas trocentas vezes: vc tem que medir a temperatura do ovo, não a da choc.

      Responder

  92. Posted by Luciana aro on 09/01/2015 at 01:50

    Comecei hj a ouvir um barulhinho no ovo parece parulho de picar … Meus o vinhos não estão num ninho estão sem os pais Qto tempo devo esperar em que momento devo ajudar? Não sei o tempo da postura depois de ter ouvido o barulhinho devo ajudar a quebrar a casca? Tenho medo que ele não cobsica sair pois accasca pode não ter ficado com umidade suficiente…

    Responder

    • Espere nascer normalmente.Demora uns 40/50minutos.
      Se demorar mais, ajude a quebrar a casca, corte a pele com uma tesourinha, e tchan, tchan, tchaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnn! acabou o parto. Limpe-o e deixe secar.

      Responder

  93. Posted by André on 04/01/2015 at 22:00

    Olá seu Paulo,venho acompanhando seu blog à algum tempo,e vi que é de grande proveito.Tire-me uma duvida ,tenho uma chocadeira 50 x 40 x 35 de 50 ovos,em madeira mdf 9mm,termostato digital,forçada a ar,resistência em nique cromo e com uma bandeja para água.Já usei algumas vezes,mas não obtive uma boa eclosão,parece que está faltando úmidade,pois os pintos todos se formam mas poucos saem.Um certo dia vi em seu blog uma pergunta sobre uma chocadeira com as mesmas características da minha e o senhor respondeu que,se colocar uma lata de goiabada com os 2 lados retirados adiantava um pouco,o senhor confirma?Em minha região estamos com uma úmidade relativa do ar de 50% à 70%.Poderia me dar uma dica do que fazer para melhorar está taxa?Muito obrigado seu Paulo..att: André

    Responder

    • Tem certeza que está acompanhando este blog? Sim, porque se o acompanha, já tem as respostas que procura.
      Já usei algumas vezes,mas não obtive uma boa eclosão,parece que está faltando úmidade,pois os pintos todos se formam mas poucos saem.
      R- Não é problema só da choc. Aliás, o problema é só de alimentação.
      Um certo dia vi em seu blog uma pergunta sobre uma chocadeira com as mesmas características da minha e o senhor respondeu que, se colocar uma lata de goiabada com os 2 lados retirados adiantava um pouco,o senhor confirma?
      R – Não. O que falei, foi que o ventilador, no caso de chocs com mais de uma bandeja, precisa de espaço livre para passagem do ar, e citei como exemplo, a lata de goiabada. Não faço quebra galhos. Saem mais caros que a encomenda. Por isso instalo mais ventiladores dentro da choc, e em posições diferentes.
      Em minha região estamos com uma úmidade relativa do ar de 50% à 70%. Poderia me dar uma dica do que fazer para melhorar está taxa? R- No seu caso, não. Aumentar a umidade interna de uma choc de madeira, vai deixa-lo só com as peças metálicas nas mãos. kkkkkk
      Tem certeza que está acompanhando este blog? Sim, porque se o acompanha, já tem as respostas que procura.

      Responder

    • Posted by wagnei on 05/01/2015 at 21:14

      Olá Boa noite. Eu monto chocadeira .mais todas com o morto de rolagem. Sempre nasce 45 a 50 pôr cento.
      agora eu quero montar uma de 500 ovos da pra manda o projeto de uma pra mim

      Responder

      • Nunca fiz com rolagem/arrastagem de ovos.
        Estou montando com oscilação de bandejas, mas não fiz apostila dela. Perdi meu desenhista.
        Estou começando a compra de material para uma de 100 ovos semanais(400 mensais), e, se der certo, e eu tiver paciência, vou fotografar a montagem. Deverá ter 2 bandejas oscilantes e uma fixa para eclosão. 4 ventiladores.
        2 resistências 1000W, Potencia total 500W. Central de comando 12V. Sistema de emergência. Sistema de limpeza automático. E mais alguns penduricalhos. kkkkk
        Custo aproximado 2.000,00.

  94. Posted by Marcos Leandro on 22/12/2014 at 18:30

    Sr. Paulo, boa tarde! Sou de Curitiba-Pr
    Fiz minha primeira chocadeira com carcaça de microondas, coloquei 48 ovos, li e reli seu blog, consegui temperatura entre 37 a 38,5, umidade com uma pequena resistência de aquário que manteve na média 73 % de umidade o tempo todo, não mexia nos ovos, ontem completou-se 21 dias, nasceram 3, estão bem, mas tirando os não galados que descartei nas ovoscopias, agora fui verificar e a surpresa, os pintinhos estavam todos formados, tomado todo espaço do ovo com penas, lindos, mas todos mortos, parece que morreram um dia antes, não encontrei ainda uma resposta do que deu errado, estou lendo seu blog, mas ainda não achei resposta, uma ninhada não nasceu já totalmente formados dentro do ovo, sei que que quase cheguei lá, mas morri na praia, queria entender para ajustar isso. Obrigado Sr.

    Responder

  95. Posted by evandro paulino on 18/12/2014 at 19:54

    como usar o termometro de vidro em uma chocadeira de isopor se e por cima do ovo ou no meio ou rente o fundo

    Responder

    • Para quem me deu esta resposta – (Enviado em 16/12/2014 as 14:07 | sim por que nao entende) – não sei o que responder. Vc afirma que eu não entendo, não sei porque continua insistindo.
      Mas, em parte tem razão: jamais pensei em choc de isopor. E, já que falou em três posições, não sei que temperatura vc pretende medir.

      Responder

  96. abaixo

    Responder

  97. Posted by evandro paulino on 16/12/2014 at 00:19

    bom dia eu quero tirar uma duvida se eu colocar mais agua na chocadeira ira aumentar a umidade ou nao do mesmo jeito o que acontece se tirar

    Responder

    • Posted by evandro paulino on 16/12/2014 at 14:07

      sim por que nao entende

      Responder

      • Posso não entender coisa alguma, mas não estou perguntando, a quem afirmei que não entende.
        Quando não entendo algo que me interessa, pergunto a professores da matéria, como agrônomos, veterinários, etc.

  98. Posted by evandro paulino on 15/12/2014 at 08:23

    bom dia se eu tenho 53% de umidade na chocadeira ne e o que eu preciso e colocala em 65%de umidade como que eu aumento esta umidade sem algum tipo de aparelho

    Responder

    • Você, eu não sei.
      Eu, fiz e faço, como já disse no blog.
      Vc tem que entender que: quando me diz que leu o blog, suponho que o tenha feito.
      Há um filtro no mesmo, que impede que, eu dê a mesma resposta, em duplicata.
      Portanto, em 2.296 respostas, já falamos sôbre umidade, pelo menos umas 200 vezes.

      Responder

  99. Posted by evandro paulino on 14/12/2014 at 20:01

    boa noite eu tenho uma xocadeira de75 ovos eu gueria saber guau e a resistencia gue eu tenho gue usar eo rabo guente pra da o melhor resultado

    Responder

    • boa noite eu tenho uma xocadeira de75 ovos eu gueria saber guau e a resistencia gue eu tenho gue usar
      R – Veja o manual da choc, ou leia o blog.
      eo rabo guente pra da o melhor resultado
      R – Faltou informação. Leia as respostas do blog.
      Choc de 75 ovos, não me diz coisa alguma. Preciso saber: o material de que é feita a choc, dimensões internas, diâmetro e localização dos furos de ventilação, tamanho e localização do ventilador.
      Faltaram as palavrinhas mágicas.

      Responder

  100. Posted by evandro paulino on 14/12/2014 at 18:47

    boa noite eu gueria saber se 53% de umidade em uma chocadeira de isopor com28 ovos esta correta ou nao

    Responder

  101. Posted by evandro paulino on 14/12/2014 at 11:28

    bom dia eu tenho uma chocadeira de isopor e ela e de 21 litros eu gueria saber guanto por cento de umidade eu poso colocar nela

    Responder

    • Nada. O isopor, ao contrário do que dizem, é higroscópico, não é perfeitamente lavável, e desenvolve fungos e bactérias – tudo que não deve haver numa choc, né?

      Responder

  102. Posted by Larry on 11/12/2014 at 22:12

    Boa noite, comprei uma chocadeira de embalagem plastica, só que veio sem furos de ventilação, gostaria de saber a posição e tamanho dos furos, já que na parte de baixo é o local da água, obrigado

    Responder

    • Esquece.
      Sua choc tem os furos necessários. É só prestar atenção. Coloque os óculos e veja que tem 4 furinhos na parte superior, um baita buraco no lugar da garrafa de água, e outro buraco enorme, por onde entra o acionador de roletes.

      Responder

  103. Posted by Marcos on 11/12/2014 at 11:35

    Olá Sr Paulo
    Comprei 300 ovos de codornão tirei alguns q estava sujo o resto estava limpo
    Quando eles chegaram as 17 horas eu deixei eles descansando até 10 horas da manhã do dia seguinte. e já faz hoje 16 dias q eles estão chocando na minha chocadeira PREMIUM ECOLÓGICA conhece ? a chocadeira é nova essa é a minha terceira choca e os ovos não deram nem sinal de vida , mas ai eu coloquei um ovo dentro de um copo com agua morna parada, e o ovo estava se mexendo mas pelas minhas experiencias passadas já era para ter nascido pois passou de 15 dias pois na verdade tinha colocado eles no dia 26 vc sabe o q deve estar acontecendo ? Lembrando que eu estou usando 60% de umidade. São 300 ovos e não nasceu nenhum ainda.

    Responder

    • Melhor vc entrar em contato com o Fabiano – fabianojcosta@globo.com

      Responder

      • Posted by Marcos on 11/12/2014 at 14:38

        desisto ! aff

      • Não é desistindo que conseguimos avançar.

      • Posted by Marcos on 13/12/2014 at 22:56

        Nao desisti da resposta amigo, desisti do blog pra muitos serviram pra mim não serviu a pesar de ser um ótimo blog nao consegui a minha resposta mas achei em outro muito obrigado.

      • Marcos, vou convidá-lo a usar essa pelota que vc tem em cima do pescoço, e que, teóricamente, seria sua parte pensante: “Em lugar algum do blog, falei que crio codornões, ou falei que sou a solução para todos os problemas que surgem numa criação. O que fiz, foi encaminhá-lo ao Luiz, que cria codornas francesas, tem experiência sôbre CODORNAS, e poderia ajudá-lo. Só isso.” Quanto a desistir do blog, confesso que já pensei nisso por várias vezes.
        É, muita amolação, para nada.

  104. Posted by Paulo souza on 26/11/2014 at 19:10

    algum problema se escovar e lavar em água corrente?

    Responder

  105. Posted by Paulo souza on 26/11/2014 at 14:33

    VALEU A DICA FABIANO ; MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  106. Posted by Jujuh on 26/11/2014 at 02:46

    Bom Dia Paulo,

    Comprei uma choc que contém uma garrafa ao lado para colocar água dentro da mesma, entretanto, EU não consigo administrar a quantidade de água com exatidão, além disso ela contém um termômetro para que se meça a umidade do ar, complicou mais ainda… kkkkkkk
    Gostaria de saber se eu poderia colocar embaixo da mesma, uma bandeja de água e ir completando com o passar dos dias e nos últimos dias de incubação colocar duas, para aumentar a umidade. Desculpe a leiguice no assunto!
    Excelente Blog! Parabéns.

    Att. Jújuh Guedes.

    Responder

    • não consigo administrar a quantidade de água com exatidão,
      Não há necessidade de controle exato, mesmo porque isso não existe, a não ser em laboratórios.
      Ela tem um reservatório d’água sob os roletes, não é? Mantenha a água no nível mais alto, ou seja, quanto mais desrrosquear a garrafa de água(
      girando-a para a esquerda), mais água.
      Como tá chovendo, à cântaros, umidade é o que não vai faltar.

      Responder

  107. Posted by Paulo souza on 24/11/2014 at 09:39

    lavar os ovos não deixa eles mais sensíveis contaminação?

    Responder

    • Claro, ó todo poderoso.
      Mas, não acha que, o que os expõe à contaminação, é a falta de higiene da choc?
      Deve ser por isso que tantos peixes morrem, né?
      Excesso de banhos, né?

      Responder

      • Posted by Fabiano on 24/11/2014 at 18:15

        Paulo, vou deixar uma experiência que fiz com bons resultados e completa sua sua opinião de “lavar ovos”. Bom, se o ovo é posto pela coacla, é um duto contaminado e que mesmo os ovos aparentemente “limpos” estão contaminados, correto? Na natureza não limpam e nascem, não é passar uma escova que vai resolver, o “pó” que sai dos ovos podem obstruir os poros e matar o embrião, o carbonato de cálcio forma facilmente este pó (carbonato de cálcio é principal elemento da casca do ovo) , PORÉM desinfetando os ovos da forma correta diminuiu a morte embrionária, faço da seguinte forma: coloco os ovos em molho com água, não esfrego nem nada e troco ela até que ele fique limpo, após isto eu desinfeto o ovo com um produto natural e próprio borrifando que chama kilol-l. Com isto diminuiu a quantidade de morte dos embriões, este produto tb serve para desinfetar chocadeiras e o efeito dele é de 15 dias.

      • Obrigado, mais uma vez pela resposta, como sempre oportuna e proveitosa.
        O que eu faço, quando tenho interesse em algo, é pesquisar. E, pesquiso, à maneira antiga: LENDO.
        Se o Paulo Souza, tivesse tido a curiosidade de ler o blog, teria lido sua resposta, algures. Sim, pois já falei, à exaustão, a respeito da criação, tratos, tratamentos, do kilo-l e suas propriedades, etc.
        A quantidade de informações que já passei, e as que vc, graciosamente, completa, permite que, qualquer interessado, mantenha uma criação, monte uma choc, faça as instalações, e a manutenção delas, sem as dificuldades que, por exemplo, vc e eu tivemos. Simples questão de interesse.

        Não esqueci, não, viu? – PARABÉNS PELO NOVO CARGO. Deus lhe dê sabedoria para bem exercê-lo.

  108. Posted by Paulo souza on 21/11/2014 at 13:40

    crio pintinhos para vender; por isso pego ovos galados de vários quintais ;uma media de 25 duzias por semana pois bem ;procuro fazer uma seleção dos ovos; mais o que ocorre é que ainda assim passa alguns estragados PERGUNTA existe alguma forma de tratar esses ovos antes de levá-los á chocadeira?o índice de contaminação está aumentando e não estou achando uma solução para esse problema se puder me ajudar fico muito agradecido.

    Responder

    • Faltam informações importantes, como: tipo de choc, material dela, sistema de limpeza, sistema de umidade e aquecimento, dimensões internas, quantidade e posição de ventiladores, etc.
      Regra geral: NÃO COMPRO OVOS DE FORA E LIMPO OS OVOS, COM ESCOVA, ANTES DE IR PARA A CHOC.
      1 – desinfetar a choc após cada chocada, a menos que seja uma das minhas (as minhas passam por isso o tempo todo, no processo de limpeza).
      2 – Usar o ovoscópio ao adquirir os ovos, aos 7 dias, e aos 14 dias.
      3 – retirar, diariamente, os ovos estragados.
      4 – montar o sistema de retirada de gordura da choc.
      E, se sua choc for de isopor, o melhor a fazer é jogar a caixa fora, a cada 4 ou 5 meses. O isopor absorve umidade e favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias. E NÃO HÁ COMO LIMPAR AQUELA PORCARIA.

      Responder

      • Posted by Marconny on 22/11/2014 at 12:02

        O sr limpa com escova seca ou levemente úmida?
        Escova de dentes mesmo, cerdas macias?
        Costumo limpar com um pano, aqueles perflex que vende no mercado, levemente úmido.

      • Ótimo!
        Entope os poros e o embrião morre sufocado, né?

      • Posted by Marconny on 22/11/2014 at 21:02

        Mas tem sujeira que não sai com uma escova seca?

      • Eita, ninho sujo, né?
        Joga fora o ovo, uai.
        Ou prefere continuar contaminando a criação?

      • Posted by Marconny on 23/11/2014 at 16:47

        E aqueles ovos que saem sujos de sangue?

      • O que vc faz quando suja a mão?
        Lava, né?

  109. Posted by Jorge Santos on 17/11/2014 at 21:12

    Boa noite Seu Paulo, gostaria de saber se o senhor pode me ajudar, coloquei 20 ovos de codorna chinesa para chocar, porem nasceram todos com má formação.. o senhor sabe me dizer se é uma questão genético, de umidade, ou temperatura?

    Responder

    • Isto está acontecendo com, todos os tipos de animais, criados com rações onde entram produtos transgênicos e excesso de antibióticos.
      E, pelo visto, a menos que vc possa criar galinhas soltas, a pasto, será mui difícil resolver o problema.
      Tenho alguns amigos, que criam galinhas, soltas, e não enfrentam esse problema. Tem tido 85 a mais de 95% de aproveitamento.
      Como tenho pouco espaço, estou cultivando capim hidropônico, para minhas aves, e alcançando em torno de 70/80% de aproveitamento..

      Responder

    • Posted by Fabiano on 18/11/2014 at 03:30

      Permita dar uma resposta ao Jorge Seu Paulo. Sou criador de codorna chinesa, tenho em torno de 80, mas tenho espaço para muito mais, comprei os ovos de um criador, veio pelo correio e deu certo. Bom, já percebi que os ovos de codorna chinesa não deve ficar em umidade acima de 75%, já perdi uma vez vários por isto, motivo é a casca ser muito fina e com o calor e umidade vi ovos mesmo sem trincas rachando, portanto depois que comprei uma chocadeira com higrômetro digital automático, deixo em torno dos 55% e dá muito certo. Segundo, é típico da codorna chinesa nascerem parecendo que estão aleijadas, porém normalmente é pelo tamanho e de ser muito leve e aí elas derrapam fácil principalmente em pisos leves, colocar uma tela mosquiteira no piso ajuda a diminuir isto e muitas ficam bem após isto, outra coisa é tomar cuidado com a temperatura mais antibiótico nos 10 primeiros dias e após estes dias vermifugar e aos poucos vai deixando a temperatura ficar no ambiente. Quanto a deformação há dois fatores importantes: o que o Sr. Paulo disse, mais a questão de parentesco das aves e as codornas chinesas são muito sensíveis a isto. Quanto a alimentação, vc pode colocar junto a ração um pó chamado Organew mais farinha de ostra, isto faz com que várias carências nutritivas sejam sanadas e ajuda tanto no grau de eclosão quanto a ovos com cascas mais duras e maior produção de ovos, pode dar vitamina E, que ajuda na reprodução também. Espero ter ajudado.

      Responder

      • Obrigado, garoto! Vc ainda é bem mais novo que eu, né? kkkkk
        Acho que, se me lembro bem, já lhe dei essa autorização, pois não?
        São muito proveitosas as suas informações.
        Fique, sempre, à vontade!

