Tempo seco e chocadeiras

Aqui no norte do Paraná, tivemos um inverno seco e quente, o que prejudicou em muito a postura das aves. O problema de muita gente que perdeu ovos em chocadeiras pela morte de filhotes, nada tem a ver com a chocadeira, mas com o fato do embrião não conseguir desenvolver em virtude da baixa umidade ambiente. Nas nossas chocadeiras, aquecemos a água e por isso não tivemos problemas com a baixa umidade. Pra se ter uma ideia, com a umidade do ar em 20% como passamos a maior parte do tempo, a umidade dentro da chocadeira, com resistência, chega a 5%. E para a eclosão o ovo necessita de algo em torno de 85 a 90%.

Você deve ter lido um comentário nessa página sobre o excesso de umidade na chocadeira e pintinho morrer afogado. Isso é uma falácia. O pintinho fica dentro de uma bolsa à semelhança da placenta da mulher. O que pode ocorrer é que a chocadeira mova o ovo, e o deixe em posição que a narina do pintinho fique no liquido amniótico, e aí sim, causa o afogamento. O que na nossa chocadeira não ocorre, já que ela não vira ovo porque coma umidade sempre em níveis ideais, o embrião não se cola na parede da casca.

O pintinho morre com ar seco, não com umidade. Uso uma vasilha de água com mais de 30 litros, sempre cheia, e com a resistência de 630W, (rabo-quente), dentro. Isso, além de dar a umidade necessária, previne eventuais apagões de energia, já que para esfriar 30 litros de água, a 40º C, vai mais de 2 horas. Nós usamos o termostato automático Full Gauge, modelo TIC-17RGTi (foto abaixo), o mais barato. Ele aguenta 16A. Nele, em 127V, vc pode por até 2000w de resistências e lâmpadas. Para evitar surpresas, uso um relé contator (foto abaixo) acionado pela saída do termostato.

Termostato eletrônico Full Gauge TIC-17RGTi

Termostato eletrônico Full Gauge TIC-17RGTi

Relé contator

Relé contator

O mais importante é sempre observar e corrigir o que acontece na chocadeira.

About these ads

212 responses to this post.

  1. Posted by Fernando Cintra on 31/03/2014 at 00:44

    Como Sitei Abaixo, da Chocmaster 70 há uma boa chance de ser problema de humidade, se eu colocar um umidostato interligado num aquecedor de aquario na bandeija de agua vai aumentar a humidade resolvendo o primeiro problema em tese..meu medo com isso almentar a temperatura total acima dos 38º por que são aparelhos diferentes..o termostado e umidostato separado…já tentou algo parecido.

    Responder

    • Como Sitei Abaixo, da Chocmaster 70 há uma boa chance de ser problema de humidade, se eu colocar um umidostato interligado num aquecedor de aquario na bandeija de agua vai aumentar a humidade resolvendo o primeiro problema em tese.
      Mas vai criar outro, real e não em tese: apodrecer a caixa da chocadeira que é de MDF.
      meu medo com isso almentar a temperatura total acima dos 38º por que são aparelhos diferentes..o termostado e umidostato separado…
      Pode trabalhar com temperatura em torno dos 38 a 39,5, tranquilamente.
      já tentou algo parecido.
      Uso 2 resistências de 1000Wx220V para aquecer a água e 1 de igual valor para aquecer a parte de cima. É o, algo parecido, que você imagina?
      A chocadeira está ligando por 1,5 a 2 minutos, e ficando mais de 30 minutos desligada.
      A temperatura? Oscila entre 37,4 e 38,8 = média 38º. Não tive problema, ainda.

      Responder

  2. Posted by Fernando Cintra on 30/03/2014 at 13:08

    Olá Bom Dia, tenho uma chocadeira para 70 Ovos Chocmaster, uso Kolo-L para desinfecção coloquei 50 ovos limpos, 1º ovoscopia 4 ovos descartados, segunda ovoscopia mais 2 ovos descartados…restaram 44ovos cheios pesados aparentemente tudo Ok, somente nasceu 5 Pintinho…a chocadeira usa um fulgauge e sempre confronto com termometro digital 37.5 a 37.7…tudo ok …umidade confiro a cada 2dias .. 50 a 60% firme……quebrei os ovos os pintinhos estão grandes e bem desenvolvidos…faltou aquele pique final para nascer…será que é a falta de umidade nos ultimos dias..que geralmente aconselham subir para 80 a 90%..