      • Posted by Jorge Santos on 19/11/2014 at 10:02

        Obrigado seu Paulo e agradeço tb o Fabiano pela informação, ao mesmo tempo gostaria de saber do Fabiano da onde ele comprou Ovos das Codorna Chinesa, muito obrigado

      • Fale diretamente com ele no fabianojcosta@globo.com
        Ele tem ovos e filhotes à disposição;

      • Posted by Fabiano on 20/11/2014 at 23:54

        Boa noite Jorge, bom, não sou vendedor de ovos e filhotes, porém se interessar posso passar de quem comprei, ótimo vendedor e recomendo a todos, ele sempre renova seu plantel, ovos frescos e de matrizes com novas. Quanto a criação, manejo, posso ir ajudando pelo email que o Sr. Paulo informou.

        Olá SeuPaulo, kkkk, mas o blog é seu, venho sempre que posso pq sei das suas dificuldades e sua boa vontade de ajudar, além do mais já aprendi bastante com o sr.

        Outra informação é que o jeito mais eficaz que consegui resolver quanto a nutrição por causa da ração transgênica ser menos “nutritiva” é com este “pó milagroso” – farinha de ostra mais Organew. Este produto tem todas vitaminas, proteína e de quebra ainda bactérias para flora intestinal, e além de ser barata, 1 kg para mim dura quase um ano, sendo que gasto em torno de 50~60kg de ração/mês.

      • Deixe de reclamar, ó minino! O blog é nosso!
        Dá uma ajudinha pro véio, aqui, né?
        Num foi vc que ofereceu algumas codornas? Achei, que vc lucraria mais, vendendo-as, pois não?
        Mas, os meninos estão melhor servidos, com suas oportunas e preciosas orientações, as quais agradeço.

  110. Posted by marcos on 06/11/2014 at 10:01

    bom dia ! minha chocadeira tirou 28% a temperatura vareia 37,8 a 38,3 .pode ser a temperatura ?

    Responder

  111. Posted by osmar on 05/11/2014 at 07:55

    Cada pergunta boba, o cara fabrica chocadeira vai indicar as dos outros!

    Responder

  112. Posted by Walmir Dantas on 04/11/2014 at 19:51

    oi seu Paulo, boa noite, depois q os pintinhos nascem, o sr. deixa eles na criadeira por qtos dias ?

    Responder

    • 30………………………………………………………………………..minutos.

      Responder

      • Posted by antonio bezerra vazs on 05/11/2014 at 00:59

        quero que o sr me informe uma marca de chocadeira boa pois a que tenho nao é boa

      • Sinto muito, não posso fazer isso. Acho que é falta de ética.
        Todas são feitas para aquecer e manter a temperatura. E, fazem o serviço. Geralmente, a falha está fora dela, seja no operador, seja na criação, alimentação, etc.
        Afinal, partimos do pressuposto de que, todos trabalham com as melhores intenções, né?
        Não posso julgar o trabalho, de qualquer que seja.
        Eu digo, sempre que faço uma hoc para mim, e vou adicionando penduricalhos nelas.
        Mas, como disse, são para mim.

  113. Posted by Walmir Dantas on 02/11/2014 at 10:04

    oi seu Paulo, bom dia, esse negócio de falta de energia elétrica ferra com a vida de quem meche com chocadeira, ontem aqui faltou luz duas vezes e na última vez ficou mais de 4 horas sem luz, ainda bem que eu tenho um no break para essas horas difíceis… agora a pergunta que te faço: será que dá pra montar a chocadeira que funcione 100% com 12v ? obg.

    Responder

    • Dá. Estou fazendo a 2a.
      Há vantagens – baixo custo, manutenção quase zero – a bateria fornece energia estável aos relês, termostato, motor, ventiladores, diminuindo consideravelmente. E o material é em médio 50% mais barato.
      Tenho notado que em 127 ou 254V, a parte elétrica é a mais cara, mas em 12V, a caixa, fica sendo a mais cara.

      Responder

      • Posted by Marconny on 23/11/2014 at 16:53

        Sr. Paulo, quando terminar o protótipo da choc 12V, por favor me avise por e-mail. Tenho interesse!

      • Acho que seu interesse só vai até o custo dela.
        Não fiz um protótipo.
        Fiz uma choc que está funcionando.
        E, devido à complexidade, e ao meu desconhecimento, de determinados circuitos, ficou bem cara, pelo menos, para meus parcos bens.

  114. Posted by Walmir Dantas on 30/10/2014 at 19:28

    oi seu Paulo, boa noite, me responda uma dúvida, o ventilador interno da chocadeira fica ligado direto ou ele só liga quando o termostato liga a resistência ? obg.

    Responder

  115. Posted by Walmir Dantas on 26/10/2014 at 20:30

    seu Paulo, na minha próxima chocada vou retirar sistema de viragem dos ovos, vou fazer um teste, o que o sr. acha? vou só controlar umidade e temperatura.

    Responder

    • Acho que devia ter observado o comportamento da galinha, antes de gastar dinheiro numa coisa, que só arrasta ovos prá lá e prá cá.
      Arrastar ovos! kkkkkkkkkkkkk
      Não existe galinha tão idiota! kkkkkkkkkkkk
      Acho interessante o comportamento de alguns “CRIADORES”, que só pensam em lucros, e esquecem de observar o comportamento próprio (falta de interesse, ou curiosidade), e da principal interessada – A GALINHA.

      Responder

  116. Posted by Walmir Dantas on 26/10/2014 at 09:30

    oi seu Paulo, bom dia, existe alguma forma de saber se o ovo está galado ou não antes de por na chocadeira ? obg.

    Responder

  117. Posted by Walmir Dantas on 22/10/2014 at 13:10

    oi seu Paulo, parabéns pelo blog, o sr. ajuda mta gente, bem,eu construí minha chocadeira a partir doq vi e estudei na net , como sou tecnico em eletrônica, projetei e construí o termostato junto com temporizador da viragem, uso ela no meu sítio e aqui a humidade do ar fora da chocadeira fica sempre acima dos 75% por causa das árvores, tbm a temperatura interna da chocadeira varia de 37,7° a 38,2° deixo o termostato nessa temperatura pq aqui eh zona de serra, por isso faz frio aqui, minha dúvida eh se a temperatura está boa ou se devo abaixar? e se a humidade esta boa, agradeço desde já.

    Responder

    • Minha choc varia de 37,2 a 40, e funciona muito bem.
      Quanto à umidade, pinto só afoga se cair dentro da bacia de água.
      Se água matasse, como ele viveria dentro da clara?

      Responder

  118. Posted by acacio fernando on 13/10/2014 at 08:16

    Gual o maximo e minimo de temperatura que um pinto aguenta depois do decimo dia

    Responder

  119. Posted by Juliano on 10/10/2014 at 01:54

    Sr Paulo, minha chocadeira tem 2 lampadas, hoje não sei o horário queimou uma lampada e eu não estava em casa, a noite quando retorno e vejo a umidade estava muito alta alguns ovos tinham um pouco de água em baixo, hoje completa 7 dias de encubação substitui a lampada queimada porem quando cheguei os ovos estavam mornos acredito eu que em torno de 20 graus …perdi a chocada??

    agradecido pela atenção..

    Responder

    • Em que cidade você está?
      Eu estou no norte do Paraná, e você?
      Perto da sua cidade, tem rio ou represa?

      Responder

      • Posted by Juliano on 10/10/2014 at 22:26

        Moro em Ponta Grossa Paraná tbm, moro no centro da cidade, mas acredito que o que causou o grande volume de umidade foi de uma das 2 lampadas queimarem,e como eu nao estava em casa a temperatura foi caindo e a umidade aumentando devido a falencia de calor, então o meu medo é esse , a temperatura estava 22 graus funcionando com uma lampada, acredito que a umidade passava de 80 % eles sobrevivem por um certo tempo mantendo essa media de calor e umidade?? hoje completou 7 dias de encubação..

        grato

      • Não quero atrapalhar, sua experiência na arte de imitar o fiofó da galinha.
        Não há como saber, se perdeu ou não, a “chocada”; portanto, vá até os 21/23 dias.
        Qualquer coisa que eu diga, estragará o seu grand finale, e eu detesto fazer isso.

      • Posted by Juliano on 10/10/2014 at 23:21

        intendo eu ia jogar fora esses ovos e colocar outros mas com vc falando assim vou deixar ate 21 23 dias
        vlw pela força

      • Juliano, perca um pouco de seu precioso tempo e dê uma lida nas respostas do blog.
        Já são mais de 2.000, e com certeza encontrará o que procura.
        Há um filtro no blog, criado por meu filho, em respeito aos meus, mais de, 70 anos, que impede respostas iguais ou parecidas.

  120. Parabéns seu Paulo pelo blog, estou acompanhando e aumentando meus conhecimentos sobre este assunto…

    Responder

  121. Posted by Jorge Lundgren on 04/10/2014 at 14:13

    Seu paulo estou muito triste, acabado, um derrotado, sou um zé ninguem, 50 ovos seu paulo isso mesmo, 50 ovos coloquei na minha primeira experiencia, fiz um galinheiro enorme, comprei telhas, cimento, areia, telas, passei 7 dias construindo, pra no dia da ecolosao 4 pintinhos nascerem, meu coração está despedaçado, creio que a temperatura estava errada, ficou variando entre 38.3 e 38.5 graus constrantemente… acho que foi demais né ? tbm acho que terei que controlar a humidade com um aparelho… mesmo colocando a agua certinho conforme tabela,,, onde moro é sertao e ta um calor infernal… daqueles que nossa boca racha com a secura.
    .
    Entao seu paulo 3 perguntas basicas pro senhor me ajudar e nao me deixar mais deprimido pos nascimento de tao poucos pintinhos… a temperatura tava muito alta ?
    Devo comprar um aparelho pra medir a humidade interna da chocadeira? pq essa &¨%& desses fdp construtores de chocadeira ja nao mandam com um medidor de humidade ?
    .
    te amo seu paulo… ajuda ai seu mito.

    Responder

    • Seu paulo estou muito triste, acabado, um derrotado, sou um zé ninguem, 50 ovos seu paulo isso mesmo, 50 ovos coloquei na minha primeira experiencia, fiz um galinheiro enorme, comprei telhas, cimento, areia, telas, passei 7 dias construindo, pra no dia da ecolosao 4 pintinhos nascerem, meu coração está despedaçado, creio que a temperatura estava errada, ficou variando entre 38.3 e 38.5 graus constrantemente… acho que foi demais né ?
      R – “Tadinho” do minininho! Tão deprimido!
      Então lá no deserto, onde faz mais de 40ºC à sombra, num nasce pintinhos? Quer dizer que as reportagens da TV de gente vendendo galinhas em feiras, são fantasias?
      tbm acho que terei que controlar a humidade com um aparelho… mesmo colocando a agua certinho conforme tabela,,, onde moro é sertao e ta um calor infernal… daqueles que nossa boca racha com a secura.
      .
      Entao seu paulo 3 perguntas basicas pro senhor me ajudar e nao me deixar mais deprimido pos nascimento de tao poucos pintinhos… a temperatura tava muito alta ?
      R – Estava alta, sim, mas não interferiu. A falta de umidade – sua boca rachou, mesmo? – sim.
      Devo comprar um aparelho pra medir a humidade interna da chocadeira?
      R – Tá com dinheiro pra jogar fora, jogue no meu quintal, viu!
      pq essa &¨%& desses fdp construtores de chocadeira ja nao mandam com um medidor de humidade ?
      R – Duvido que tenha conhecido minha mãe, por isso vou deixar passar. Vc já ouviu falar em previsão do tempo? Vá ao site “Tempo Agora” ou “Climatempo”, e veja a umidade relativa do ar, todo dia. Bote uma resistência aquecendo a água, e terá umidade dentro da choc. Essa coisa que vc tem no final do pescoço, sobre os ombros, num serve pra pensar? Pois é! Use-a. A umidade não é só a da choc, mas da região toda. E vc só pode mudar a da choc. Ou já aprendeu a dança da chuva?
      te amo seu paulo… ajuda ai seu mito.
      R – CARMA AÍ, Ó PARVO. VÁ COM ESSE AMOR, PRA LÁ DE BAGDÁ! KKKKKKKKKKK
      Primeiro me chama de FDP, (sim, pois eu tb faço chocs), depois vem com eu te amo! Isso é coisa de “cabra macho”, sô? kkkkkkkkkkkkk
      MITO? Mito em quê? kkkkkkkkkk

      Responder

      • Realmente, comprei um medidor de humidade e é uma porcaria, se for por ele não nasce nada, fui inventar de seguir ele, perdi 48 ovos de gansa, só nasceu um gansinho.

      • Vc, por acaso, lembrou de quebrar os ovos e ver se estavam fecundados?
        A umidade anda baixa por demais, em todo o país, mas, se houvessem ovos férteis, por certo nasceriam mais, mesmo com vc servindo como “parteiro”, né?
        Não se deixe abater por isso.
        Aqui, não tirei um único gansinho este ano,(pudera os ovos não estavam galados), mas, as gansas entraram em postura esta semana, depois de mais de 2 meses de “folga”.

  122. Posted by RENE on 24/09/2014 at 13:32

    O QUE DEVO FAZER QUNDO QUEIMA A CHOCADEIRA FALTANDO 3 DIAS P/TIRA TIRAR OS PINTINHO (MORO NA ROÇA E NÃO TENHO COMO MANDAR AARRUMAR

    Responder

    • Vc pode experimentar manter os ovos aquecidos com um cobertor umidecido, e aquecido com um ferro elétrico.
      Mas, o que é que queimou na choc? Se foi a resistencia. coloque uma lampada lá dentro que funciona do mesmo jeito.
      Se foi o termostato, mantenha quente os ovos.

      Responder

  123. Posted by Rafael on 10/09/2014 at 22:34

    Meus aquecedores queimaram por falta de agua marca da chocadeira galinhachoca
    fiz o pedido vai demora 2 dias pra chegar ; vou perder meus ovos.?

    Responder

    • Sabia que “galinha choca”, lá um dia, sai do “chôco”? kkkkkk
      Muita imprevidência, né? Ter uma coisa mecânica e não ter peça de reposição?
      Para evitar esquecimentos, porque não usa um injetor de água automático?
      Cobro pouco para ensinar.
      Quanto aos ovos – como vou saber? Não estou dentro deles!

      Responder

      • Posted by Jorge Lundgren on 21/09/2014 at 15:43

        Seu paulo sou burro e nao achei o lugar pra fazer uma pesquisa especifica entao vai por aqui mesmo, e tbm que informa-lo que é a primeira vez que vi seu blog… ri muito com sua brutalidade, porem imagino que se fizer o mesmo comigo ficarei deprimido. minha duvida é a seguinte comprei uma chocadeira creiio que bem vagabunda pelo mercado livre e ja estou com ovos nela a 14 dias… tirei os ovos nao galados… mas nao vem ao caso… é o seguinte ela vem com uma tabela a ser seguida durante os dias… e pede sempre pra eu completar a agua com agua morna… porem a agua que fica dentro da chocadeira nao é morna e sim fria… qdo coloco a agua morna dentro pra completar ela por ser pouca quantidade nao altera praticamente em nada a temperatura da agua… entao pra que porra é preciso colocar agua morna… eu tou fazendo certo ?

      • ri muito com sua brutalidade, porem imagino que se fizer o mesmo comigo ficarei deprimido
        R – Calma, é que entra cada pergunta aqui que é de lascar, né?
        Quisera eu ser “burro”, de quatro patas! Animal inteligente tá ali. Passa uma vez no caminho e num esquece. Se ocê dormir na volta, ele volta sozinho para casa. Num mete a pata em buraco, como o cavalo. Dorme em pé (já viu um burro morrer picado de cobra?).
        Dorme é maneira de dizer, porque as orelhas do danado ficam como um radar – pra lá e pra cá, atentas.
        E trata de lavar essa porra da boca, ó minino boca suja! kkkkkk Eita, farta di chinelu, sô! kkkkkk
        Prá num ter que colocar a água quente, é que coloquei uma resistência dentro da bacia.
        As chocs que faço, já dispõe de aquecimento externo.
        O cara manda colocar água quente, na vã esperança de que ela, (a água), continue morna, a choc derreta logo com a umidade, e vc compre outra.
        Como vc deve ter visto no blog, eu aqueço a água, para aquecer a choc, tôda.

      • Posted by Jorge Lundgren on 22/09/2014 at 10:05

        Entaum a agua tem que se manter morna constantemente dentro da chocadeira ? se for isso fudeu pq a chocadeira nao tem cacife pra manter ela morna nao… sempre que vou completar a agua que ponho a mao dentro da agua ela está numa temperatura padrao… eu diria que fria… o senhor acha uma boa ja que estou no 15o dia substituir toda a agua existente nela por agua morna como meio de dar uma umidecida boa ? ou deixo como está… obrigado por responder mito das galinhas rsrsrsrss

      • O que falei é que aqueço a choc, aquecendo a água, dando assim maior umidade .No seu lugar, eeu seguiria o bom senso.
        Chocs comerciais, são feitas para trabalhar em uma época que o tempo esteja ótimo, umidade relativa do ar em torno de 60%, eetc. Não são feitas para trabalhar o ano todo.
        Se vc quer uma que faça isso, é melhor pensar em algo mais sofisticado.
        A apostila que disponibilizamos, é uma boa indicação para resolver seu problema; basta saber ler e interpretar textos.

  124. Posted by erik Silva on 06/09/2014 at 22:56

    olá seu Paulo, Boa noite o senhor poderia me dizer se eu posso fazer um furo na parte de cima da chocadeira, pois coloquei um aquecedor de aquário de 30w na bandeja da chocadeira e notei q a temperatura subiu lá dentro pois o ventilador e ou 4 barracos que ela tem em baíxo não estão dando vazão de jogar o ar quente para fora, para que a temperatura não ocile tanto.

    Responder

    • Não entendi sua preocupação.
      A idéia não é exatamente o que está acontecendo com sua choc? Aquecer lá dentro, aumentando a umidade?
      Se vc jogar fora o ar quente, o que vai ter lá dentro? Ovos chocos?
      Faça o que quiser, a choc é sua, né? Mas, se torná-la uma peneira, como vai estabilizar a temperatura? Aliás, o que você entende por temperatura estável?
      Não sei que tipo de termostato está usando, assim como desconheço o tipo de sensor de temperatura.
      ASSIM FICA DIFÍCIL, NÉ?

      Responder

  125. Posted by lucinei on 03/09/2014 at 21:25

    ola é a primeira vês que participo e gostaria de saber se devo ou não desligar a chocadeira 2 dias antes de começar a nascer os pintinhos

    Responder

    • Como digo: a choc é sua, vc faz o que quer, né?
      Mas, eita idéia de jerico, né?
      Me explica uma coisa: na hora que o pintinho precisa de um aumento de calor, vc vai desligar a choc?
      Se for pra matar o bichinho, pra que gastar tempo e dinheiro, por 19 dias?

      Responder

  126. Posted by alan on 25/08/2014 at 21:40

    boa noite eu queria saber se quando faltar três dias pra os pintinhos nascer e preciso retirar a vasilha de agua da chocadeira

    Responder

    • Num sei quem foi o asno que falou isso.
      O JN hoje, disse que a umidade do ar, na maior parte do Brasil, estava em torno de 14%.
      O pintinho precisa de 65% ou mais para nascer, e você vai tirar a bacia de água?
      Tá dando tiro no pé?

      Responder

  127. Posted by Eliane on 22/08/2014 at 00:11

    Parabéns por este lindo blog!

    Responder

  128. Posted by Eliane on 22/08/2014 at 00:09

    Fiz algumas chocadeiras,e obtive sucesso,só que tenho uma grande dúvida,e gostaria se possível uma resposta.É necessário pulverizar os ovos todos os dias para evitar colar a placenta? Quando falta 3 dias para nascer precisamos tirar a bandeja d’agua? A temperatura pode permanecer 37,5 no começo até o fim?Posso investir por dentro da chocadeira de isopor papel laminado? Qual a temperatura ideal para nascer fêmea,porque vi um comentário que determinada temperatura nasce mais fêmea.
    Sr: Paulo,quero lhe parabenizar por este maravilhoso site.
    Agradeço a atenção,

    Responder

    • É necessário pulverizar os ovos todos os dias para evitar colar a placenta? R- Já vi milhares de galinhas, e nunca vi um pulverizador de água, na barriga delas. No entanto, já vi galinhas correndo atrás de uma poça d”água, molhando as penas e voltando ao ninho, em dias muito secos.
      Quando falta 3 dias para nascer precisamos tirar a bandeja d’agua? R- Pelo contrário. Na eclosão, a umidade deve estar alta, e se possível, aumentar a temperatura em 0,3 a 0,5ºC.
      temperatura pode permanecer 37,5 no começo até o fim? R- Eu trabalho com temperatura oscilando entre 37,3º e 38,2º, média de 37,7º, sem problema algum.
      Posso investir por dentro da chocadeira de isopor papel laminado? R- Pode, ( a choc é sua, né? e quem sou eu pra palpitar na sua casa?), mas se estiver pensando em resolver o problema da umidade, não adianta coisa alguma. Eu revesti até com fibra de vidro, colada à caixa de madeira, e não deu certo. A umidade passa e apodrece a caixa. É por isso que faço a choc em chapa galvanizada.
      Qual a temperatura ideal para nascer fêmea, porque vi um comentário que determinada temperatura nasce mais fêmea. R-Não sei se tem isso. Notei que nascem mais fêmeas ou machos, modificando a temperatura, mas, confesso que não contei
      os machos ou fêmeas mortos.

      Responder

      • Posted by Fabiano on 22/08/2014 at 08:51

        Paulo, por favor permita que dê uma dica a Eliane. Não existe esta de temperatura X nasce mais fêmea ou macho, é na hora da fecundação do ovo que dependendo do zigoto que “macho – X ou Y” onde X determina fêmea e Y macho é que já está definido que será macho ou fêmea, não existe também ovos mais pontudos serem macho e arredondados serem fêmeas, fiz vários testes e no sentido do formato e sempre o resultado não modificou em caso de macho/fêmea. Mas há técnica em escolher os ovos para aumentar a eclosão primeiro relacionado à boa alimentação e ovos de matrizes não muito novos ou velhos – tanto a escolha dos ovos: 1- Descarte os com formatos anormais ou tamanhos anormais. 2- Faça uma ovoscopia usando uma boa lanterna num lugar mais escuro, descarte os que tem micro rachaduras, câmera de ar ou grande ou pequena demais ou em local diferente. 3- Se possível desinfete os ovos com Kilol-L – motivo – não esqueça que o ovo é posto pela cloaca e devido as fezes contaminar a casca e dependendo da situação matar o embrião e aumentar as chances do embrião morrer no desenvolvimento do ovo e não eclodir e diminui as chances de doença pós nascimento – fiz testes e confirmei que é a realidade. Espero ter ajudado.

      • Obrigado, menino.
        A resposta à pergunta da Eliane, já foi dada, repetidamente, no blog. Eu preferi crer no que ela falou, sobre ter lido todas as respostas do blog.
        Para evitar a repetição de respostas, facilitando meu trabalho, meu filho colocou um filtro no blog, que apaga respostas idênticas. Por isso não pude encompridar a coisa, como, sábiamente, você o fez.

      • Obrigado, menino.
        A resposta à pergunta da Eliane, já foi dada, repetidamente, no blog. Eu preferi crer no que ela falou, sobre ter lido todas as respostas do blog.
        Para evitar a repetição de respostas, facilitando meu trabalho, meu filho colocou um filtro no blog, que apaga respostas idênticas. Por isso não pude encompridar a coisa, como, sábiamente, você o fez.

  129. Posted by josemo vargas albuquerque de oliveira on 17/08/2014 at 15:29

    Esse site e simplesmente maravilhoso, o Sr sabe que lhe acompanho, porém em uma outra oportunidade solicitei ao sr o esquema de uma chocadeira que o sr havia feito um esquema para chocadeira com aquecimento em oleo dísel, mais uma vez peço o esquema e me informe o valor do resarcimento. Um forte abraço

    Responder

    • Josemo, boa tarde!
      Porque será que quando o camarada começa bajulando, logo ele solta um baita abacaxi para que eu descasque. kkkkkkkkkkkkkkkk.
      Há um engano, aqui. Jamais pensei em fazer um aquecedor a óleo. Menos ainda a óleo diesel – já pensou diesel com quase 30% de álcool, dá um belo estouro, né?
      Acho que já falei em usar um aquecedor a óleo, do tipo dos usados em residências, para aquecer uma choc grande, mas, pensei direito, e mudei de idéia.
      No entanto, não desisti de propor uma solução a um amigo do MS, experimentamos, e foi mais prático, usar um aparelho de ar condicionado, pois o mesmo faz o controle de umidade.
      Compramos no ferro velho, um aparelho de um ônibus batido, e funciona muito bem. Ele é tocado por uma bateria de ônibus e um geradorzinho com carregador.
      Mas, a choc dele, com espaço para chocagem de 3600 ovos e eclosão de 1200 ovos/semana, é um cômodo de alvenaria, com 18m3.
      E para isso não é necessário esquema. Vc só precisa de um instalador de ar condicionado, né?
      Simples, né?

      Responder

  130. Posted by branco procopio on 14/08/2014 at 14:16

    qual a umidade ideal pra chocadeira em ovos de galinha?

    Responder

  131. Posted by marcio dias de oliv eira on 13/08/2014 at 22:13

    seu Paulo gostaria de saber qual a marca de chocadeira o senhor me indicaria para comprar meu nome e Marcio e estou muito confuso pelos os poblema que tem acontecido nas chocadeira

    Responder

    • Se eu conhecesse, uma marca de choc que tivesse metade da eficiência de uma das minhas, e ganhasse alguma coisa com isso, indicaria.
      Mas, não conheço.

      Responder

  132. Posted by João on 01/08/2014 at 11:33

    Bom dia, gostaria de saber se o álcool 70% pode ser utilizado na desinfecção da chocadeira antes de iniciar uma incubação ou pode deixar algum resíduo que traga prejuízo ao processo incubatório? Obrigado

    Responder

  133. ola!! gostaria de saber qual a função do rele contador ? e se a saída que foi mencionada do termostato e a saída que aciona a resistência !!

    Responder

    • ola!! gostaria de saber qual a função do rele contador ?
      R – Não sei.
      Do contator, sei. Ele liga a energia à resistência, sem passar pelo termostato.
      e se a saída que foi mencionada do termostato e a saída que aciona a resistência !!
      R – Sim.

      Responder

      • Posted by wanderson da silva on 24/08/2014 at 19:27

        ai cara o que fasso para que os pintinhos nao morra dentro dos ovos coloque 70 ovos para tira so que nasceu 45 pintos mais de 1 duzia nao tinha pinto e o restante morreu dentro do ovo nao conseguiu fura a casaca do ovo

      • ai cara
        R – Cara? Cadê o diabo do respeito?
        o que fasso para que os pintinhos nao morra dentro dos ovos
        R – Não sei.
        coloque 70 ovos para tira so que nasceu 45 pintos mais de 1 duzia nao tinha pinto e o restante morreu dentro do ovo
        R – tirou quase 70%, e tá reclamando do quê?
        (Me desculpe, mas não acredito nisso. Nem as avícolas estão tirando 50%.)
        nao conseguiu fura a casaca do ovo
        R – Caboclinho rico, sô! Os ovos do danado usam casaca! Por acaso, lendo o blog, você num leu a recomendação de: procurar um veterinário, pegar uma receita para comprar algum suplemento de vitaminas, para as galinhas?
        Se tivesse dado mais vitamina E, então, talvez, tenha alcançado os 70% que diz.

  134. Olá SeuPaulo, estive a ler e vi que o Fabiano cria codornizes (cordonas). Será possivel dar-lhe o meu e-mail para entrar em contacto para trocar algumas ideias para ver se consigo melhorar a minha taxa de eclosão relativamente às cordonas.
    Obrigado e bem haja.

    Responder

  135. Olá SeuPaulo, sei que já se falou por aqui na calibração dos termostatos e como se deve fazer, a minha duvida é quando faz esta calibração com o termometro de mercurio, ou farmacia como tambem lhe chamam, faz com a chocadeira trabalhando normalmente, ou seja usando o rabo quente para aquecer e compara os valores, ou usa outro ambiente mais seco para fazer a calibração? É que com a variação da humidade as leituras do termometro tambem variam..
    Desde já obrigado.

    Responder

    • Você quer calibrar o termostato ou a choc inteira?
      Nuninho, mô fio, ponha a sua cabecinha a funcionar, só um pouquinho. Ou tá fazendo frio aí, tomém, e ela congelou?
      Coloque o termômetro junto ao sensor do termostato, e faça com que as leituras sejam iguais.
      Claro, trabalhando com o deslocamento de indicação do termostato, que no meu caso é de 5ºC, para mais ou para menos. (Leia o manual do termostato).
      Lembre-se que uma choc não é um instrumento de laboratório. É uma imitação do fiofó da galinha, e só.

      Responder

  136. Posted by Josimar on 24/07/2014 at 09:43

    Ola bom dia. Tenho uma chocadeira com capacidade pra cem ovos. Regulo ela em 37.5…. a cada tres ou 4 dias completo a agua da bandeja. Mas mesmo assim qdo os pintinhos bicam o ovo pra nascer a maioria morrem. aquela pele branca fica igual uma sacola
    . Parece q e esta pele q nao deixa o pintinho nascer. Qdo coloco os ovos chocarem em galinhas tira uns pintinhos saudaveis. [Tira mais de 90%] minha chocadeira tem um ventilador por cima no meio. Eu ando lento a respeito da umidade. Mas como eu faço pra saber em qtos por cento esta a umidade da minha chocadeira. No display dela so regulo a temperatura em graus. Se puder mi ajudá. Desde ja agradeço
    .

    Responder

    • Tenho uma chocadeira com capacidade pra cem ovos. Regulo ela em 37.5…. a cada tres ou 4 dias completo a agua da bandeja. Mas mesmo assim qdo os pintinhos bicam o ovo pra nascer a maioria morrem. aquela pele branca fica igual uma sacola
      Parece q e esta pele q nao deixa o pintinho nascer.
      – Falta umidade dentro da choc.
      Qdo coloco os ovos chocarem em galinhas tira uns pintinhos saudaveis.
      – Mas, se observar o comportamento da galinha, verá que ela vai atrás de alguma poça ou vasilha d’água, molha as penas da barriga e volta ao ninho.
      Tira mais de 90%.
      – Volte a observar o comportamento da galinha – os ovos estragados ou não galados, a galinha os come, para que não atraiam predadores. Por isso vc não encontra ovos estragados nos ninhos.
      minha chocadeira tem um ventilador por cima no meio.
      – É uma forma do fabricante ganhar dinheiro, já que o ventilador chinês, funcionando de ponta cabeça, dura uns 70/90 dias. Então, começa a roncar, aquece, e descontrola a temperatura interna.
      Eu ando lento a respeito da umidade. Levei um tempo para entender seu “lento” no lugar de “lendo”. Mas se leu a respeito de controle de umidade, deve saber que:
      1-não há como determinar a umidade exata de um ambiente;
      2-Um umidostato, acoplado ao termostato com ou sem timer, custa em torno de 450,00/600,00, bem mais que o que vc pagou na sua choc;
      3-Uma maneira prática, é vc ler na previsão do tempo, diária, a umidade relativa do ar.
      Após, pense um pouco: Se umidade relativa estiver em 60%, vc empurra esse ar, com um ventilador para a resistência que queima mais umidade ainda, e o pintinho precisa de no mínimo 70% para nascer.
      Mas como eu faço pra saber em qtos por cento esta a umidade da minha chocadeira.
      -Não faz. Vc precisa do equipamento que falei acima, e um umidificador. Vai precisar também, de um revestimento eficaz, para sua choc não derreter.
      -Use a cabecinha, mais uma vez, e afaste os ovos que ficam debaixo do ventilador. Além de ficarem mais secos, não esquentam.

      Responder

  137. Boa tarde Sô Paulo! Antes de mais nada, quero lhe falar que apesar de não entrar no blog, leio muito e realmente é o que mais aprendi, quanto a viragem dos ovos realmente em testes percebi que é o mesmo do que não ter, portanto muitas vezes nas chocadeiras que compro comerciais tiro a grade, pois sou criador de codornas chinesas e os pintainhos são minúsculos e podem se machucar com elas, mesmo que desligadas. Minha pergunta é relativamente fácil, pq tive que trocar a minha chocadeira pq era de madeira MDF a umidade do ar era baixa e muitos bicavam a casca e não nasciam, e quando colocava um aquecedor de aquário começou a empenar a madeira então vivia num dilema: destruir a chocadeira ou ter uma boa taxa de eclosão? Então comprei esta de plástico (sempre dei bem com a marca Golden). Esta chocadeira ventila para cima, o ar passa pela resistência e coloquei um sensor em lugares diferentes que mede a temperatura e a umidade e a diferença máxima era mínima (0,2 graus C), a umidade indicadora no visor era praticamente idêntica também ao do sensor que tenho que não é da chocadeira. Minha dúvida é quanto a umidade relativa e esta chocadeira usa a mesma técnica do aquecimento da água, então basta programa-la que chega ao ponto desejado, é cara, mas pelos testes é de longe a melhor que vi. Minha dúvida é relativamente simples: qual é a umidade que deixo programada, por exemplo, 60% até o 14 dia e depois 70%? Obs – a chocadeira antiga agora vai ser usada apenas após os pintainhos nascerem para ficar numa boa temperatura, durante uma semana no máximo esta foi minha idéia.

    Responder

    • Como trabalho com o aquecimento da água, como sistema principal, a umidade é alta durante todo o processo.
      Já li, não lembro onde, que codorna é, por natureza, de clima seco, portanto, eu não mexeria na umidade final. Apenas manteria a umidade o mais alta possível, durante o processo todo.

      Responder

      • Posted by Fabiano on 14/07/2014 at 00:48

        Agradeço pela indicação! Vou tentar usar em 65% durante todo o processo então e depois falo o resultado. Outubro estarei de férias, aonde se vc desejar posso oferecer ovos férteis desta espécie para vc, acredito que pela sua boa colaboração seria um “presente” mais do que merecido, para mim não tem fins comerciais, sendo apenas uma terapia que me faz muito bem. Acredito que vc conheça, a codorna chinesa é minúscula e ornamental, mas mesmo assim produzem bastante ovos.

      • Em outubro, se Deus permitir que eu esteja vivo até lá, estarei com a choc funcionando, e sim, aceito os ovos.
        Não custa experimentar algo novo, não é?
        Eu estou em Cornélio Procópio-PR, e precisamos acertar o envio, assim como o custo de correio e embalagem.

      • Posted by Fabiano on 14/07/2014 at 23:44

        SeuPaulo, fico feliz por aceitar o presente, o que posso falar é que são aves que não servem para carne, mas para ovos sim, até os 15 dias de idade são mais sensíveis dos filhotes de galinha, depois desta idade vão ficando mais fortes, até ficarem tão resistentes ou mais do que as galinhas. Elas chocam seus próprios ovos em lugares bem montados e espaçosos, gostam muito de areia e se molharem elas correrá um grande risco em matar elas – falo isto pela experiência que tive com codornas japonesas, dizem que é a mesma coisa. Os ovos assemelham muito com das galinhas caipiras – várias cores e sem pintas, porém beeem menores, em torno da metade os ovos das codornas japonesas. Se quiser, pode mandar um email para mim que já lhe adiciono nos contatos e assim que souber o dia que entrarei de férias lhe aviso para combinarmos a postagem, se tiver fins comerciais desta ave, o casal dela está sendo vendido há um bom preço, se conseguir mandar uns 50~60 ovos mais ou menos, dá para começar já ter sua criação rápido. Muito obrigado mais uma vez!

      • Tudo bem, meu garoto.

      • Posted by Fabiano on 14/07/2014 at 23:45

        Quis dizer aves ornamentais.

      • Eu entendi. E, pra dizer a verdade, rendem mais, mesmo.

  138. olá, gostei do post parabéns, mas pode me tirar uma duvida, o senhor usa somente uma resistência na bandeja de agua que fica embaixo dos ovos, ou tambem tem uma reistencia na parte de cima da chocadeira, obrigado.

    Responder

    • Em 99% do período, só a inferior.
      Em dias chuvosos, ligo a superior, para baixar a umidade.
      Mas somente para ovos de galinhas.
      Se tiver ovos de gansos, patos ou marrecos, só a inferior.

      Responder

  139. Posted by Michelly Vieira de Almeida Bueno on 10/07/2014 at 21:18

    Perdão seu Paulo sao 38 graus Celsius

    Responder

  140. Posted by Michelly Vieira de Almeida Bueno on 10/07/2014 at 21:16

    Oi boa noite seu Paulo, tenho uma chocadeira Golden 70 ovos automatica que esta com a temperatura 34 graus celsius e percebi que os ovos qur fica embaixo de ventoinhabesta mais frio que os outros me ajude oque fazer.Desde ja muito obrigada

    Responder

    • Michelly, na grande maioria das vezes, o camarada que projeta uma choc comercial, jamais viu o fiofó da galinha.
      Igualmente, nunca procurou medir, as várias alterações de temperatura, dentro da choc. E, também, duvido que ele tenha pensado na distancia entre o ventilador e os ovos, e menos ainda na potência do ventilador.
      A função do ventilador é tornar a temperatura homogênea (igual) em toda a choc. Se fôsse um ventilador, do tipo daqueles de computador, de baixa potência, e colocados 2 nos lados da choc, faria melhor serviço.
      A desculpa, para não fazer isso, é a mais estapafúrdia possível: fica complicado, ou o fabricante não tem, o que deveria ter, naquela pelota que chamamos cabeça, conhecimento para tanto.
      E, diminuiria em R$43,00, o custo da choc. É a mesma coisa com a viragem de ovos. O camarada jamais viu um ninho de galinha ou uma galinha chocando.
      Eu acredito, sinceramente, que a natureza seja mais sábia que o homem, principalmente, em se tratando de ovos. Nunca vi uma mulher botando OVOS.
      O que acontece na sua choc, é o que acontece em todas as chocs “comerciais”: o ventilador sopra pra cima, o ar que vem dos ovos frios, e, abaixo dos ovos, tem uma bacia de água fria. Os ovos não vão aquecer com esse sistema.
      Uma solução, seria vc colocar uma lata de goiabada, sem o fundo, em baixo do ventilador e dispor os ovos à volta dela. Isso faz com que o ar suba, passe pelo ventilador e pela resistência, desça pelos lados da caixa, e aqueça os ovos, de maneira uniforme.