    Responder

    • Com certeza.
      Foi com uma dessas que comecei. Acontecia a mesma coisa.
      Desculpe, mas, a chocmaster70, não faz medição de umidade. Eu sempre tive que ajudar, patos e gansos, nascer.
      Por isso, resolvi montar as minhas.

      Responder

  3. Posted by lucas on 16/03/2014 at 13:27

    fiz minha chocadeira e coloquei os ovos de codorna,e já ta no dia da eclosão e ate agora nada dos pintos.o que devo fazer ?

    Responder

  4. Posted by rodrigo on 02/03/2014 at 23:21

    qual consome mais energia a lampada de 25w ou a resistencia ?

    Responder

    • Informe a potencia da resistência.
      às vezes, uma resistência menor, consome mais, em virtude de ficar mais tempo ligada, para proporcionar a mesma temperatura, né?

      Responder

  5. Posted by rafael on 21/02/2014 at 21:00

    ola sr. paulo, gostaria de saber o que acontece se a temperatura da chocadeira estiver 1 grau a menos do normal, no caso 36,6

    Responder

  6. Posted by ricardo on 18/02/2014 at 23:25

    sr paulo o que faço pra acabar com a condensação dentro da chocadeira

    Responder

  7. Posted by jorge andrade on 13/02/2014 at 20:30

    boa noite, tenho duas chocadeiras uma com 240 ovos e outra com 120 ovos. mais não está nascendo nem 30 pintinhos em casa ta morrendo na casca. o que ta acontecendo você pode me ajudar

    Responder

  8. Posted by sadraque on 13/02/2014 at 10:19

    paulo me da uma ideia para mim deixar minha chocadeira mais úmida eu só coloco um litro descartável cortado no meio

    Responder

  9. Posted by sadraque on 12/02/2014 at 07:51

    paulo mais tem um amigo meu que tem uma chocadeira e ele falo que ta com pouca umidade sera que isso interfere no pitinho more dentro do ovo

    Responder

  10. Posted by sadraque on 11/02/2014 at 21:40

    paulo minha chocadeira eu mesmo fiz quando chega a hora dos pintinho nascer de 36 ovos 3 nasceu e o resto ta morto dentro do ovo oq eu isso e como faço para isso para se puder me ajudar vou ficar muito grato

    Responder

  11. quantos dias leva para chocar os ovos na chocadeira

    Responder

  12. Posted by Ronaldo dos Santos on 15/01/2014 at 20:18

    Olá Paulo! Tenho um termostato analógico com temporizador, mas depois de uns 3 dias de incubação ele fica girando varias vezes o motor e não desliga sendo que o tempo máximo de energia no motor é 5 segundos no modo normal. Qual componente dele deve ser substituído para o funcionamento correto?

    Responder

  13. boa tarde seu paulo tenho uma chocadeira digital no termostato marca 38 gral mas quando coloquei o termômetro dentro da chocadeira o termômetro marcou 40 graus ,o que eu posso fazer?

    Responder

    • Nada. a temperatura, varia bastante, dentro da chocadeira comum.
      A cada 4 cm de diferença, na altura do sensor, varia até 0,5º.
      Falei de chocadeira comum, porque nas que faço, com aquecimento na água, a temperatura é mais uniforme.

      Responder

  14. Posted by pedro on 12/01/2014 at 21:15

    Boa noite seu Paulo….eu sou novo em chocadeira e quero saber se o ventilador tem que fica ligado ate a eclosão do ovos..e se pode abri a chocadeira pra por agua na vasilha, quando tive pouca água…

    Responder

    • 1- o ventilador tem que fica ligado ate a eclosão do ovos? SIM.
      2- pode abri a chocadeira pra por agua na vasilha, quando tive pouca água? Não deixe faltar água na chocadeira.