      Responder

  141. Posted by Juciany on 10/07/2014 at 12:59

    bom dia!
    tenho uma chocadeira goldem, acontece que cerca de 70% dos pintinhos geram e morrem dentro do ovo, já na hora de nascer, acho que não estão conseguindo sair. pode ser a casca muito dura? sera que tem haver coma ração? você pode me indicar alguma ração ? estou dando ração de postura.

    Responder

    • Esta resposta vale para o Edilson, também.
      Este fato está acontecendo no Brasil todo e em vários lugares do mundo. Alguma coisa em comum com todos? Milho transgênico, do Brasil.
      Recomendo procurar um veterinário.

      Responder

  142. Boa Noite SeuPaulo, na minha chocadeira, como uso o rabo quente só tenho alguns furos laterais para renovação do ar. é necessário fazer algum furo na parte superior?
    Obrigado

    Responder

    • Não entendi o que o seu rabo quente tem a ver com os furos da caixa.
      Português, tu tá mangando comigo, né?

      Responder

      • Lembro de ter lido num comentario seu que usando o rabo quente quase não era preciso furos de ventilação, pois no aquecimento da agua existe libertação de oxigenio que é suficiente para os ovos, por isso a minha duvida se é necessario os furos no teto ou se são suficientes os que fiz á altura das bandejas de ovos.
        Obrigado mais uma vez por aturar as nossas duvidas, por vezes algumas um pouco idiotas, mas é a perguntar que se aprende.
        Bem haja.

      • Nuno, meu garoto, minha melhor choc, tem as medidas: 60x50x80cm. Ela tem um furo de 32mm, no meio da parte do fundo. Esse meio que falo é na metade da altura e da largura.
        Não sei porque tanta preocupação, em transformar a choc numa peneira.

  143. Amigo eu t enho uma chocadeira golden e eu queria saber de se tem forma de lua pra colocar os avos pra chocar pois eu tenho colocado em minha chocadeira de 70 ovos 40 avos e não estão nascendo todos o que esta a vendo ……….

    Responder

    • O que quer dizer – forma de lua?.
      Nunca pensei em colocar meus avos pra chocar, mesmo porque já são falecidos.
      Quanto à taxa de nascimento, considere os fatores seguintes: 1- seu galo é macho e ativo? trepa nas galinhas, até mesmo no inverno?
      2- as galinhas são belas e formosas? aceitam o galo, mesmo no inverno?
      3- a alimentação é de boa qualidade, e adequada às galinhas e galos?
      ou vc dá a mesma ração para galos e galinhas?
      Com um galo, comendo ração de galinha, vc vai conseguir um galo boiola. E zero pintos.
      Já disse, várias vezes: RESPEITEM AS FÉRIAS DAS GALINHAS.

      Responder

  144. Posted by Ney on 30/06/2014 at 16:42

    pARABENS pelo Blog, muito atencioso Parabens

    Responder

  145. Onde meto a sonda do termostato
    Meto junto há porta da chocadeira ou no lado oposto ?

    Responder

  146. Caros amigos tenho unha chocadeira
    Com 29 cmt de altura
    48 largura
    48 de cumprimento
    Quantos buracos de ventilacao coloco ?
    Onde meto a sonda do termostato
    Na porta da chocadeira (parte da frente )ou no lado oposto (parte detrás)
    Pois ja fiz o teste
    Quando coloco a sonda no lado da porta (na parte da frente )
    O lado oposto ( lado detrás dá uma temperatura de dois graus a mais

    O lado

    Responder

  147. Posso lhe enviar fotos da minha chocadeira
    Para o seu email
    Para o senhor ver melhor

    Responder

  148. Eu tenho na minha chocadeira
    4 buracos na parte de baixo da chocadeira
    Mais um buraco em cada lateral
    Num total de 7 buracos pequenos
    Nao chega para enfiar um dedo
    A minha dúvida também é onde coloco o sensor do termostato
    Eu tenho um volteio automático do de 42 ovos
    Ovos ficam com o bico para baixo
    E tenho o sensor um pouco acima dos ovos
    Quase a tocar na parte de cima da casca
    A minha questão é
    A que altura do ovo meto o sensor ?
    E coloco o sensor no meio da chocadeira ?
    Pois o meu sensor está ligado no topo da chocadeira e desce até ao ovo

    Responder

    • Eu tenho na minha chocadeira
      4 buracos na parte de baixo da chocadeira
      Mais um buraco em cada lateral
      Num total de 7 buracos pequenos
      Nao chega para enfiar um dedo
      A minha dúvida também é onde coloco o sensor do termostato
      Eu tenho um volteio automático do de 42 ovos
      Ovos ficam com o bico para baixo
      -Se a bandeja oscila, coloque os ventiladores na parte de baixo dela, em diagonal, que dá certo.
      E tenho o sensor um pouco acima dos ovos
      Quase a tocar na parte de cima da casca
      A minha questão é
      A que altura do ovo meto o sensor ?
      – Encostando no ovo.
      E coloco o sensor no meio da chocadeira ?
      Pois o meu sensor está ligado no topo da chocadeira e desce até ao ovo
      -Coloque longe de corrente de ar.
      O ventilador, soprando para baixo, cria uma área mais quente, no meio da choc, e soprando para cima, essa área fica mais fria.
      Por isso, recomendo 2 ventiladores, um de cada lado, e um acima e outro abaixo da bandeja de ovos, em diagonal com os lados da choc, para circular o ar.

      Responder

  149. A minha resistencia tem 100 watss
    Vou tirar o ventilador
    Então quantos buracos devo meter para ventilacao ?

    Responder

    • Um de 32mm, no piso, ou o mais baixo que vc conseguir.
      Um, de no máximo 25mm, no fundo, na altura da bandeja de ovos.
      Passe a resistência para o piso, ou para a parte de baixo das laterais, de modo que o calor saia de baixo, né?
      Isso vai criar uma caixa de ar quente, em cima, contribuindo para uniformizar e estabilizar a temperatura.
      Como vc deve saber, o ar quente, sobe. Nesse caso, sobe, fica na caixa de ar quente, e aquece os ovos e a choc por igual.
      O sensor de temperatura, deve medir a temperatura da casca do ovo, que é a que nos interessa.

      Responder

  150. Posted by Nelson on 17/05/2014 at 20:41

    Olá boa noite
    Estou com dois problemas na minha chocadeira
    Contrui uma chocadeira de madeira
    Com 29 cmt de altura
    Por 48 largura e comprimento
    Tenho um resistência quadrada
    E um ventilador
    E termostato
    A minha é questão é nao sei se coloquei mal a sonda só termosato
    Porque está me a dar duas temperturas
    Numa ponta da me 38 e na outra 36,5
    Agora sei se o problema será do ventilador
    Nao sei se o ventilador sopra para baixo ou devo de o colocar a soprar para cima

    Responder

    • Estou com dois problemas na minha chocadeira
      -Pelo que vejo a seguir são mais de dois.
      Contrui uma chocadeira de madeira
      Com 29 cmt de altura
      Por 48 largura e comprimento
      Choc muito pequena, para ter ventilador. Nesse caso, só 2 furos de ventilação resolvem.
      Tenho um resistência quadrada
      -(quantos W?)
      E um ventilador
      -(Que tamanho?)
      E termostato
      -(que marca e modelo).
      A minha é questão é nao sei se coloquei mal a sonda só termosato
      Porque está me a dar duas temperturas
      Numa ponta da me 38 e na outra 36,5
      -Em, quase tôdas as chocs, existem áreas mais frias.
      -Como a sua ficou muito baixa, em qualquer posição, que colocar o ventilador, vai dar diferença de temperatura. Melhor trabalhar com os furos.
      Agora sei se o problema será do ventilador
      Nao sei se o ventilador sopra para baixo ou devo de o colocar a soprar para cima.

      – Exemplo: minha choc, com 80cm de largura x 70cm de comprimento x 50cm de altura, com aquecimento só na água, dá uma diferença de temperatura,de 0,5º, entre a bandeja de eclosão e a oscilante, 15cm acima. Os ventiladores(2 de90x90x2cm) sopram para os lados, em angulo de 30º com as laterais, fazendo o ar girar dentro da choc, e funcionam por 15 segundos a cada 90 minutos, quando acontece a oscilação da bandeja. Por 12 segundos, também, é acionada a valvula de entrada de água. Tenho 2 furos na choc: um para entrada de água e outro para a saída de esgôto. É por elas que entra e sai o ar.

      Responder

      • Posted by mauricio on 30/05/2014 at 13:44

        ola amigo ! eu fiz uma também , e tive que corrigir algo , eu passei por situação igual a essa , pode ser a entrada de ar do ventilador ventilador esta grande , eu tive que reduzir , e aumentei a umidade colocando mais agua , pois os pintinho estava morrendo dentro do ovo , era por falta de umidade , agora esta dando certo . estou colocando um lindo dela para vc dar uma olhada no yotube,

      • Brigadim, viu?

      • Nao consigo ver o vídeo Pode enviar de novo

        Enviado do meu iPhone

        No dia 30/05/2014, às 23:05, “O Quintal do Sô Paulo” escreveu:

        > >

      • Segundo o site, o video foi excluido

  151. Posted by patricio rosan on 12/05/2014 at 14:44

    Gostaria de saber o seguinte, tenho uma chocadeira com capacidade de 120 ovos, a partir do momento que os pintinhos começam a nascer, em média 40 dão certos e o restante morrem ainda dentro dos ovos. Gostaria de saber o porque esta ocorrendo isso? E o que poderia ser feito?
    Obrigado

    Responder

    • Seria ótimo se eu soubesse.
      De um ano para cá, 50% dos pintinhos que nasceram aqui, eu tive que quebrar a casca e tirá-los. Esperei umas 2 ou 3 horas, depois que eles bicaram a casca, e quando vi que não iam sair, acabei de quebrar e os tirei. E, os que conseguiram sobreviver, deu uns 80%.
      Mas, isso está geral.
      Acho que eles não querem encarar a copa e o desgoverno Dilma, né? kkkkkkkkkkkk

      Responder

  152. Posted by Fernando Cintra on 31/03/2014 at 00:44

    Como Sitei Abaixo, da Chocmaster 70 há uma boa chance de ser problema de humidade, se eu colocar um umidostato interligado num aquecedor de aquario na bandeija de agua vai aumentar a humidade resolvendo o primeiro problema em tese..meu medo com isso almentar a temperatura total acima dos 38º por que são aparelhos diferentes..o termostado e umidostato separado…já tentou algo parecido.

    Responder

    • Como Sitei Abaixo, da Chocmaster 70 há uma boa chance de ser problema de humidade, se eu colocar um umidostato interligado num aquecedor de aquario na bandeija de agua vai aumentar a humidade resolvendo o primeiro problema em tese.
      Mas vai criar outro, real e não em tese: apodrecer a caixa da chocadeira que é de MDF.
      meu medo com isso almentar a temperatura total acima dos 38º por que são aparelhos diferentes..o termostado e umidostato separado…
      Pode trabalhar com temperatura em torno dos 38 a 39,5, tranquilamente.
      já tentou algo parecido.
      Uso 2 resistências de 1000Wx220V para aquecer a água e 1 de igual valor para aquecer a parte de cima. É o, algo parecido, que você imagina?
      A chocadeira está ligando por 1,5 a 2 minutos, e ficando mais de 30 minutos desligada.
      A temperatura? Oscila entre 37,4 e 38,8 = média 38º. Não tive problema, ainda.

      Responder

  153. Posted by Fernando Cintra on 30/03/2014 at 13:08

    Olá Bom Dia, tenho uma chocadeira para 70 Ovos Chocmaster, uso Kolo-L para desinfecção coloquei 50 ovos limpos, 1º ovoscopia 4 ovos descartados, segunda ovoscopia mais 2 ovos descartados…restaram 44ovos cheios pesados aparentemente tudo Ok, somente nasceu 5 Pintinho…a chocadeira usa um fulgauge e sempre confronto com termometro digital 37.5 a 37.7…tudo ok …umidade confiro a cada 2dias .. 50 a 60% firme……quebrei os ovos os pintinhos estão grandes e bem desenvolvidos…faltou aquele pique final para nascer…será que é a falta de umidade nos ultimos dias..que geralmente aconselham subir para 80 a 90%..

    Responder

    • Com certeza.
      Foi com uma dessas que comecei. Acontecia a mesma coisa.
      Desculpe, mas, a chocmaster70, não faz medição de umidade. Eu sempre tive que ajudar, patos e gansos, nascer.
      Por isso, resolvi montar as minhas.

      Responder

  154. Posted by lucas on 16/03/2014 at 13:27

    fiz minha chocadeira e coloquei os ovos de codorna,e já ta no dia da eclosão e ate agora nada dos pintos.o que devo fazer ?

    Responder

  155. Posted by rodrigo on 02/03/2014 at 23:21

    qual consome mais energia a lampada de 25w ou a resistencia ?

    Responder

    • Informe a potencia da resistência.
      às vezes, uma resistência menor, consome mais, em virtude de ficar mais tempo ligada, para proporcionar a mesma temperatura, né?

      Responder

  156. Posted by rafael on 21/02/2014 at 21:00

    ola sr. paulo, gostaria de saber o que acontece se a temperatura da chocadeira estiver 1 grau a menos do normal, no caso 36,6

    Responder

  157. Posted by ricardo on 18/02/2014 at 23:25

    sr paulo o que faço pra acabar com a condensação dentro da chocadeira

    Responder

  158. Posted by jorge andrade on 13/02/2014 at 20:30

    boa noite, tenho duas chocadeiras uma com 240 ovos e outra com 120 ovos. mais não está nascendo nem 30 pintinhos em casa ta morrendo na casca. o que ta acontecendo você pode me ajudar

    Responder

  159. Posted by sadraque on 13/02/2014 at 10:19

    paulo me da uma ideia para mim deixar minha chocadeira mais úmida eu só coloco um litro descartável cortado no meio

    Responder

  160. Posted by sadraque on 12/02/2014 at 07:51

    paulo mais tem um amigo meu que tem uma chocadeira e ele falo que ta com pouca umidade sera que isso interfere no pitinho more dentro do ovo

    Responder

  161. Posted by sadraque on 11/02/2014 at 21:40

    paulo minha chocadeira eu mesmo fiz quando chega a hora dos pintinho nascer de 36 ovos 3 nasceu e o resto ta morto dentro do ovo oq eu isso e como faço para isso para se puder me ajudar vou ficar muito grato

    Responder

  162. quantos dias leva para chocar os ovos na chocadeira

    Responder

  163. Posted by Ronaldo dos Santos on 15/01/2014 at 20:18

    Olá Paulo! Tenho um termostato analógico com temporizador, mas depois de uns 3 dias de incubação ele fica girando varias vezes o motor e não desliga sendo que o tempo máximo de energia no motor é 5 segundos no modo normal. Qual componente dele deve ser substituído para o funcionamento correto?

    Responder

  164. boa tarde seu paulo tenho uma chocadeira digital no termostato marca 38 gral mas quando coloquei o termômetro dentro da chocadeira o termômetro marcou 40 graus ,o que eu posso fazer?

    Responder

    • Nada. a temperatura, varia bastante, dentro da chocadeira comum.
      A cada 4 cm de diferença, na altura do sensor, varia até 0,5º.
      Falei de chocadeira comum, porque nas que faço, com aquecimento na água, a temperatura é mais uniforme.

      Responder

  165. Posted by pedro on 12/01/2014 at 21:15

    Boa noite seu Paulo….eu sou novo em chocadeira e quero saber se o ventilador tem que fica ligado ate a eclosão do ovos..e se pode abri a chocadeira pra por agua na vasilha, quando tive pouca água…

    Responder

    • 1- o ventilador tem que fica ligado ate a eclosão do ovos? SIM.
      2- pode abri a chocadeira pra por agua na vasilha, quando tive pouca água? Não deixe faltar água na chocadeira.

      Responder

  166. Posted by antonio bezerra vaz on 10/01/2014 at 00:18

    sr tenho duas chocadeiras na temperatura de 37,5 uma delas as vezes vejo que ela sobe ate para 41,5 abro abano tento resfriar ele baixa assim que fecho a porta ela sobe rapidamente voltando ao normal ´só a noite e por isso já perdi duas chocadas os pintinho chega ate a sangrar o ovo quando ele dá os primeiros trincos na casca e morrem que devo fazer será que é defeito do termostato ? tentei falar com o fabricante mais ele não me deu atenção nem respondeu meu e-mail a marca da chocadeira é goldem nova primeira chocados que pus nela

    Responder

    • troque o ventilador.
      com certeza, ele é rolamentado, e quando enferruja, com a umidade da chocadeira, e com a posição que ele trabalha, ele é feito para trabalhar na vertical, apoiando o eixo nas buchas ou rolamentos, e trabalhando na horizontal, o eixo das hélices apoia-se nas travas do eixo, e o desgaste das arruelas, provoca o aquecimento.
      1 ventilador nacional, aguenta no máximo 6 meses. Se for chines, 90 dias. começou a vibrar e fazer barulho = lixo.

      Responder

  167. Posted by Marconny on 09/01/2014 at 19:54

    Olá, coloquei 26 ovos de galinhas Índio Gigante em uma chocadeira no dia 02/01,para minha surpresa ontem, dia 08/02 fui verificar o recipiente com água e estava completamente seco, como se já estivesse há uns 03 dia, enchi o recipiente e coloquei na chocadeira novamente, pela sua experiência, vc acha que perdi os Pintinhos??? No Aguardo.

    Responder

    • Bão. não estamos no dia 8/2 ainda, né?
      Brincadeira à parte, a resposta, é não. Não acontece muita coisa em um ou dois dias sem água na chocadeira.

      Responder

    • Posted by antonio bezerra vaz on 10/01/2014 at 00:06

      pintinho, peruzinhos e pavãozinho nascem e dentro de horas ou dias eles perde a força de andar e abrem as pernas uma para cada lado ficando numa posição de noventa graus e depois de algum tempo morrem como evitar ? tem medicamento.

      Responder

      • procure um veterinário de sua região.
        Eu contorno o problema fornecendo ração dieta inicial da Guabi, + Vitagold avícola.

  168. Posted by alexandre on 09/01/2014 at 10:28

    Bom dia senhor Paulo, gostaria de saber se posso colocar o cooler ventilando direto para cima dos ovos, ou é melhor colocar ventilando para cima.

    Responder

  169. Posted by antonio bezerra vaz on 07/01/2014 at 14:32

    tenho uma criação caseiras de aves e os pintinhos de galinha, pavão e peru nascem mais em poucas horas ou dias eles dá uma doença nas pernas e abrem no sentido norte/sul e fica sem poder andar se arrastando no chão e depois morrem que faço ? tem algum medicamento? por favor responda

    Responder

  170. Posted by andre dos reis on 06/01/2014 at 17:46

    estou colcocando agua morna mais fria que morna,os pintinhos estao morrendo muito dentro dos ovos,posso colocar agua quente??

    Responder

    • Não sei em que essa adição de água possa evitar a morte dos pintinhos.
      Melhor para de abrir a chocadeira e estabilizar a temperatura em 37,7º
      Mesmo porque, tem chovido quase todo dia e a umidade do ar está alta.