      Responder

  15. Posted by antonio bezerra vaz on 10/01/2014 at 00:18

    sr tenho duas chocadeiras na temperatura de 37,5 uma delas as vezes vejo que ela sobe ate para 41,5 abro abano tento resfriar ele baixa assim que fecho a porta ela sobe rapidamente voltando ao normal ´só a noite e por isso já perdi duas chocadas os pintinho chega ate a sangrar o ovo quando ele dá os primeiros trincos na casca e morrem que devo fazer será que é defeito do termostato ? tentei falar com o fabricante mais ele não me deu atenção nem respondeu meu e-mail a marca da chocadeira é goldem nova primeira chocados que pus nela

    Responder

    • troque o ventilador.
      com certeza, ele é rolamentado, e quando enferruja, com a umidade da chocadeira, e com a posição que ele trabalha, ele é feito para trabalhar na vertical, apoiando o eixo nas buchas ou rolamentos, e trabalhando na horizontal, o eixo das hélices apoia-se nas travas do eixo, e o desgaste das arruelas, provoca o aquecimento.
      1 ventilador nacional, aguenta no máximo 6 meses. Se for chines, 90 dias. começou a vibrar e fazer barulho = lixo.

      Responder

  16. Posted by Marconny on 09/01/2014 at 19:54

    Olá, coloquei 26 ovos de galinhas Índio Gigante em uma chocadeira no dia 02/01,para minha surpresa ontem, dia 08/02 fui verificar o recipiente com água e estava completamente seco, como se já estivesse há uns 03 dia, enchi o recipiente e coloquei na chocadeira novamente, pela sua experiência, vc acha que perdi os Pintinhos??? No Aguardo.

    Responder

    • Bão. não estamos no dia 8/2 ainda, né?
      Brincadeira à parte, a resposta, é não. Não acontece muita coisa em um ou dois dias sem água na chocadeira.

      Responder

    • Posted by antonio bezerra vaz on 10/01/2014 at 00:06

      pintinho, peruzinhos e pavãozinho nascem e dentro de horas ou dias eles perde a força de andar e abrem as pernas uma para cada lado ficando numa posição de noventa graus e depois de algum tempo morrem como evitar ? tem medicamento.

      Responder

      • procure um veterinário de sua região.
        Eu contorno o problema fornecendo ração dieta inicial da Guabi, + Vitagold avícola.

  17. Posted by alexandre on 09/01/2014 at 10:28

    Bom dia senhor Paulo, gostaria de saber se posso colocar o cooler ventilando direto para cima dos ovos, ou é melhor colocar ventilando para cima.

    Responder

  18. Posted by antonio bezerra vaz on 07/01/2014 at 14:32

    tenho uma criação caseiras de aves e os pintinhos de galinha, pavão e peru nascem mais em poucas horas ou dias eles dá uma doença nas pernas e abrem no sentido norte/sul e fica sem poder andar se arrastando no chão e depois morrem que faço ? tem algum medicamento? por favor responda

    Responder

  19. Posted by andre dos reis on 06/01/2014 at 17:46

    estou colcocando agua morna mais fria que morna,os pintinhos estao morrendo muito dentro dos ovos,posso colocar agua quente??

    Responder

    • Não sei em que essa adição de água possa evitar a morte dos pintinhos.
      Melhor para de abrir a chocadeira e estabilizar a temperatura em 37,7º
      Mesmo porque, tem chovido quase todo dia e a umidade do ar está alta.

      Responder

  20. Posted by kewi on 05/01/2014 at 17:20

    amigo com uma taxa de 71% de umidade os pintinhos conseguem sair do ovo? urgente falta 3 dias pra nascer

    Responder

  21. Posted by ricardo on 11/12/2013 at 18:02

    senhor paulo minha chocadeira ta suando o vidro constantemente sera excesso de umidade

    Responder

    • Nem sempre.
      Verifique o fechamento da porta, e se não há entrada de ar nela.
      A condensação de ar, acontece, em virtude da diferença de temperatura entre o vidro, mais frio, e o interior, mais quente.
      Acontece que, excesso de umidade não mata embrião, a não ser que, você coloque o ovo dentro d’água.

      Responder

    • Posted by ricardo on 11/12/2013 at 19:49

      ta suando não so o vidro mas a parede da chocadeira do lado de dentro aconteceu depois que eu coloquei mais um recipiente de agua

      Responder

      • Porq não abre o jogo, logo, e fala como é sua chocadeira?
        Colocou mais um recipiente, uma resistencia dentro da água, e o que mais?
        Se sua chocadeira for plástica, isso acontece, mesmo. Se for de chapa metálica, também; e se for de madeira, TAMBÉM.
        A diferença é que: a de madeira deve apodrecer em uns 40 a 60 dias.
        Os ovos? Normal.

  22. Posted by vagner juliano conelian on 05/12/2013 at 15:08

    boa trd paulo comprei uma chocadeira golden coloquei a temperatura 37,5 e ela ta aumentando para 40,0 como posso fazer devo abaixar a temperatura ou nao

    Responder

    • Se ela já tiver mais de 6 meses de funcionamento, verifique a temperatura do centro do ventilador. Se êle for rolamentado, troque por um que use buchas. Como ele trabalha de cabeça p baixo, o rolamento estraga e provoca aquecimento.

      Responder

  23. Posted by alexandre on 28/11/2013 at 10:54

    Bom dia seu Paulo, gostaria de saber se o cooler fica ligado direto ou liga junto com as lâmpadas/cooler?

    Responder

  24. Posted by alexandre on 28/11/2013 at 10:50

    Bom dia seu Paulo, fiz uma chocadeira de isopor coloquei um termostato com temperatura 37,7 graus, e fiz 4 furos na parte de baixo e 4 na parte de cima, coloquei 15 ovos nasceram apenas 6 pintinhos e 2 morrem já formado dentro do ovo, um nasceu com o pezinho torto e com muita dificuldade de fazer cocô e fica com a bunda muito surja acho que pode ter sido alguma deformidade na formação dele. Agora estou pensando em colocar um cooler dentro, mas tenho duvidas sobre se posso deixar os furos na chocadeira ou devo tampar? se coloco ele soprando vento para cima ou para baixo? uso a chocadeira com lampadas.

    Responder

    • 40% de eclosão. está = à maior parte dos criadores do Brasil.
      O que nasceu com o pé torto, deve morrer nos próximos dias.
      Nunca fiz, nem tentei fazer chocadeiras em isopor, devido à dificuldade de esterilização da mesma.
      Não dou pitacos sôbre algo que desconheço.

      Responder

  25. Posted by eliana on 27/11/2013 at 15:24

    tenho uma chocadeira Premium ecológica de 130 ovos;na primeira vez que fez o processo,foi um sucesso…porem na segunda vez,faltando 5 dias para eclodir os ovos de galinha,a temperatura não mantem;quando ocorre o giro dos ovos que e de 2 em 2 horas a temperatura fica dentro do normal por em torno de 20 minutos,ai começa a cair ate ficar em 32 C…eu preciso saber se esse problema e no mecanismo que gira os ovos ou se e no termostato,aqui não tem assistência técnica e eu vou compra as peças que for preciso pela internet.gta

    Responder

    • Seu termostato está desregulado.
      Veja o manual da chocadeira.
      Recomendo o uso de um regulador de voltagem. A oscilação de voltagem prejudica o funcionamento do termostato, vindo até mesmo a inutilizá-lo

      Responder

  26. PARA COMPLEMENTAR A PERGUNTA: DEBAIXO DA BANDEIJA D’AGUA COLOCAR UMA LAMPADA PARA AQUECER A ÁGUA.

    Responder

  27. PRIMEIRAMENTE ÓTIMO SEU BLOG. ESTOU NA DÚVIDA O SEGUINTE: MINHA CHOCADEIRA CASEIRA (ISOPOR) NÃO SAIU PINTOS DEVIDO Á FALTA DE UMIDADE.
    PELA SUAS CHOCADEIRAS SERIA ABSURDO EU DIZER QUE SERIA ENTÃO COLOCAR AS LAMPADAS PERTO DA BANDEIJA D’AGUA AO INVÉS DEBAIXO COMO VI NO YUTUBE?