      Responder

  171. Posted by kewi on 05/01/2014 at 17:20

    amigo com uma taxa de 71% de umidade os pintinhos conseguem sair do ovo? urgente falta 3 dias pra nascer

    Responder

  172. Posted by ricardo on 11/12/2013 at 18:02

    senhor paulo minha chocadeira ta suando o vidro constantemente sera excesso de umidade

    Responder

    • Nem sempre.
      Verifique o fechamento da porta, e se não há entrada de ar nela.
      A condensação de ar, acontece, em virtude da diferença de temperatura entre o vidro, mais frio, e o interior, mais quente.
      Acontece que, excesso de umidade não mata embrião, a não ser que, você coloque o ovo dentro d’água.

      Responder

    • Posted by ricardo on 11/12/2013 at 19:49

      ta suando não so o vidro mas a parede da chocadeira do lado de dentro aconteceu depois que eu coloquei mais um recipiente de agua

      Responder

      • Porq não abre o jogo, logo, e fala como é sua chocadeira?
        Colocou mais um recipiente, uma resistencia dentro da água, e o que mais?
        Se sua chocadeira for plástica, isso acontece, mesmo. Se for de chapa metálica, também; e se for de madeira, TAMBÉM.
        A diferença é que: a de madeira deve apodrecer em uns 40 a 60 dias.
        Os ovos? Normal.

  173. Posted by vagner juliano conelian on 05/12/2013 at 15:08

    boa trd paulo comprei uma chocadeira golden coloquei a temperatura 37,5 e ela ta aumentando para 40,0 como posso fazer devo abaixar a temperatura ou nao

    Responder

    • Se ela já tiver mais de 6 meses de funcionamento, verifique a temperatura do centro do ventilador. Se êle for rolamentado, troque por um que use buchas. Como ele trabalha de cabeça p baixo, o rolamento estraga e provoca aquecimento.

      Responder

  174. Posted by alexandre on 28/11/2013 at 10:54

    Bom dia seu Paulo, gostaria de saber se o cooler fica ligado direto ou liga junto com as lâmpadas/cooler?

    Responder

  175. Posted by alexandre on 28/11/2013 at 10:50

    Bom dia seu Paulo, fiz uma chocadeira de isopor coloquei um termostato com temperatura 37,7 graus, e fiz 4 furos na parte de baixo e 4 na parte de cima, coloquei 15 ovos nasceram apenas 6 pintinhos e 2 morrem já formado dentro do ovo, um nasceu com o pezinho torto e com muita dificuldade de fazer cocô e fica com a bunda muito surja acho que pode ter sido alguma deformidade na formação dele. Agora estou pensando em colocar um cooler dentro, mas tenho duvidas sobre se posso deixar os furos na chocadeira ou devo tampar? se coloco ele soprando vento para cima ou para baixo? uso a chocadeira com lampadas.

    Responder

    • 40% de eclosão. está = à maior parte dos criadores do Brasil.
      O que nasceu com o pé torto, deve morrer nos próximos dias.
      Nunca fiz, nem tentei fazer chocadeiras em isopor, devido à dificuldade de esterilização da mesma.
      Não dou pitacos sôbre algo que desconheço.

      Responder

  176. Posted by eliana on 27/11/2013 at 15:24

    tenho uma chocadeira Premium ecológica de 130 ovos;na primeira vez que fez o processo,foi um sucesso…porem na segunda vez,faltando 5 dias para eclodir os ovos de galinha,a temperatura não mantem;quando ocorre o giro dos ovos que e de 2 em 2 horas a temperatura fica dentro do normal por em torno de 20 minutos,ai começa a cair ate ficar em 32 C…eu preciso saber se esse problema e no mecanismo que gira os ovos ou se e no termostato,aqui não tem assistência técnica e eu vou compra as peças que for preciso pela internet.gta

    Responder

    • Seu termostato está desregulado.
      Veja o manual da chocadeira.
      Recomendo o uso de um regulador de voltagem. A oscilação de voltagem prejudica o funcionamento do termostato, vindo até mesmo a inutilizá-lo

      Responder

  177. PARA COMPLEMENTAR A PERGUNTA: DEBAIXO DA BANDEIJA D’AGUA COLOCAR UMA LAMPADA PARA AQUECER A ÁGUA.

    Responder

  178. PRIMEIRAMENTE ÓTIMO SEU BLOG. ESTOU NA DÚVIDA O SEGUINTE: MINHA CHOCADEIRA CASEIRA (ISOPOR) NÃO SAIU PINTOS DEVIDO Á FALTA DE UMIDADE.
    PELA SUAS CHOCADEIRAS SERIA ABSURDO EU DIZER QUE SERIA ENTÃO COLOCAR AS LAMPADAS PERTO DA BANDEIJA D’AGUA AO INVÉS DEBAIXO COMO VI NO YUTUBE?

    Responder

    • Mais devagar com o andor.
      É certo que a falta de umidade é um problema, mas está acontecendo algo muito diferente este ano.
      Os ovos não estão sendo galados. Atualmente, estou conseguindo uma taxa de eclosão em torno dos 50%, mas já a tive em 12 a 15%, no começo do ano, até agosto. Modifiquei a dosagem de vitaminas fornecida às galinhas, para conseguir isso.
      Tem um criador do estado de São Paulo, que está tirando 70% de ovos bons, mas desses 70%, tira em torno de 70% de pintinhos. O que quer dizer que, de 100 ovos, tira 49 pintinhos. E está contente.
      Isto quer dizer que, nem sempre o problema é a chocadeira. E, nesta época de chuvas regulares, a umidade relativa do ar aumenta,
      o que vai alterar o seu rendimento.
      Não acho que a lâmpada, por baixo da bandeja, vá aquecer a água, sem derreter o isopor. É preferível, nesse caso, colocá-la dentro d’água. Ou uma resistência blindada ou melhor, tubular. Vc encontra, resistências de cafeteira, de 300W.

      Responder

  179. Posted by nicacio on 13/11/2013 at 16:27

    alguns pintinhos saiu mas os outros nao ja 23 dias e os pintinhos estao dentro dos ovos o q fazer

    Responder

  180. Posted by tito rodolfo mendes on 10/11/2013 at 21:34

    seupaulo a temepratura é 37,7 mas a umidade não sei pois fica é uma garrafa com agua como faço para medidr tal umidade

    Responder

    • Tito, um termostato com umidostato, custa uns 400,00, tornando o custo, proibitivo, para uma chocadeira pequena.
      Eu, ainda vou na base do olhômetro, que é mais em conta. Quando as paredes da chocadeira começam a escorrer água, ligo as resistências que uso para o controle. Mas, isso só acontece, após uma semana de chuva constante, nos meses de janeiro/fevereiro. No restante dos meses, a umidade relativa do ar, no Brasil, é muito baixa (abaixo dos 60%).
      Em uma chocadeira, em adaptei um sensor de chuva, daqueles usados em parabrisas de autos. Dá certinho. Começou a escorrer água, ele liga o controle(resistências).

      Responder

      • Posted by Bruno on 14/11/2013 at 19:14

        Tenho uma chocadeira de 100 ovos da marca Pantanal e a temperatura ta marcando de 37,8 até 38,5. Posos deixar essa temperatura mesmo?

      • 37,8+38,5=76,3/2=38,15 – média muito alta
        Melhor baixar para 37,5 até 38,2

  181. Posted by selio mendes on 28/10/2013 at 22:17

    ola meu amigo.. olha minha duvida e se uma chocadeira tem q ter resistencia-
    ou as so com lampadas tbm sao bouas? desde ja obrigado.

    Responder

    • Meu garoto, a chocadeira tem que ter, calor e umidade, lá dentro.
      De onde você vai tirar isso, é o de menos, né?
      Tanto faz, se você colocar lampadas, resistências ou um bico de gás lá dentro.
      Eu coloquei um radiador a óleo lá dentro e o que consegui foi uma baita economia de energia.
      Afinal, o óleo leva mais tempo para esfriar que o ar ou a água, né?

      Responder

  182. Posted by selio mendes on 27/10/2013 at 23:15

    parabens pelo seu blog parabens mesmo…..

    Responder

  183. Posted by tito rodolfo mendes on 22/10/2013 at 16:14

    tenho um chocadeira da marca dove, depois que faço a segunda ovoscopia os pintinos em grande numero estou morrendo antes de nascer alguem pode me ajudar onde estou errando.

    Responder

    • Faltam dados, não acha?
      Temperatura – ?
      Umidade – ?
      Qualidade da ração e o que adiciona – ?
      Dias entre postura e chocadeira – ?
      Eu pararia de preocupar com ovoscopia. Ela só indica se há embrião, ou não, mas não a qualidade do ovo.

      Responder

  184. Posted by gilmar on 21/10/2013 at 14:10

    tenho uma chocadeira goldem para 70 ovos ,devo encher bem a vasilha da agua?ou se por um aquecedor de aquario na agua ligado na resistencia vai ficar na umidade ideal?e qual temperatura ideal?a minha não tem ar forjado

    Responder

    • Faça como eu: tentativa e acerto.
      Se você aquecer a água, vai haver umidade; se sua chocadeira for de madeira, a caixa vai derreter.
      Umidade – + de 65%
      Temp – 37,5
      Não conheço alguém que tenha conseguido forjar o ar.
      Vc qr dizer ventilação forçada, i.é, um ventilador funcionando lá dentro, e isso a chocadeira golden, tem.

      Responder

  185. Posted by Almerinda Keila on 18/10/2013 at 20:30

    Boa noite! Estive lendo as perguntas e comentários, já me esclareceu algumas dúvidas. Mas queria algo mais objetivo pelo que acontece com a chocadeira de casa. Meu pai comprou uma chocadeira à algumas semanas, colocou temperatura a 37°C e humidade em torno de 47, os poucos pintinhos que nascem, vem deformados e a maioria deles vem com sérios problemas na formação, gostaria de saber se isso acontece por causa da humidade, você acha que ela esta muito baixa?
    Qual humidade seria a ideal?

    Agradeço desde já e aguardo ansiosamente sua resposta.

    Responder

    • Resposta já dada nos comentários.

      Responder

      • Posted by Jean Ladislau on 20/10/2013 at 02:22

        Olá Seu Paulo, tenho uma chocadeira para 260 ovos de galinha , após ler os comentários acima, coloquei um aquecedor de 200w, na água ,como o senhor aconselha, obtive uma umidade entre 80 % a 95%. posso manter ?ou deve ser mais baixa?Sendo que na parte superior possui um ventilador.

      • A umidade está ótima.
        Eu, para 300 ovos, uso uma resistência de 1000W na água e uma de 250W no ar.
        Leva 50 segundos para reaquecer (+- 45 litros) a água, e demora 15 minutos para religar.
        Cada uma das duas bandejas da chocadeira, mede 70×60.
        A bandeja de eclosão é de igual tamanho.

    • Posted by Junior Cardoso, Fazenda Gameleira. on 21/10/2013 at 11:15

      Olá amigo, a temperatura ideal para galinhas é 37,5º e a umidade deve variar de 55 a 65 %, um grande abraço. Junior Cardoso.

      Responder

    • Posted by wander on 19/12/2013 at 10:27

      antes de fazer esta pergunta verifiquei , e não encontrei, pode me responder. obrigado!

      Responder

      • Por isso fê-la 3 vezes, né?
        Aqui, também acontece isso. Principalmente quando penso que o pintinho precisa de ajuda, e tento ajuda-lo a sair.
        Acontece, que o nascimento, tem uma série de eventos, necessários ao bom desenvolvimento do pintinho, p.ex.: a aparente demora do pintinho,
        necessária para que os ossos se firmem, evitando a má formação dos dedos. Nada a ver com a chocadeira, e tudo a ver com nosso comportamento, né?

  186. Posted by Jean Ladislau on 18/10/2013 at 12:36

    Seu Paulo, estou construindo uma chocadeira de 160 litros e devido o tamanho estou pensando em utilizar ar forçado, gostaria muito da sua ajuda , devo utilizar quantos ventiladores, e quantos furos?
    Por gentileza se puder me ajudar ficarei muito grato.

    Responder

  187. Posted by jorge augusto on 06/10/2013 at 19:03

    ola,so paulo construi uma chocadeira de 4 bandejas com viragem automatica a ponteira que mede a temperatura fica no meio da shocadeira na segunda bandeja de cima para baixo,o que acontece e que a temperatura nao e igual em todo o ambiente da chocadeira na grade de baixo nao passa de 36c ja na grade de cima passa dos38,6 sendo que ela esta regulada para dar 38,0c!obs:o sistema de aquecimento de 2 resistencias de 130w juntasnos fundos da chocadeirapor tras dos ovos +um reservatorio de agua de uns 12 litros de agua mais ou menos de 40cm por 28cm minha taxa de eclosao foi de 35/.o senhor pode me ajudar a consertar onde eu errei?

    Responder

    • Claro que não é igual.
      Se quiser que, uma chocadeira de 4 bandejas, tenha uma temperatura homogênea nas 4 bandejas, vai precisar de no mínimo 2 ventiladores entre a
      bandeja 1 e 2, 2 entre 2 e 3, 2 entre as bandejas 3 e 4, e um no teto. Deverão estar em posição alternada, e soprando para o interior, de modo a circular o ar. Isso se tiver aquecimento inferior. Se não, mais 2 ventiladores no piso.

      Dias atrás, uma sabereta, sugeriu encher as bandejas de ovos, em várias camadas.
      Eu só queria saber, como é que ela ia aquecer os ovos.
      Mas, cada doido com sua mania, né?
      Quando você enche uma bandeja, de ovos, fecha a passagem de ar de uma bandeja para a outra, então o ventilador só movimenta o ar de cima, deixando o de baixo, frio.
      E, atente que, você tem que medir a temperatura da casca do ovo, não do ar.

      Estou acabando a montagem de uma chocadeira de 8 bandejas oscilantes, mais uma de eclosão, com 4 ventiladores de 40 cm de diâmetro no meio, em posição vertical, e radiadores de óleo aquecido. Os encanamentos de óleo, circundam a chocadeira toda e a dividem ao meio.

      Responder

  188. Posted by marcus on 06/10/2013 at 11:20

    Tem como saber se os ovos estão galados antes de colocá-los na chocadeira ou tem que esperar pelo menos sete dias para verificar com o ovoscópio?

    Responder

    • É claro que tem.
      Quebre alguns, verifique a porcentagem, e faça uma gostosa omelete.

      Responder

    • Posted by André on 06/10/2013 at 22:19

      Seu Paulo, coloquei 21 ovos na chocadeira, nasceram 8 pintinhos, quebrei alguns ovos e notei que em 6 havia formado o pintinho mas estava morto … Li em alguns artigos que podem ser varias as causas do problema … o Senhor saberia o que posso fazer para melhorar a taxa de eclosão e nao perder esses pintinhos que ja estao formados… w???

      Responder

  189. Posted by marcus araujo on 20/09/2013 at 19:25

    quanto tempo a chocadeira pode ficar sem energia, no caso para ovos de galinha

    Responder

    • Somente respondo por e-mail, quando o wordpress está em manutenção. Não tenho o dia todo, livre, para ficar atendendo o blog.

      Respondo o que conheço: Depende do material da chocadeira e de seu sistema de aquecimento.
      No meu caso, com chocadeira de chapa metálica, isolamento em fibra de vidro – 4cm espessura – e aquecendo a água (+-50 litros),
      já fiquei por 4 horas sem energia e a temperatura caiu somente 8ºC.
      Por isso, criei e instalei um sistema, barato, de nobreak, auto recarregável, com uma bateria de 7Ah. Custo – 70,00.
      Ele funciona indefinidamente, mantendo a temperatura nos 37,6ºC.

      Responder

    • Posted by marcus on 26/09/2013 at 16:27

      por favorzinho

      Responder

      • Miorô.
        Meu fio, sou um pénacova que, num sabia que existia, nem pra que servia, o tal de paint.
        Mas, num consegui, ainda desenhar um esquema.
        Mas lá no Youtube, você encontra. São 2 reles 5 pinos, 4 reles 4 pinos, uma bateria 60AH, 1 fonte de alimentação, tudo 12V, e
        1 carregador de bateria. Os relês e uma bateria de 60AH, vc acha em desmanche de autos, o carregador em lixo de eletrodomésticos.
        A fonte pode ser a do seu celular.

      • Posted by marcus on 05/10/2013 at 19:38

        Seu Paulo, boa noite
        tenho uma chocadeira de 50 litros, feita com uma caixa de isopor, nela tinha duas canaletas laterais com água acima do nível dos ovos e uma travessa embaixo dos ovos para fazer a umidade desejada; Para controlar a temperatura fiz um termostato eletrônica junto com quatro lâmpadas de 50 watts, esse sistema variava no máximo em 0,3 graus. Com ela tinha sucesso em pelo menos 50 por cento dos ovos. Achava que o problema estava na baixa umidade, resolvi fazer então como ensinou, retirei as lâmpadas e as canaletas laterais e deixei um reservatório com água embaixo (=/- 8 litros), depois disto já fiz três tentativas e na primeira consegui dez por cento, nas outras duas não obtive sucesso algum.
        No reservatório de água coloquei um aquecedor e continuei com o mesmo termostato que garantia a temperatura praticamente estabilizada em 37,7 graus, o que pode está dando errado, faço acompanhamento diário para garantir o processo.
        Por favor, me oriente.

      • Mas que mania de culpar a chocadeira, né? Que tal se informar sôbre os ovos que você põe nelas?
        Examinou-os no ovoscópio? Estão galados?
        Procure se informar um pouco, leia revistas e publicações de granjas, etc.
        Todas as granjas, que conheço, estão com problemas de eclosão, e não estão entregando pintinhos, por essa razão.
        Ano passado, tinha pintinhos sobrando no mercado, este ano estão entregando a cada 15 dias, e tem fila de espera.
        Se você não fizer pedido antecipado, não encontra, nem recebe.
        O problema não está nas chocadeiras, pois as granjas não usam chocadeiras como as que faço, nem tem tempo de fuçar meu pequeno blog.
        Chocadeira não é santo, não faz milagre.
        Procure um veterinário, que seja formado, de preferencia, em uma boa escola, e que tenha um bestunto que funcione, e possa dar uma explicação.
        Aqui, estamos com ovos galados na faixa de 20 a 30%, e ano passado estávamos com 90%. E NÃO ESTAMOS CULPANDO AS CHOCADEIRAS.

  190. Posted by André on 18/09/2013 at 16:49

    Seu Paulo, meus pintinhos estão no ultimo dia de eclosão, ouço eles piar, mas eles não trincaram a casca… Será que tem alguma coisa errada?

    Responder

    • Posted by Junior Cardoso. on 24/09/2013 at 20:13

      Olá, quando os meus estão neste estágio eu particularmente, espero mais um dia no máximo, caso não quebrem a casca, (não aconselho fazer, faço porque tenho esperiencia e no incio matei alguns fazendo isto, hoje já não tenho esse problema), com uma faquinha de serra eu serro com muito cuidado a parte de cima do ovo onde está a bolsa de ar do ovo, depois retiro um pequeno pedaço da casca e dai eu retiro a cabecinha do ovo, a partir dai é por conta do filhotinho, mas como eu disse, EU FAÇO, mas não aconselho, semana passada retirei dois gansinhos com sucesso. Abraço.