    Responder

    • Mais devagar com o andor.
      É certo que a falta de umidade é um problema, mas está acontecendo algo muito diferente este ano.
      Os ovos não estão sendo galados. Atualmente, estou conseguindo uma taxa de eclosão em torno dos 50%, mas já a tive em 12 a 15%, no começo do ano, até agosto. Modifiquei a dosagem de vitaminas fornecida às galinhas, para conseguir isso.
      Tem um criador do estado de São Paulo, que está tirando 70% de ovos bons, mas desses 70%, tira em torno de 70% de pintinhos. O que quer dizer que, de 100 ovos, tira 49 pintinhos. E está contente.
      Isto quer dizer que, nem sempre o problema é a chocadeira. E, nesta época de chuvas regulares, a umidade relativa do ar aumenta,
      o que vai alterar o seu rendimento.
      Não acho que a lâmpada, por baixo da bandeja, vá aquecer a água, sem derreter o isopor. É preferível, nesse caso, colocá-la dentro d’água. Ou uma resistência blindada ou melhor, tubular. Vc encontra, resistências de cafeteira, de 300W.

      Responder

  28. Posted by nicacio on 13/11/2013 at 16:27

    alguns pintinhos saiu mas os outros nao ja 23 dias e os pintinhos estao dentro dos ovos o q fazer

    Responder

  29. Posted by tito rodolfo mendes on 10/11/2013 at 21:34

    seupaulo a temepratura é 37,7 mas a umidade não sei pois fica é uma garrafa com agua como faço para medidr tal umidade

    Responder

    • Tito, um termostato com umidostato, custa uns 400,00, tornando o custo, proibitivo, para uma chocadeira pequena.
      Eu, ainda vou na base do olhômetro, que é mais em conta. Quando as paredes da chocadeira começam a escorrer água, ligo as resistências que uso para o controle. Mas, isso só acontece, após uma semana de chuva constante, nos meses de janeiro/fevereiro. No restante dos meses, a umidade relativa do ar, no Brasil, é muito baixa (abaixo dos 60%).
      Em uma chocadeira, em adaptei um sensor de chuva, daqueles usados em parabrisas de autos. Dá certinho. Começou a escorrer água, ele liga o controle(resistências).

      Responder

      • Posted by Bruno on 14/11/2013 at 19:14

        Tenho uma chocadeira de 100 ovos da marca Pantanal e a temperatura ta marcando de 37,8 até 38,5. Posos deixar essa temperatura mesmo?

      • 37,8+38,5=76,3/2=38,15 – média muito alta
        Melhor baixar para 37,5 até 38,2

  30. Posted by selio mendes on 28/10/2013 at 22:17

    ola meu amigo.. olha minha duvida e se uma chocadeira tem q ter resistencia-
    ou as so com lampadas tbm sao bouas? desde ja obrigado.

    Responder

    • Meu garoto, a chocadeira tem que ter, calor e umidade, lá dentro.
      De onde você vai tirar isso, é o de menos, né?
      Tanto faz, se você colocar lampadas, resistências ou um bico de gás lá dentro.
      Eu coloquei um radiador a óleo lá dentro e o que consegui foi uma baita economia de energia.
      Afinal, o óleo leva mais tempo para esfriar que o ar ou a água, né?

      Responder

  31. Posted by selio mendes on 27/10/2013 at 23:15

    parabens pelo seu blog parabens mesmo…..

    Responder

  32. Posted by tito rodolfo mendes on 22/10/2013 at 16:14

    tenho um chocadeira da marca dove, depois que faço a segunda ovoscopia os pintinos em grande numero estou morrendo antes de nascer alguem pode me ajudar onde estou errando.

    Responder

    • Faltam dados, não acha?
      Temperatura – ?
      Umidade – ?
      Qualidade da ração e o que adiciona – ?
      Dias entre postura e chocadeira – ?
      Eu pararia de preocupar com ovoscopia. Ela só indica se há embrião, ou não, mas não a qualidade do ovo.

      Responder

  33. Posted by gilmar on 21/10/2013 at 14:10

    tenho uma chocadeira goldem para 70 ovos ,devo encher bem a vasilha da agua?ou se por um aquecedor de aquario na agua ligado na resistencia vai ficar na umidade ideal?e qual temperatura ideal?a minha não tem ar forjado

    Responder

    • Faça como eu: tentativa e acerto.
      Se você aquecer a água, vai haver umidade; se sua chocadeira for de madeira, a caixa vai derreter.
      Umidade – + de 65%
      Temp – 37,5
      Não conheço alguém que tenha conseguido forjar o ar.
      Vc qr dizer ventilação forçada, i.é, um ventilador funcionando lá dentro, e isso a chocadeira golden, tem.

      Responder

  34. Posted by Almerinda Keila on 18/10/2013 at 20:30

    Boa noite! Estive lendo as perguntas e comentários, já me esclareceu algumas dúvidas. Mas queria algo mais objetivo pelo que acontece com a chocadeira de casa. Meu pai comprou uma chocadeira à algumas semanas, colocou temperatura a 37°C e humidade em torno de 47, os poucos pintinhos que nascem, vem deformados e a maioria deles vem com sérios problemas na formação, gostaria de saber se isso acontece por causa da humidade, você acha que ela esta muito baixa?
    Qual humidade seria a ideal?

    Agradeço desde já e aguardo ansiosamente sua resposta.

    Responder

    • Resposta já dada nos comentários.

      Responder

      • Posted by Jean Ladislau on 20/10/2013 at 02:22

        Olá Seu Paulo, tenho uma chocadeira para 260 ovos de galinha , após ler os comentários acima, coloquei um aquecedor de 200w, na água ,como o senhor aconselha, obtive uma umidade entre 80 % a 95%. posso manter ?ou deve ser mais baixa?Sendo que na parte superior possui um ventilador.

      • A umidade está ótima.
        Eu, para 300 ovos, uso uma resistência de 1000W na água e uma de 250W no ar.
        Leva 50 segundos para reaquecer (+- 45 litros) a água, e demora 15 minutos para religar.
        Cada uma das duas bandejas da chocadeira, mede 70×60.
        A bandeja de eclosão é de igual tamanho.

    • Posted by Junior Cardoso, Fazenda Gameleira. on 21/10/2013 at 11:15

      Olá amigo, a temperatura ideal para galinhas é 37,5º e a umidade deve variar de 55 a 65 %, um grande abraço. Junior Cardoso.

      Responder

    • Posted by wander on 19/12/2013 at 10:27

      antes de fazer esta pergunta verifiquei , e não encontrei, pode me responder. obrigado!

      Responder

      • Por isso fê-la 3 vezes, né?
        Aqui, também acontece isso. Principalmente quando penso que o pintinho precisa de ajuda, e tento ajuda-lo a sair.
        Acontece, que o nascimento, tem uma série de eventos, necessários ao bom desenvolvimento do pintinho, p.ex.: a aparente demora do pintinho,
        necessária para que os ossos se firmem, evitando a má formação dos dedos. Nada a ver com a chocadeira, e tudo a ver com nosso comportamento, né?

  35. Posted by Jean Ladislau on 18/10/2013 at 12:36

    Seu Paulo, estou construindo uma chocadeira de 160 litros e devido o tamanho estou pensando em utilizar ar forçado, gostaria muito da sua ajuda , devo utilizar quantos ventiladores, e quantos furos?
    Por gentileza se puder me ajudar ficarei muito grato.

    Responder

  36. Posted by jorge augusto on 06/10/2013 at 19:03

    ola,so paulo construi uma chocadeira de 4 bandejas com viragem automatica a ponteira que mede a temperatura fica no meio da shocadeira na segunda bandeja de cima para baixo,o que acontece e que a temperatura nao e igual em todo o ambiente da chocadeira na grade de baixo nao passa de 36c ja na grade de cima passa dos38,6 sendo que ela esta regulada para dar 38,0c!obs:o sistema de aquecimento de 2 resistencias de 130w juntasnos fundos da chocadeirapor tras dos ovos +um reservatorio de agua de uns 12 litros de agua mais ou menos de 40cm por 28cm minha taxa de eclosao foi de 35/.o senhor pode me ajudar a consertar onde eu errei?