      Responder

      • Já fiz isso, também. Logo que ganhei a primeira chocadeira, há uns 5 anos, fazia isso com os patinhos e pintinhos.
        Mas, eu tenho o problema da tremedeira que restou dos AVCs, que atrapalha bastante o cuidado com que tenho que lidar com os nascituros, e tenho notado que os que são ajudados a nascer, principalmente os pintinhos, acabam morrendo nos primeiros dias.
        Por isso, tenho evitado o ato.

  191. Posted by val on 04/09/2013 at 22:02

    seus paulo,os embrioes de codornas podem aguentar ate quantas horas sem energia no chocadeira?

    Responder

  192. Posted by Carlos Mendes on 01/09/2013 at 20:28

    boa noite…Tenho uma chocadeira da “Gaiolas Almeida” com grades ocilantes, em varias remessas, grande parte dos pintos que foram nascendo observei que estavam com uma gosma transparente que quando seca prende partes da casca no pintinho….isso quando o pintinho consegue nascer, pois alguns que bicaram e não conseguiram nascer, ao quebrar o ovo, pude notar que essa gosma secou e bloqueou o furo que o pintinho havia feito para começar a nascer,,,,o que sera que esta acontecendo…a taxa de nascimento esta muito baixa, porem praticamente todos ovos havia pintinho dentro …abraços

    Responder

    • Carlos, algumas perguntas que, a meu ver, são indispensáveis, em seu caso:
      1 – Quantas vezes ao dia, você consulta a previsão do tempo, para saber a umidade relativa do ar, naquele horário, em sua região?
      2 – Você tem um sistema de umidificação do ar, na chocadeira?
      3 – Tem água suficiente, no depósito do umidificador?
      4 – Limpou os filtros dele, todos os dias?
      5 – ELE ESTÁ FUNCIONANDO?
      Se você fez tudo isso, o mais prático é consultar um veterinário.
      Se não fez, seus pintinhos morreram por falta de umidade, ou seja, DE SÊDE.
      É mais fácil culpar a chocadeira, né?

      Responder

      • Posted by Carlos Mendes on 04/09/2013 at 21:03

        OK…MESMO SE A CHOCADEIRA FOR DE CARGA MISTA POSSO ELEVAR A HUMIDADE SOMENTE NA OCASIÃO DE ECLOSÃO DE UMA BANDEJA ??NÃO SERIA PREJUDICIAL PARA O RESTANTE DOS OVOS QUE ESTÃO NA CHOCADEIRA…..

      • Pintinhos, gansinhos, peruzinhos, ou seja lá o que for, morrem de sede, não por excesso de umidade.
        Como a casca é porosa, (RESPIRA), o embrião vai usar a umidade que necessita para viver, não para nadar nela, né?

  193. Posted by Junior Cardoso. on 28/08/2013 at 17:38

    Seu Paulo, apesar de não gostar das tais redes sociais, através delas foi divulgado que hoje meu Estado ficaria sem eletricidade por uma hora, uma ação a favor do meio ambiente, pôxa, quase matam meus filhotes de gansinhos, ficaram uma hora na chocadeira sem eletricidade, mas creio que causará nenhum dano né seu Paulo? como não sabia da tal notícia, quase comprei a prazo, é claro, um gerador de energia… enfim, o senhor ou alguém sabe indicar um bom gerador e onde vende para chocadeiras? Fiquei igualzinho a esse bonequinho que seu Paulo colocou pra mim no canto superior esquerdo, heheheheh, grande abraço.

    Responder

    • Para informar a respeito geradores, também tenho um, preciso saber detalhes de sua chocadeira, como sistema de aquecimento, potencia das resistências,
      potencia dos ventiladores e motores, se houver, detalhes do termostato (está funcionando em 12V, 127 ou 254V?), marca e modelo, etc.
      A respeito do bonequinho, sinceramente, não sei como isso sai, aí. Só se foi colocado pelo autor do site. kkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 31/08/2013 at 08:46

        kkk, hoje viajo ao sítio e vou anotar os dados da chocadeira, mas adiantando é a chocmaster 54 do site do mesmo nome, e agora comprei a chm 120, só que eles falaram que só vao mandar na quarta feira, veja só, comprei na quinta, uma semana depois para fazerem o envio.

      • Mamãe dizia: “Beija-flor gosta de néctar, e urubu de carniça”. Qual você é? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Posted by Junior Cardoso. on 02/09/2013 at 21:08

        Gostaria de ser o beija flor, só tenho medo de adquirir diabetes, kkk, mas o senhor quer dizer que a chocadeira é ruim?

      • O que quero dizer é: se você tem uma determinada chocadeira com 54 ovos que já apresenta problemas, com 100 ovos, você não terá soluções, e sim, mais problemas, né?
        A primeira que tive era uma chocmaster 70 ovos, e resolvi fazer as atuais, evitando os problemas da primeira, e adicionando soluções.
        Porque não faz uma para si? Não é difícil. E, se tiver algum problema, você pode corrigir, e saber que é de sua lavra.
        Pode copiar soluções, sabendo que ninguém conseguiu, ainda, patentear o fiofó da galinha, né?

  194. Posted by Junior Cardoso. on 21/08/2013 at 21:59

    Olá Seu Paulo, gostaria de saber se o senhor ou outro amigo sabe onde vende a caixa plástica que é produzida a chocadeira chocmaster 54 ovos, pois pesquisei e achei todos os acessórios dela no Mercado Livre, mas a danada da caixa, que parece com uma tuperware, eu não encontrei. Como tenho uma delas em casa, talvez consiga montar uma, quando de posse de todas as peças. Desde já agradeço.

    Responder

    • R-com.
      É uma empresa da Coréia do Sul.

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 25/08/2013 at 19:39

        Sô Paulo, fiz a ovoscopia nos demais onze ovos que coloquei e nove estavam com meia lua e dois não estavam galados e por curiosidade, apesar de estar com apenas quinze dias fiz a ovoscopia em um dos sete ovos da semana passada e está quase que completo, isto quer dizer que até agora está tudo ok, coloquei mais agua morna para compensar a que evaporou e como esqueci de comprar um borrifador para borrifar água morna nos ovos, então joguei com a mão mesmo a água morna molhando todos os ovos, se errei em alguma coisa pode ser severo na correção. a chm 54 está com 16 ovos cheios.

      • Posted by Junior Cardoso. on 28/08/2013 at 17:35

        Seu Paulo, apesar de não gostar das tais redes sociais, através delas foi divulgado que hoje meu Estado ficaria sem eletricidade por uma hora, uma ação a favor do meio ambiente, pôxa, quase matam meus filhotes de gansinhos, ficaram uma hora na chocadeira sem eletricidade, mas creio que causará nenhum dano né seu Paulo? como não sabia da tal notícia, quase comprei a prazo, é claro, um gerador de energia… enfim, o senhor ou alguém sabe indicar um bom gerador e onde vende para chocadeiras? grande abraço.

      • Junior, eu uso um nobreak.
        Bolei um nobreak, com carregador de bateria, bem barato e prático, que uso com uma bateria 12Vx60Ah.
        Ele mantem uma chocadeira para 300 ovos funcionando por 2 dias.

  195. Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 13:33

    Quanto a chocadeiras, onde tem um post que pede a opinião de quem já tem alguma esperiência, que use este campo, eu particularmente coloquei em minha chocmaster 54 ovos de ganso e não tirou nenhum pode ter sido, como o Seu Paulo falou pela falta de cruzamento devido a troca de pena no mes de abril mas em contrapartida coloquei cinco ovos de indio gigante junto com os de ganso, com a grelha de ganso, que é mais larga que a para ovo de galinha, e eclodiu tres pintinhos dos cinco ovos, neste caso a viragem dos ovos de ganso foi feita totalmente e a dos ovos da galinha foi feita parcialmente.

    Responder

    • Você, por acaso, lembrou que, os ovos de ganso, demoram entre 28 e 32 dias para eclodir?

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 20:46

        Sim, mas não entendi vossa colocação, poderia explicar, onde estou errando? abraço.

      • Muita gente espera que um ganso nasça com 21 dias.
        E tanto gansos, como patos e perus, nascem entre 28 e 32 dias.

  196. Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 13:26

    Olá Seu Paulo, estou muito feliz, ao analisar os ovos na chocadeira, sete dos nove estão cheios, quase metade do ovo está escuro, como uma meia lua, só gorô dois, em seguida completei com mais onze, espero que continue a evoluir, será que continuará a formação dos gansinhos com a chocmaster 54?

    Responder

    • Como já falei nos comentários, talvez vc tenha que brincar de parteira de gansos. Ajudá-los a cortar aquela película dos ovos, que na falta de umidade, resseca-se.

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 20:49

        heheheh, o melhor é que já fiz isso e deu certo, mas eles estavam sendo chocados pela gansa e ajudei a retira-los, eles saem e ficam deitados todo molhado, pensei que iriam morrer mas horas depois já estavam enchutinhos e espertos. O senhor acha bom ficar observando na epoca da eclosão pra ajudar os filhotinhos a sair da casca?

      • A cada eclosão, seja de galinhas ou patos, gansos e perus, observo mais amiúde.
        Por isso, providenciei uma chocadeira só com aquecimento da água, que fica esperando que os ovos atinjam os 18 dias, são passados para ela, com umidade e temperatura mais altas, para eclosão. Nela os nascituros podem ficar por até 12 horas.

  197. Posted by Mauricio A Streit on 18/08/2013 at 12:47

    Bom Dia Sr. Paulo.
    Segui seus conselhos e coloquei uma resistencia numa vasilha com agua na chocadeira e mantive a resistencia a seco tambem, liguei a resistencia na agua num dia e quando começou a suar as paredes da chocadeira desliguei e agora as paredes continuam suadas mesmo sem ligar a resistencia da agua, isso significa que a umidade da chocadeira esta boa? devo manter ela bem umida desde o inicio ou só na ultima semana para ovos de galinha? e de ganso?

    Obrigado pela atenção

    Responder

    • Paredes suadas, indicam que as paredes estão mais frias que o ar úmido interno.
      Eu deixo assim no inverno todo. Caso contrário, os gansinhos, não conseguem cortar a membrana interna do ovo.

      Responder

  198. Posted by Hudson A Almeida on 17/08/2013 at 09:14

    Bom dia Seu Paulo, também tenho uma chocmaster 54 ovos. A eclosão é na faixa de 60% a 70%. Quanto ao aquecedor de aquário tem que ser de quantos Watts.
    Obrigado

    Responder

    • Sinceramente, não sei.
      Falei em aquecedor de aquário, porque pensei em um aquecedor pequeno.
      Se bem que, 60 a 70%, nesta época – inverno – com baixa umidade do ar, está ótimo.

      Responder

    • Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 13:36

      Rapaz, a minha é de mais de 90%, creio que a quantidade de água que está colocando pode ser insuficinte, eu coloco faltando um dedo para os parafusos que seguram a grelha, seu paulo poderá me corrigir se estou errado. Abraço.

      Responder

      • Posted by Hudson A Almeida on 20/08/2013 at 08:41

        Eu ainda sou leigo neste assunto, mas da próxima vez farei como você faz.
        Obrigado pela dica. Aqui no blog cada dia a gente vai aprendendo alguma coisa.

      • Ótimo.

  199. Posted by Junior Cardoso. on 16/08/2013 at 12:44

    Muito obrigado pela sua resposta, como também choco ovos de indio gigante, o senhor aconselha alterar a temperatura? os ovos de gansa estão ha oito dias a uma temperatura de 37,5 e coloquei muita agua, a aguar está a dois centimetros dos ovos e as paredes da chocadeira está suada, a chocadeira é aquela automatica da chocmaster com capacidade para 54 ovos, quanto a ovos de galinha indio gigante a taxa de eclosão a essa temperatura, mesmo sem contlole de umidade é excelente, passa dos 90%. Abraço.

    Responder

    • Minha primeira chocadeira foi uma chocmaster 70. Foi por causa dela, e dos gansos, que comecei a fazer chocadeiras com maior umidade.
      Para galinhas, é excelente. Um aquecedorzinho de aquário, ligado em paralelo com a resistência, resolve o problema

      Responder

  200. Posted by Junior Cardoso. on 16/08/2013 at 11:02

    Seu Paulo, bom dia, sou de Garanhuns e já tentei incubar ovos de gansas em minha chocadeira só que gorô todos os ovos, isto se deu de abril para junho, tentei duas vezes, pela vossa esperiencia no assunto, isto se deu pela troca de pena como em galinhas, ou foi porque eu não controlo a umidade? a temperatura está como veio de fábrica em 37,5 deve ser maior? coloquei outra leva de ovos recentemente, amanhã estarei observando, por favor informe qual a temperatura e a umidade ideal para ovos de gansas. Muito obrigado. Junior Cardoso.

    Responder

    • Não sei qual a época da postura de gansos no NE.
      Aqui no sul, é de agosto a dezembro. Os primeiros ovos, geralmente, não estão “galados” (fecundados), e isto pode influir no seu
      insucesso. Outro fato a ser levado em conta, é a baixa umidade relativa do ar, no inverno, em todo o país. Some a isso, o fato de,
      geralmente, as chocadeiras são aquecidas por resistências secas, que queimam a já pouca umidade, e a necessidade de 70 a 80% de
      umidade, que os ovos de gansos precisam para eclosão, e você terá noção do que pode ter acontecido.
      Estou com gansinhos recém nascidos, aqui, à temperatura de 37,8 a 38ºC, e alta umidade na chocadeira. Aquilo lá tá parecendo uma
      piscina com sauna. kkkkkkk

      Responder

  201. Posted by PLINIO LOPES on 14/08/2013 at 23:48

    OLHA PESSOAL, SERVE COMO TEMA DE TISCURSSÃO;;;COMPREI UMA CHOCADEIRA QUE NÃO TEM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE AGUA, POREM ELA MANTEM A UMIDADE EM 57% …O SISTEMA DE AQUECIMENTO SE DA COM UMA RESISTENCIA QUE FICA BEM PERTO DA AGUA, TEM 2 VENTILADORES, UM DELES FICA EM CIMA SOPRANDO PARA BAIXO E O OUTRO EM BAIXO SOPRANDO DIRETAMENTE NA RESISTENCIA E CONSEQUENTEMENTE NA AGUA.POREM ESTE SISTEMA FICA FORA DA CAIXA DE OVOS, POREM EXISTE UMA FRESTA EM CIMA E OUTRA EM BAIXO PARA CIRCULAÇÃO DO AR NA CAIXA DE OVOS…SE TRATA DE UMA CHOCADEIRA DE 1,3 METROS DE ALTURA, 60 DE PROFUNDIDADE E 80 DE LAGURA COM CAPACIDADE PARA 600 OVOS…UM DETALHE IMPORTANTE, ELA POSSUI SISTEMA DE BANDEJAS OCILANTES DE VIRAGEM DE OVOS….FOI A MELHOR QUE JA TIVE FUNCIONANDO…OBTIVE 95% DE ECLOSÃO NOS OVOS FERTEIS…ABRAÇOS

    Responder

    • Estou procurando um dicionário para saber o que quer dizer TISCURSSÃO.
      BÃO, pelo que sei, os pintinhos precisam de pelo menos 65/70% de umidade para eclosão. Portanto, os 57% de umidade, estão comprometendo os 5% de 600 = 30 pintinhos perdidos.
      Me esclareça um ponto: Se os ovos são férteis, estão galados e em bom estado, etc., porque não consegue 100% de eclosão?
      Obrigado.
      Esqueceu de informar o preço de uma chocadeira dessas aí, né? Algo em torno de 5.999,00?

      Responder

      • Posted by PLINIO LOPES on 20/08/2013 at 09:05

        ola…não estou querendo ensinar nada aki, somente relatei a minha experiencia em relação a questão da umidade…pois fiz alguns testes com umidade alta e sem sistema de viragem e não obtive muito sucesso não…não sei realmente o que causou o insucesso, pois uma grande parte dos ovos desenvolveram o embrião completamente e não conseguiram quebrar a casca do ovo, isso com mais de 75% de umidade…mas sei tambem que tem outros fatores que contribui para uma boa taxa de eclosão, tipo nutrição das matrizes e reprodutores , fumigação e desinfecção dos ovos e chocadeiras….mas enfim…so quis colocar mais um ponto para ser debatido, mas acho que o Sr não simpatiza muito comigo não….acho melhor deixar isso pra la…..abraços

      • Não estou aqui para gostar ou desgostar, simpatizar ou não, com quem quer que seja.
        Apenas, falo de coisas com as quais tenho experiência.
        E essa mesma experiência, é que me diz que, na maioria das vezes, digamos, 100% das vezes, o problema está numa pecinha, composta de um corpo, 2 braços e 2 pernas e uma pelota que chamam de cabeça, que opera a chocadeira, não na chocadeira em si.
        O trabalho da chocadeira é manter a temperatura e umidade, e isso ela faz com grande eficiência.
        O que é colocado lá dentro, e as condições, variam de acordo com o cuidado da tal pecinha.
        Já relatei, à exaustão, a respeito da época de colocar ovos na chocadeira – claro que estou falando de galinhas criadas nas condições minhas, que é uma pequena chácara – e das férias das galinhas e galos.
        Mês passado, estava com 1200 ovos em chocadeiras, aqui em casa, e só saíram 180 pintinhos, donde concluo que: colocamos ovos que não estavam galados, fora de época de postura, etc. Para comprovar as más condições dos ovos, tivemos a oportunidade de vê-los, estourando de podres dentro da chocadeira, deixando aquele des-agradável odor(kkkkkkkkkk).
        Já os ovos que colocamos neste mês, estão nascendo maravilhosamente bem.
        Como falei acima, o trabalho, da pecinha externa, é que comanda o sucesso final.

  202. Posted by marcus araujo on 03/08/2013 at 09:42

    Você diz que a umidade em excesso não mata os embriões e sim a falta dela, como é a primeira vez que uso esse sistema, estou meio surpreso e preocupado, pois os ovos ficam molhados como se estivessem em uma sauna, gostaria de saber se é assim mesmo ou se a umidade está excessiva. grato.

    Responder

    • Os ovos, ficam molhados, quando você os coloca na chocadeira, em virtude de estarem frios. Isso não preocupa.
      Como já recomendei, aqui no blog, é necessário a instalação de sistema auxiliar, com lâmpadas, junto com o aquecimento da água, controladas por interruptores. Em dias de muita umidade(chuva), desligo a resistência da água e deixo só as lâmpadas.
      Não existe época melhor para chocar ovos. A chocadeira faz o seu trabalho.
      MAS, existe época melhor para colocar ovos a chocar: assim que as galinhas voltam da férias de outono.

      Responder

  203. Posted by valdir on 01/08/2013 at 11:33

    bom dia gostaria de uma ajuda, construi uma chocadeira de 200 ovos com resistência de 200w e termostato digital, este mes coloquei 200ovos para chocar , e nao nasceu 20%, OS ovos estavam todos bicado , a umidade que tenho duvida , mas a agua dela estava quente todo tempo, nao entendi o nao nacimento, a chodadeira so tem um furo em cima do ventilador , sera que faltou oxigenio, sera que tenho que fazer buraco na parte de baixo,

    Responder

    • 200 ovos em que tamanho e formato de chocadeira?
      Não faltou oxigênio, e, sim, creio, qualidade dos ovos.
      Não estamos, ainda, em época de 80% de eclosão.

      Responder

  204. Posted by PLINIO LOPES on 21/07/2013 at 08:45

    bom dia….no caso de varias bandejas devo fazer furos para ventilação no nivel dos ovos em cada bandeja?? E furos no piso da chocadeira, devo furar para entrar ar frio…notei que com furos no piso fazem com que entre ar frio e acaba condensando mais no interior da chocadeira….o que seria mais viavel fazer…

    Responder

    • Plinio, terá que fazer o que eu faço: experimentar.
      A condensação só acontece na parte da chocadeira que está mais fria.
      Muita gente esquece um pequeno detalhe, na hora de colocar ovos na chocadeira: AQUECÊ-LA PRIMEIRO.
      Eu deixo a chocadeira ligada de um dia para o outro(24 h), e, não há tanta condensação assim.
      E, os furos, não são para entrada de ar frio, e sim para renovar o ar interno.
      Atualmente, eu faço com que esse ar aqueça, e condensação = 0.
      Mas, isso aí já é uma informação, digamos, sigilosa. kkkk$$$$$$kkkkkk

      Responder

  205. Posted by Mauricio A Streit on 20/07/2013 at 22:52

    Boa Noite So Paulo. Montei uma chocadeira para mim com dicas que peguei na internet, tenho um controlador temperatura digital na chocadeira e resistencia seca, mas não sei como faço para medir a umidade da chocadeira, consigo medir somente usando um termo-higrometro?
    Agradeço pela atenção

    Responder

    • Dicas de internet = baixo custo = (como dizia minha mãe: “a economia é a mãe da porcaria”).
      Se não quiser gastar uns 350 a 400,00 num termohigrômetro + uns 100,00 num vaporizador, faça como eu: USO O OLHÔMETRO.

      Responder

  206. Posted by sebastião reis on 20/07/2013 at 17:36

    Boa tarde sô Paulo,comprei uma chocadeira da chocmaster CHP54 e estou com alguns problemas com ela e gostaria que o sr. me ajudasse. 1°: não consigo manter a umidade dentro da chocadeira seguindo o que eles recomendam,e 2°: a temperatura indicada no termostato no dia de hoje(20/07/2013) às 16:10 hs era 39.3° e dentro da chocadeira estava 33.6°(medida feita através de 2 termômetros:um digital e outro de chocadeira manual).por favor,como faço para solucionar estes problemas? Obs>:esta é a primeira vez que entro neste blog pois não o conhecia,e desde já agradeço pelas informações. Sebastião Reis – Belo Horizonte/MG

    Responder

    • Não encontrei essa chocadeira no site da chocmaster. Passe, para o e-mail teararte@hotmail.com cópia do manual e características da mesma.
      Não moro em Curitiba, onde fica a chocmaster, e sim no norte do Paraná, uns meros 360km de distância.
      Você não informou há quanto tempo essa chocadeira está funcionando.
      Problemas no ventilador,(principalmente os rolamentados), costumam causar superaquecimento na chocadeira, como tenho notado aqui.
      Uso um termostato full gauge 12V, cuja calibração pedi fosse feita na fábrica, e conferida num laboratório do CEFET, local, como padrão.
      Existem diferenças entre marcas, tipo de sensor(sonda) de temperatura, e posição do mesmo dentro da chocadeira. Por isso uso um como
      padrão. E ele dorme em uma cama mais macia que a minha. kkkkkkkk. Os que vou adquirindo, vou fazendo os ajustes pelo padrão, como correção do valor da
      sonda.
      Como aqueço a água, consequentemente a chocadeira, só penso na umidade, quando a água está correndo pra fora do galpão.
      Pintos, ou embriões, morrem por falta de umidade, não por excesso.

      Responder

  207. Posted by jocelio on 06/07/2013 at 08:00

    Bom dia seu paulo… esse rele contator… seria de fato um rele ou um contator? pois o vendrdor da loja e me mostrou dois tipos de : um que era um rele diferente desta foto que ha na so seu site e outro que seria um contator que tem a mecanica manual…
    me esclareça.
    grato.

    Responder

    • Me apertou, sem autorização.
      Usei o contator em chocadeiras mais antigas, p.ex., as produzidas até mês de abril.
      Como estamos com problemas de fornecimento de energia, aqui no norte do Paraná, estou usando baterias para alimentar um sistema auxiliar.
      No caso, o que liga as resistências uma de 1000W e uma de 750Wx127V, 4 lâmpadas de 100Wx12V, termostato, e ventilador, são relés de 12v.
      Estou montando esse sistema em uma caixa plástica, pronta para ser montada, já com as entradas e saídas de energia, no devido lugar.
      É um sistema mais seguro e que, em caso de queda de energia, passa a ser alimentado(termostato+lâmpadas+relés), por uma bateria de 125Ah.
      Um carregador de baterias simples, barato, (40,00) acompanha.

      Responder

  208. Posted by Mauricio Miranda on 13/06/2013 at 13:44

    Seu Paulo, tudo bem, atualmente tenho chocadeira, onde consigo com uma bandeja cheia d´agua manter 65% de umidade.
    como a minha intenção é chocar marrecos, achei interessante a sua dica de resistencia na agua, existe uma resistencia pra agua mais fraca que possa funcionar no mesmo termostato com a resistencia seca, onde ligaria o rabo quente diariamente botao liga desliga.
    ou usando somente o rabo quente, qual seria a especificação dessa resistencia para compra-la?

    Responder

    • Recentemente vi uma resistência da thermac, com 80Wx127V.
      Eu tenho usado resistências para cafeteiras, 600Wx127v, e o termostato para acionar um contator JNG 9Ax127V (aqui, custa 32,00).
      Toda a parte de aquecimento, recomendo usar um contator, em vez de jogar toda a carga no termostato.
      Você, tem que levar em conta que os termostatos são feitos para refrigeração, e o contato que agüenta 16A, é justamente o que você não usa.
      Ele acionaria o motor do congelador, que tem mais de 1HP.
      O contato do termostato, em que você vai por a resistência, agüenta 50% ou menos que o outro.

      Responder

      • Posted by mauricio on 13/06/2013 at 21:29

        por quanto sairia essa resistencia + o contator, pois pretendo apenas de tempos em tempos aquecer a agua na bandeja pra melhorar a umidade, o sr me mandaria o esquema de como ligar o contator no termostato? grato

      • Em Curitiba, na Thermopress, rua Silva Jardim, a resistência sai por uns 20,00 e o contator por 32,00, mais o PAC.
        Não sei onde vc mora.
        Quanto as ligações, o contator tem 4 passagens de ligação na parte superior: NO, L1, L2, L3 de um lado e do outro NO, T1, T2 e T3.
        Vc vai ligar as saídas do termostato, que você ligaria na resistência, aos terminais A1 e A2 do contator.
        Eles acionam a bobina que liga os contatos.
        Vai ligar o ventilador direto à entrada de energia, pois ele funciona o tempo todo.
        E ligar a entrada de energia em L1 e L2, e as saídas em T1 e T2, para as resistências ou lampadas.
        Qualquer eletricista faz isso.

      • Posted by Mauricio on 19/06/2013 at 10:01

        bom dia, o modelo do contator é JNG 9AX127V É x127 é versos 127 seria JNG9A?

        vc teria como me fornecer 2 resistencias e 2 contatores?

      • Vc esqueceu de informar onde mora, com o CEP; tipo, modelo da chocadeira, e potencia das resistências, etc.
        Se for chocadeira comercial, entre em contato com a fábrica.
        Se não, procure a Golden-chocadeiras.

      • Posted by Mauricio on 19/06/2013 at 10:10

        bom dia, entrei em contato com a thermopress ai de curitiba, o atendente me informou que nao tem esse contator, teria o modelo da LUCMAM CJX2K09 127V no valor de 37,00

      • Não conheço esse contator.
        Falei do JNG, porque vc me perguntou por um que fosse barato. Mas, pessoalmente, uso os da Siemmens.
        São mais caros, mas aqui, para mim, usando 2 resistências de 1500W, são os que agüentam mais tempo por contato.
        Os JNG, aqui, custam em torno de 28,00+frete, mas agüentam uns 30 dias, por contato.
        Eu num tenho, mais, idade pra levantar de madrugada e trocar contatores.
        Preciso de ferramentas confiáveis.

      • Posted by Mauricio on 19/06/2013 at 20:17

        Seu Paulo, eu uso um termostato Tholz MDS202N 110V com saida de 10A carga resistiva, poderia usar uma resistencia de 500w sem precisar o contator levando em conta que 500w/110=4,5 amperes seria isso? o termostato conseguiriria acionar essa resistencia sem o contator, ta certo.

        quanto ao contator durar uns 30 dias é se ele trabalhar com resistencias altas fora do parametros dele correto, so pra me esclarecer, esse contator de 9A usando uma resistencia de 500w numa tensao de 110 ele não se queimaria?

        obrigado pela sua atenção, estou pensando seriamente em adotar o seu sistema na minha chocadeira.

      • Eu digo o que eu uso, pois conheço.
        Não conheço o seu termostato, portanto, não dou palpite a respeito.
        Melhor entrar em contato com o fabricante e solicitar esclarecimentos.
        O mesmo a respeito de contatores.
        Um contator de 9Ax110V=990W, ligando 500W, o que você acha que acontece?
        Leia direito, o que falei, a respeito de contatores.
        O que queima num contator são seus contatos, pois eles é que fecham o circuito, não sua bobina.

  209. Apro veitando a dúvida do Oscar sobre qual a posição do ovo para armazenamento, gostaria de saber a melhor forma de embalar o ovo para transporte via correio.

    Responder

  210. Posted by Osmar on 27/05/2013 at 20:57

    Sô Paulo, se já foi comentado me perdoe, mais sou novo no seu blog, dentre os comentários que já vi aqui (todos valiosos), faço + 01, E esse negocio de deixar o ovo com o bico para baixo o Sr, concorda que realmente é necessário, ou é mais uma balela?

    Responder

    • guarde os ovos “SEMPRE” com a ponta para baixo, e no máximo por 5 dias.
      Porque você acha que os ovos são guardados nas caixinhas com as pontas para baixo? Para permitir a respiração dos embriões.

      Responder

      • Posted by Osmar on 28/05/2013 at 22:31

        Obrigado pela resposta satisfatória e parabéns pela brevidade, aproveitando faço mais uma pergunta: o Sr concorda que devemos incubar ovos na posiçao de pé? Dizem que as grandes granjas trabalham com este sistema.

      • Como tenho notado, a diferença é de 7 a 8%.
        Em chocadeiras pequenas, a diferença é insignificante, comparada ao aumento de custo de uma chocadeira maior.
        Para compensar esses 7%, você terá que colocar um termostato com timer, motor, 4 ventiladores mais potentes, bandejas oscilantes, com sistemas para manter os ovos em pé, E, como os ovos ter que ser removidos aos 18 dias, precisa pensar em eclodidoras com seus termostatos e sistemas de aquecimento, ventilação e umidade independentes, etc. A relação custo/benefício, deve ser levada em conta.
        No momento, estou com chocadeiras para 1600 ovos, e estou usando o sistema oscilante, mas uma chocadeira dessas, para 800 ovos, sai por meros R$4.900,00.
        Mais o sistema de eclosão, que é uma das minhas chocadeiras originais. Isto quer dizer que tenho um custo em torno de R$13.000,00, só com chocadeiras. Sem contar a minha mão de obra.
        Se vc estiver pensando em 1000 frangos/mês, creio que compensa, mas para 20/30, pense no que você perguntou, a respeito de: GRANDES GRANJAS.

  211. Posted by Hudson A Almeida on 19/05/2013 at 17:54

    Boa Tarde S. Paulo.
    Estou meio perdido, para aumentar a úmidade tem que aumentar a água na bandeja?

    Responder

    • Bão.
      Para aumentar a umidade precisa aumentar a área de evaporação, né?
      Quanto a mim, uso aquecer a água, para conseguir umidade.
      Se você tiver paciência para ler o blog, verá que, desde o início, bato nessa tecla, de aquecer a água.
      Toda chocadeira que fiz, uso o aquecimento na água, usando o aquecimento do ar somente em dias de muita umidade, como chuva.

      Responder

  212. Posted by Hudson A Almeida on 13/05/2013 at 19:08

    Sr Paulo boa noite
    Quando é a data correta para colocar ovos na chocadeira. (já que agora as aves estão em troca de penas).
    Obrigado.

    Responder

    • Terminando a troca de penas, espere passar o mais frio do inverno. Dê tempo para que as galinhas recuperem as penas e energia.
      Nós pretendemos recomeçar em fins de julho. Como trocamos as galinhas velhas(do ano passado), nesta época, as frangas devem começar a postura
      dentro de uns 15/20 dias.
      Temos colocado ovos na chocadeira, nos últimos meses, mas a taxa de eclosão está em torno de 20%.
      Não vale a pena.

      Responder

  213. Posted by Jara on 29/04/2013 at 18:34

    Boa noite, meu nome é Iran Jara sou de Itapetininga,SP,gostaria de algumas informações,choquei uma leva de 45 ovos e tive varios problemas,pintinhos bicaram o ovo e não nasce como já havia lido aqui ajudei e alguns estavão com parte do intestino fora e com sangue acabaram por morrer mas 2 viveram, sobraram 15 ovos que não evoluiram quebrei e constatei que estavam mortos,e por ultimo 3 pintinhos nasceram com defeitos na perta não ficam de pé ficam com as pernas aberta acabei por sacrificar os dois dos 45 ovos estou com 11 pintinhos aparentemente saudaveis um ltimo detalhe os ovos foram comprados da internet.Sem mais desde já agradeço.

    Responder

    • Jara, você nunca criou galinhass, né?
      Há mais de 30 dias, as galinhas entraram em época de troca de penas, o que significa que pararam de “trepar”.
      Tôda a energia delas está direcionada à formação de penas, não à formação de ovos. Elas vão enfrentar o inverno, com gordura e penas novas,
      e o que menos precisam, é de pintinhos para tomar conta. E, os galos estão trocando penas e com baixa fertilidade.
      Se vc tem dinheirro pra jogar fora, encomende ovos nessta época.
      Fora isso, faça a seguinte conta: 1 galo para 10 galinhas, é o que todo criador preconiza. MAS, considera que 70% dos ovos estejam galados.
      Uma chocadeira, bem regulada, é considerada ótima, quando a eclosão fica em torno de 70/80%.
      10 galinhas pondo ovo dia sim, dia não, são 5 ovos/dia.Colocando os ovos na chocadeira com 5 dias = 5×5=25 ovos x70% = 17 ovos galados x 80% de eclosão
      na melhor das hipóteses, = a 13 pintinhos.
      Já viu um galo fecundar uma galinha? O galo não tem “pênis”,”pinto”, “braulio”, seja lá que nome se dê.
      O que êle faz?
      Esguicha o esperma na cloaca da galinha.
      Pergunto eu: qual a chance dêle acertar o alvo? 50%?
      Pense um pouco no assunto.
      FONTE: – Observação “in loco”. kkkkkkkkkkkk

      Responder

  214. uma vez mais venho pedir a sua ajuda, apos ler alguns conselho do so Paulo comprei um termostato digtal, os valores programáveis são os que descrevo abaixo: sendo que o “valor” e a minha programação Peço que confirme se tudo está correcto.
    OBS: uso resistência flexivel em silicone de 165 w ,com ventoinha (ar forçado) tabuleiro de agua fria, caixa da chocadeira em pvc

    Simbolos Conf/ possiveis Conf/ de fábrica
    HC Aquecimento /Arrefecimento H/C C valor H de calor
    D Atraso entre ligar e desligar 0.1~15 1.0 ℃ valor 0,2℃
    LS Limite mínimo -9.9~99.9 -9.9 37,40 ℃ valor 37,40℃
    HS Limite máximo -9.9~99.9 99.9 38 ℃ valor 38℃
    CA Calibração da temperatura -5.0~+5.0 0.0 ℃ valor 0℃
    P7 Tempo de atraso 0~10 1 Minutos valor 1 minuto
    AH Alarme de alta temperatura 0~15 1.0 ℃ valor 5℃
    AL Alarme de baixa temperatura 0~15 1.0 ℃ valor 1℃

    pelo que li o ar da ventoinha deve estar direccionado para o teto da chocadeira sendo que mesma e colocada por cima da resistência, certo? e que por sinal estava colocando a mesma com o fluxo do ar direccionado para baixo.

    Responder

    • Bão, sou o “sô” Paulo, e vou passar a vc, as configurações que eu uso:
      Aquecimento – calor H (no meu caso é I)
      Atraso entre ligar e desligar (isso seria histerese? a diferença em décimos de graus entre ligar e desligar?) Se for, uso 0,3.
      Limite mínimo, uso 37,2ºC
      Limite máximo, uso 38,5ºC
      Notei que se deixar livre – entre os limites do termostato -50ºC e +200ºC, se acontecer algum problema no ventilador, a temperatura sobe a mais de 60ºC,
      e o termostato trava. Não quer dizer que ele queimou, o ventilador, deve ser desligado, e trocado. A falta de ventilação forçada por uns 2/3 dias, não
      influencia a eclosão.
      Calibração da temperatura, não seria calibração do sensor? Se for, não mexo nisso aí, pois varia de sensor a sensor, deixo no 0.
      Tempo de atraso – só se for para ligar o motor.
      Alarmes de alta e baixa temperatura, o termostato que recomendo, não tem, portanto não uso.
      Coloco o set-point em 37,8ºC. Com a histerese em o,3, ele vai ligar a 37,5ºC e desligar a 37,8ºC.
      Sempre recomendo o ar soprando para cima, mas com a ampliação da bandeja de água para a parte total do piso da chocadeira, e uso de novas
      resistências, notei que soprando para baixo, proporciona maior rendimento térmico.
      NOTA – meu sensor fica na altura dos ovos, e diretamente abaixo da ventoinha. Soprando para baixo, a temperatura da chocadeira a 37,8ºC, a
      temperatura da água permanece em 37,2ºC, aumentando o tempo entre o ciclo liga/desliga. Isto é maior eficiencia térmica. E, não há condensação
      de umidade interna.

      Responder

      • ok obrigado desde ja pela rápida resposta, vou usar as suas configurações.Valeu

      • Vale lembrar que o tempo é daqui do Paraná, sul do Brasil.
        Aí, em Portugal, não sei quais são as condições de temperatura e umidade do ar.
        Se vc tiver esses dados, me informe para melhorar a resposta.

      • snr Paulo hoje por exemplo esta 10º de temperatura e 58% de humidade o tempo aqui no norte varia muito podendo atingir os 30º a 38º no verão e 16 a 20% de humidade,Uso o vosso site a nivel mundial para ver o tempo e tem sido certo, http://pt.weather.com/ sou do Porto ,Portugal bem no norte ( terra do famoso vinho do Porto) onde em media a humidade do ar esta sempre acima dos 50% excepto nos meses mais quentes de Julho a Setembro.Obrigado pelos excelentes conselhos aqui publicados.