    Responder

    • Claro que não é igual.
      Se quiser que, uma chocadeira de 4 bandejas, tenha uma temperatura homogênea nas 4 bandejas, vai precisar de no mínimo 2 ventiladores entre a
      bandeja 1 e 2, 2 entre 2 e 3, 2 entre as bandejas 3 e 4, e um no teto. Deverão estar em posição alternada, e soprando para o interior, de modo a circular o ar. Isso se tiver aquecimento inferior. Se não, mais 2 ventiladores no piso.

      Dias atrás, uma sabereta, sugeriu encher as bandejas de ovos, em várias camadas.
      Eu só queria saber, como é que ela ia aquecer os ovos.
      Mas, cada doido com sua mania, né?
      Quando você enche uma bandeja, de ovos, fecha a passagem de ar de uma bandeja para a outra, então o ventilador só movimenta o ar de cima, deixando o de baixo, frio.
      E, atente que, você tem que medir a temperatura da casca do ovo, não do ar.

      Estou acabando a montagem de uma chocadeira de 8 bandejas oscilantes, mais uma de eclosão, com 4 ventiladores de 40 cm de diâmetro no meio, em posição vertical, e radiadores de óleo aquecido. Os encanamentos de óleo, circundam a chocadeira toda e a dividem ao meio.

      Responder

  37. Posted by marcus on 06/10/2013 at 11:20

    Tem como saber se os ovos estão galados antes de colocá-los na chocadeira ou tem que esperar pelo menos sete dias para verificar com o ovoscópio?

    Responder

    • É claro que tem.
      Quebre alguns, verifique a porcentagem, e faça uma gostosa omelete.

      Responder

    • Posted by André on 06/10/2013 at 22:19

      Seu Paulo, coloquei 21 ovos na chocadeira, nasceram 8 pintinhos, quebrei alguns ovos e notei que em 6 havia formado o pintinho mas estava morto … Li em alguns artigos que podem ser varias as causas do problema … o Senhor saberia o que posso fazer para melhorar a taxa de eclosão e nao perder esses pintinhos que ja estao formados… w???

      Responder

  38. Posted by marcus araujo on 20/09/2013 at 19:25

    quanto tempo a chocadeira pode ficar sem energia, no caso para ovos de galinha

    Responder

    • Somente respondo por e-mail, quando o wordpress está em manutenção. Não tenho o dia todo, livre, para ficar atendendo o blog.

      Respondo o que conheço: Depende do material da chocadeira e de seu sistema de aquecimento.
      No meu caso, com chocadeira de chapa metálica, isolamento em fibra de vidro – 4cm espessura – e aquecendo a água (+-50 litros),
      já fiquei por 4 horas sem energia e a temperatura caiu somente 8ºC.
      Por isso, criei e instalei um sistema, barato, de nobreak, auto recarregável, com uma bateria de 7Ah. Custo – 70,00.
      Ele funciona indefinidamente, mantendo a temperatura nos 37,6ºC.

      Responder

    • Posted by marcus on 26/09/2013 at 16:27

      por favorzinho

      Responder

      • Miorô.
        Meu fio, sou um pénacova que, num sabia que existia, nem pra que servia, o tal de paint.
        Mas, num consegui, ainda desenhar um esquema.
        Mas lá no Youtube, você encontra. São 2 reles 5 pinos, 4 reles 4 pinos, uma bateria 60AH, 1 fonte de alimentação, tudo 12V, e
        1 carregador de bateria. Os relês e uma bateria de 60AH, vc acha em desmanche de autos, o carregador em lixo de eletrodomésticos.
        A fonte pode ser a do seu celular.