      • Fôsse eu, nessas condições, usaria sòmente o aquecimento da água durante o dia, ligando a resistencia sêca à noite. (Aqui, acontece amiúde, a umidade à noite
        é mais alta).
        Já vi pintinhos bicarem a casca e não sairem, morreram por falta de umidade, mas, ainda, não vi algum, morto, afogado na casca.
        Obrigado pelas palavras de estímulo.
        Em tempo: Estou usando resistências mais potentes: resistencia tubular de 1000W na água e uma resistencia tubular (de forno)
        750W em torno do ventilador. Ficam ligadas em média 30/45 segundos a cada ciclo de 14 minutos.

  215. bom dia em 1º de tudo parabéns pelos excelentes apostilas snr paulo. tenho um problema fiz um chocadeira com 60cmx40cmx30 resitencia de 165 w controle de e humidade nao chegou aos 35% ai ja tenho um problema a resolver o termostato estava sempre a disparar nos 36 graus sera que necessito de mais resistência pois verefiquei que os ovos nos tabuleiros o estavam frios a após partir alguns o interior estava em liquido foram 88 ovos para o lixo que me a conselha ? ha alguma formula par calcular potencia da resistencia em função do tamanho da caixa?uso resistências flexivesi em em silicone 160w aconselha a mergulhar as mesmas na agua ?obrigado desde ja

    Responder

    • Bom dia!
      Sou o “seu” Paulo.
      Você está em Portugal?
      Tenho duas pessoas ai com as quais tenho alguns “arranca-rabos” de vez em quando.
      Aqui, no Brasil, um termostato dispara, quando há variações de tensão na rede. Resolvo isso com um estabilizador de voltagem.
      Procure usar um estabilizador, que pode ser pequeno – 100 a 300W, para estabilizar a tensão do termostato(ele gasta uns 2A). Coloque o termostato a acionar um contactor de 15A, por onde você vai passar as ligações das resistências, lâmpadas, etc.
      A potencia da resistência só vai influir no tempo gasto para aquecer e reaquecer a chocadeira.
      Não sei o que você está fazendo nos 36ºC. Você precisa fazer as seguintes regulagens no termostato: DF(histerese) diferença entre ligar e desligar o aquecimento – 0,2ºC; LO – temperatura mínima de funcionamento do termostato – 37,4ºC; HI – temperatura máxima de aquecimento do termostato 38ºC. Set point – 37,7ºC.
      O que quer dizer isso: O termostato vai desligar o acionamento do contactor aos 37,7ºC, e quando a temperatura baixar o 0,2ºC, e chegar a 37,5ºC,
      o termostato vai acionar o contactor e ligar o aquecimento, até atingir os 37,7ºC. Se a resistência for blindada, vai levar algum tempo para que ela pare de aquecer e comece a esfriar. Então a temperatura vai variar, em função do seu sistema de isolamento, entre 37,8 e 38,2ºC, o que é normal.
      Notar que a tensão normal da rede aqui, é de 127V, então, todos os componentes também serão 127V .
      Outra coisa: o sistema de aquecer a água (uso resistências de 630W ou até 900W) deve ser considerado sistema principal, e o acionamento de lâmpadas halógenas ou resistências secas, só será usado quando houver excesso de umidade no interior da chocadeira – a água condensa nas paredes.
      Nossas bacias de água têm capacidade para 15 a 20 litros de água, e o consumo diário, varia de 3 a 5 litros.
      Nossa taxa de eclosão, considerando como ótima, a qualidade dos ovos, é de 100%.

      Deve-se atentar para a principal peça de acionamento da chocadeira, que deve ser de ótima qualidade:
      É uma pecinha que tem 2 pernas, dois braços e mãos, e uma cabeça sobre o tronco, que, supostamente, “PENSA E FUNCIONA BEM”.

      Responder

      • obrigado pela rápida resposta sim sou Portugues do norte Porto.Pelo que me apercebo tenho algumas rectificações a fazer principalmente no factor humidade. aqui a voltagem de corrente e sempre 220v o termostato esta configurado segundo as indicações de fabrica mas realmente a mínima a 36 pelo que vejo não e aconselhável obrigado pelos seus conselhos irei rectificar tudo

      • José, O Rafael Arieira, rafael.jarieira@gmail.com é daí, assim como o Nuno Oliveira.
        Eles tem encontrado dificuldades com os termostatos e têm também, como você, muita preocupação com a umidade.
        Os termostatos encontrados aí, são um tanto diferentes dos daqui. As resistências que estão usando são resistências usadas em máquinas de lavar roupas, com potência maior que a sua.
        E, recomendei o uso do contactor, porque no termostato que uso aqui(que normalmente é usado para refrigeração) a saída NA(degelo) dele, que uso para acionar as resistências, suporta algo em torno de 2 a 6A, e a saída NO (QUE NÃO USO), suporta 14 a 16A, já que é ela que aciona o motor do compressor.

  216. Posted by Nuno Oliveira on 14/03/2013 at 16:58

    Olá SeuPaulo, depois de um acidente com a minha chocadeira antiga, acabei de preparar a nova, feita em aglomerado de madeira (compensado aí no Brasil), já sei que não vai aguentar muito tempo, mas por agora era o que tinha disponivel, e já a tenho ligada á 3 dias e consigo manter a temperatura entre 37,6 e 38ºC e uma humidade entre 75 e 80%. Sabado vou colocar ovos de galinha e alguns de ganso. Que lhe parece manter estas condições assim até ao final dos 21 dias e depois aumentar um pouco a humidade para os ultimos dias dos de ganso? com aquilo que aprendi no seu blog e com os meus conhecimentos de eletricidade consigo controlar a humidade entre 60 e 90% com variações só de 5%. Obrigado e bem haja.

    Responder

    • Creio que não há necessidade de mexer na temperatura/umidade nos ultimos dias.
      Como há ovos de galinhas e de gansos, deixe a temperatura em torno dos 37,7/38ºC.
      A umidade para ovos de galinhas, pode ser mantida nos 75%, mas a recomendável para gansos, é de 85% ou mais, se possível.
      Não esqueça que os ovos de galinhas, nessas condições iniciam a eclosão aos 19/20 dias, enquanto os ovos de gansos eclodem aos 28 até 32 dias.

      Responder

  217. Posted by Bruno Xavier on 11/03/2013 at 18:51

    Boa noite, sou de BH e fiz uma chocadeira seguindo um vídeo do you tube, fiz todos os passos como mandou o vídeo, porém aos 21 dias só nasceram 8 pintos de um total de 30, fiquei intrigado e quebrei alguns e notei q o pinto se formou dentro do ovo, porem secou, não eclodiu.
    Minha pergunta é porque isso aconteceu?? Pode me ajudar??
    Agradeço.

    Responder

  218. boas na minha chocadeira tenho o termostato programado para ligar aos 37º e desligar aos 38º mas quando desliga a temperatura continua aumentando ate aos 41º será normal ? como posso evitar isso? meu termostato é willih 7060c

    Responder

    • No blog já tem explicações da regulagem total da chocadeira e termostato.
      Sem sabeer como é seu sistema de aquecimento, não posso parpitá, né?

      Responder

  219. Bom dia! Seu Paulo
    coloquei na minha chocadeira o rabo quente de 1000w instalado no circuito com a resistencia ceca de 1000w também e coloquei interrupitores para que eu possa instercalar o funcionamento das duas resistencias, quando percebo o tempo muito quente e ceco deixo só o rabo quente ligado e quando as paredes da chocadeira ficam umidas ligo a ceca e deixo as duas funcionando no circuito.Obs. a chocadeira contem ventilação forçada. Pergunta posso deichar as duas resistencias funcionando ao mesmo tempo sendo controladas pelo termostato, ou continuo fazendo o sistema de intercalamento entre elas? Obs. o rabo quente consome muita água hehe é normal ou é por causa da potencia dele, aqui só achei de 1000w.

    Responder

    • Para essas duas resistências de 1000W cada (1.000×2=2.000W) você precisa, urgente instalar um contator.
      O termostato não vai aguentar acionar 2.000W. Ele pode aguentar alguns dias, mas vai queimar.
      2.000W dividido por 127V = 15,74 A, num termostato que aguenta entre 2 e 4A, não dá, né?
      O termostato, se não estou enganado, aguenta 16A quando está acionando a saida principal que é o contato NF, que normalmente aciona o ventilador, e a saida que usamos para o aquecimento, é a NA, que aguenta 2 até 4A, conforme o modelo de termostato. Coloque um contator, acionado pelo termostato (saida NA), e que vai permitir a passagem de energia para as resistências.
      O uso do rabo quente, (eu uso um de 650W), aumenta o consumo de água. Nosso consumo diário é de mais de 5 litros. Mas ele está ali justamente pra isso: aumentar a umidade na chocadeira.
      Muito raramente uso os dois sistemas ao mesmo tempo. Uso só o rabo quente em mais de 90% do ano.

      Quanto aos furos, eu uso dois furos nas laterais, na altura dos ovos da bandeja inferior. Isso vai criar uma caixa de ar quente na parte superior da chocadeira,
      que vai manter o ar, quente, por mais tempo, diminuindo o liga/desliga, e consequentemente o consumo de energia.

      Responder

      • meu termostato é o COEL TLJ29 aquenta até 16A/250Vca. Obs. Aqui a tensão é de 220Vca

      • minha chocadeira é feita de “compensado OSB”, ai ligo as duas resistências porque umedece bem, no qual vejo do lado de fora a mudança de cor do compensado, por isso fico com receio de apodrecer.
        mas se eu conseguir o rabo quente de potencia mais fraca talvez posso deixar só com ele. e agora nem da para mexer só depois que chocar os ovos.

      • Seu termostato aguenta 16A/250V no contato out NA. Não confundir a ligação.
        E só as resistencias levarão 10A, mais 20% de tolerância. Não esqueça isso.
        Quanto ao compensado, não sei o que é OSB, mas aqui, o compensado naval não aguentou, por isso passei a revestir com fibra de vidro (3 camadas dão), e finalmente estou fazendo em chapa galvanizada, muito mais simples.

      • Seu Paulo as chapas galvanizadas são as mesma de fazer calha? e como vc utiliza em camadas com isopor entre elas?
        o compensado obs é só vc colocar no google em imagens que vai ter a imagem do compensado obs.

      • Adriano, tenho uma apostila completa sôbre a montagem, com fotos, lista de material, ligações eletricas e regulagem de termostato de uma chocadeira para 125/250 ovos.
        Custo – 100,00

      • Ok Obrigado pela atenção assim que possivel estarei adiquirindo a apostila.

  220. Posted by Nuno Oliveira on 17/02/2013 at 19:41

    Olá SeuPaulo, o termostato que utilizam é ON/OFF ou é por PID?
    Obrigado.

    Responder

    • Me apertou de mais de 10.000km.
      Uso termostato digital FULL GAUGE (www.fullgauge.com.br) modelo TIC-17RGTi, que aciona um contator de 15A, que liga as resistências e lampadas.

      Responder

      • Posted by Nuno Oliveira on 18/02/2013 at 16:14

        O que eu quis dizer é, existem uns termostatos que ligam e desligam dentro de um intervalo de temperatura, histerese, que são os ON/OFF, e outros que fazem como que um ajuste automatico, “sintonizam” a temperatura e mantem a temperatura sempre constante, ligando e desligando somente alguns segundos, para que a temperatura se mantenha sempre no mesmo valor, que são os PID. De qualquer modo com a referencia do termostato já verifiquei que é ON/OFF. Obrigado

  221. Posted by Nuno Oliveira on 06/02/2013 at 09:19

    Olá Paulo, alterei o sistema de aquecimento da minha chocadeira para o que voces chamam de rabo quente, tenho a temperatura estavel e a humidade em 91%. será este valor muito alto? que posso fazer para o baixar?
    Obrigado

    Responder

    • Nuno, boa tarde!
      Aí em Portugal, pelo que sei, está frio. Tenho outro amigo aí, com o qual falo amiude, e que está fazendo experiencias
      com chocadeiras, também. Por isso sei das condições climáticas daí.
      91% não chega a ser excesso, mas vc pode baixar isso, simplesmente, acendendo as lampadas, sem desligar o rabo quente.
      Não se preocupe muito com a umidade interna. Eu, não uso o termo-higrometro. Apenas observo a formação de
      condensação de água nas paredes da chocadeira, se ela estiver ocorrendo, ligo as lãmpadas. Assim que ela para,
      desligo as lâmpadas e deixo só o aquecimento da água.
      Para isso, tenho interruptores para as lampadas, para o ventilador, e para a resistencia da água.

      Responder

      • Posted by Nuno Oliveira on 06/02/2013 at 16:52

        Obrigado Paulo, era como eu pensava, mas como eu não investi muito, usei o que tinha em casa, uma resistencia de 1500w, esta humidade estava a danificar a madeira. como sou eletricista e tenho algum material em casa, o que fiz foi meter um temporizador para a resistencia, assim o aquecimento é feito pelas lampadas e pela agua aquecida pela resistencia, mas como a resistencia não está sempre ligada já consigo controlar a humidade. ainda estou a fazer uns ajustes no tempo de ligar e desligar da resistencia mas esta a correr muito bem. vou tentar estabilizar entre 70 e 75% de humidade ou é melhor entre 75 e 80%?

      • Estando de 70 para cima, está ótimo.
        Não precisa do temporisador. Basta acender as lampadas(no meu caso – 2 lampadas halógenas de 150W cada).
        Quando baixar a umidade – vc vai notar que não há condensação nas paredes – é só desligar as lampadas.
        O que varia muito é a umidade relativa do ar na atmosfera, mesmo que haja neve aí.

  222. Posted by ney on 01/02/2013 at 13:45

    olá paulos boa tarde, estou começando a não entender, no blog inteiro recomenda se . que coloque o sistema de aquecimento na parte debaixo, tanto as lampadas quanto a resistencia de agua, e nas fotos da apostila as lampadas estão em cima, é um outro sistema?
    e aproveitando, na caixa de isopor 70 litros, no uqal eu montei o sistema de vcs, com aquecimento da água e duas lampadas alógenas de 150 watts, (não achei de 100 watts na miknha região) de 10 ovos, ja nasceram 8 marrequinhos esta manhã.
    dias 05 e 06 de fevereiro tem quarenta ovos de galinhas, vamos ver quantos nascem assim nesse sistema depois eu posto o comentario e os numeros.
    aguaro resposta a respeito das lampadas que eu perguntei no inicio do comentario. agradeço e parabéns.

    Responder

    • No início, eu estava usando lampadas de 300W, junto à parede da caixa d’água, de forma que o calor irradiasse para a água.
      Para que isso desse certo, fiz defletores para as lampadas, cortando a irradiação direta para os ovos, que ficam uns 3cm acima da bacia.
      Algumas pessoas tentaram fazer o mesmo, sem os defletores, e assim os ovos das beiradas, praticamente, assavam.
      Dois, que tiraram os defletores por ocasião da limpeza, não os recolocaram no lugar e tiveram ovos assados.
      Para prevenir isso, voltei as lampadas para cima, e as troquei por 100/150W.
      Nas 2 chocadeiras mais recentes, as lampadas estão embutidas e não aparecem. São trocadas por gavetas nas laterais.

      Um alerta a você e a todos os visitantes do blog: “A energia da Copel está variando em mais dos 10% permitidos pela Aneel, e isto está
      ocasionando perda dos termostatos. Recomendo o uso de estabilizador de voltagem”.

      Responder

      • Posted by Rafael Borges on 12/08/2014 at 21:39

        Boa noite seu paulo,
        fiz uma chocadeira com um armario velho, coloquei 3 lampadas de 60w em cima e bandeijas de água em baixo. Tem nascido algumas codorninhas, mas ainda acho que estão nascendo pouca, tipo de 30 ovos, nascem 10. E estou utilizando 1 macho para cada 2 femeas na gaiola.
        dos que nascem metade deles tem muita dificuldade para sair da casca, alguns só chegam a fazer um pequeno furo na casca e depois morrem sem conseguir sair. Eu particularmente tenho achado a casca muito dura kkkk
        Posso usar o rabo quente em bandeja de plástico ou tem que ser de metal ? ele derrete plastico ?
        O sr acha que seria viável adaptar na chocadeira um desses umidificadores de ar que vendem no lugar de esquentar a água ?

      • Já que vc começou com um armário, o negócio é continuar tentando, né?

      • Posted by Fabiano on 14/08/2014 at 01:17

        Paulo, vou deixar uma dica que funcionou muito bem aqui em casa. A questão de ter um noobreak para chocadeiras que não usam resistências fortes ajuda, mas outro dia tive um problema maior, no segundo dia do domingo retrasado (2 dias de incubação, acredito que nenhum embrião iria sobreviver) foram 3 horas e 40 minutos sem energia elétrica. Tenho em casa dois geradores, mas um bem pequeno de apenas 900W Tekna, custa menos de 400 reais e uso por causa também de aquecimento por luzes de filhotes e estava bem frio. Um tanque de 4,5 litros dura em torno de 8 horas, depois encher e religar é apenas uns 5 minutos, se necessário. Para quem mora em lugares com queda de energia e/ou frio é uma boa segurança, não me arrependo um centavo que gastei, é econômico, pega fácil, mantém os equipamentos que fazem mais falta na hora da queda de energia. Já fiquei com quase 6 horas sem energia por manutenção programada da CPFL aqui, tudo funcionou bem e sem problemas. Pra mim, um equipamento bom e que vale a pena.

      • Meu garoto, isto é o ideal.
        Mas, acontece que o véio aqui, pénacova, ganha o mísero salário da aposentadoria por invalidez(=salário mínimo menos 30%), e nem pode sonhar, em ter um gerador. Acresça a isso o fato de que quando falo em R$100,00 na apostila, onde só ensino o que não tiveram imaginação para fazer, muitos pulam fora, achando que estou ganhando os tubos, à custa deles.
        Por isso, sempre procurei soluções mais baratas. Estou usando um carregador que o Tonella ensinou a fazer no YouTube, e que usa um condensador e um retificador, e que para mim, saiu por 5,00.
        E, aproveitando as 2 baterias de 60Ah, que tocavam meu nobreak 24V, que torrou, mantenho a choc funcionando por 2 dias.
        Para trabalhar comigo, precisa-se ter imaginação, criatividade, conhecimento eletro-mecânico, etc., enfim, tudo que o bom Deus, nosso Criador nos deu, e continua nos dando, à medida que necessitamos.

      • Posted by Fabiano on 13/08/2014 at 00:34

        Paulo, acredito que ele quis dizer umidificador ultrassônico. Rafael, meu único medo é que o jato de água é frio, um comentário que vi do Paulo numa ocasião e achei muito válido para mim é que a chocadeira é uma imitação da incubação natural, as aves fornecem esta umidade corporal pelo calor, portanto acredito que esquentar a água é muito mais eficaz, apesar do consumo de energia ser maior.

      • Só uma observação: embora eu trabalhe com mais resistências, (3.000W instalados), tenho baixo consumo, em virtude do material isolante ser mais eficiente. Estou com paredes de 3cm de espessura, sendo 0,8mm de chapa e 30mm de lã de vidro.

Os comentários deste blog são moderados. Procuramos manter um ambiente saudável, com discissões inteligentes. Antes de fazer uma pergunta, verifique se ela não foi respondida nos artigos ou nos comentários mais antigos. Procuramos não responder à mesma pergunta mais de uma vez. Comentários ofensivos, fora de contexto ou com ofertas comerciais serão sumariamente apagados.