      • Posted by marcus on 05/10/2013 at 19:38

        Seu Paulo, boa noite
        tenho uma chocadeira de 50 litros, feita com uma caixa de isopor, nela tinha duas canaletas laterais com água acima do nível dos ovos e uma travessa embaixo dos ovos para fazer a umidade desejada; Para controlar a temperatura fiz um termostato eletrônica junto com quatro lâmpadas de 50 watts, esse sistema variava no máximo em 0,3 graus. Com ela tinha sucesso em pelo menos 50 por cento dos ovos. Achava que o problema estava na baixa umidade, resolvi fazer então como ensinou, retirei as lâmpadas e as canaletas laterais e deixei um reservatório com água embaixo (=/- 8 litros), depois disto já fiz três tentativas e na primeira consegui dez por cento, nas outras duas não obtive sucesso algum.
        No reservatório de água coloquei um aquecedor e continuei com o mesmo termostato que garantia a temperatura praticamente estabilizada em 37,7 graus, o que pode está dando errado, faço acompanhamento diário para garantir o processo.
        Por favor, me oriente.

      • Mas que mania de culpar a chocadeira, né? Que tal se informar sôbre os ovos que você põe nelas?
        Examinou-os no ovoscópio? Estão galados?
        Procure se informar um pouco, leia revistas e publicações de granjas, etc.
        Todas as granjas, que conheço, estão com problemas de eclosão, e não estão entregando pintinhos, por essa razão.
        Ano passado, tinha pintinhos sobrando no mercado, este ano estão entregando a cada 15 dias, e tem fila de espera.
        Se você não fizer pedido antecipado, não encontra, nem recebe.
        O problema não está nas chocadeiras, pois as granjas não usam chocadeiras como as que faço, nem tem tempo de fuçar meu pequeno blog.
        Chocadeira não é santo, não faz milagre.
        Procure um veterinário, que seja formado, de preferencia, em uma boa escola, e que tenha um bestunto que funcione, e possa dar uma explicação.
        Aqui, estamos com ovos galados na faixa de 20 a 30%, e ano passado estávamos com 90%. E NÃO ESTAMOS CULPANDO AS CHOCADEIRAS.

  39. Posted by André on 18/09/2013 at 16:49

    Seu Paulo, meus pintinhos estão no ultimo dia de eclosão, ouço eles piar, mas eles não trincaram a casca… Será que tem alguma coisa errada?

    Responder

    • Posted by Junior Cardoso. on 24/09/2013 at 20:13

      Olá, quando os meus estão neste estágio eu particularmente, espero mais um dia no máximo, caso não quebrem a casca, (não aconselho fazer, faço porque tenho esperiencia e no incio matei alguns fazendo isto, hoje já não tenho esse problema), com uma faquinha de serra eu serro com muito cuidado a parte de cima do ovo onde está a bolsa de ar do ovo, depois retiro um pequeno pedaço da casca e dai eu retiro a cabecinha do ovo, a partir dai é por conta do filhotinho, mas como eu disse, EU FAÇO, mas não aconselho, semana passada retirei dois gansinhos com sucesso. Abraço.

      Responder

      • Já fiz isso, também. Logo que ganhei a primeira chocadeira, há uns 5 anos, fazia isso com os patinhos e pintinhos.
        Mas, eu tenho o problema da tremedeira que restou dos AVCs, que atrapalha bastante o cuidado com que tenho que lidar com os nascituros, e tenho notado que os que são ajudados a nascer, principalmente os pintinhos, acabam morrendo nos primeiros dias.
        Por isso, tenho evitado o ato.

  40. Posted by val on 04/09/2013 at 22:02

    seus paulo,os embrioes de codornas podem aguentar ate quantas horas sem energia no chocadeira?

    Responder

  41. Posted by Carlos Mendes on 01/09/2013 at 20:28

    boa noite…Tenho uma chocadeira da “Gaiolas Almeida” com grades ocilantes, em varias remessas, grande parte dos pintos que foram nascendo observei que estavam com uma gosma transparente que quando seca prende partes da casca no pintinho….isso quando o pintinho consegue nascer, pois alguns que bicaram e não conseguiram nascer, ao quebrar o ovo, pude notar que essa gosma secou e bloqueou o furo que o pintinho havia feito para começar a nascer,,,,o que sera que esta acontecendo…a taxa de nascimento esta muito baixa, porem praticamente todos ovos havia pintinho dentro …abraços

    Responder

    • Carlos, algumas perguntas que, a meu ver, são indispensáveis, em seu caso:
      1 – Quantas vezes ao dia, você consulta a previsão do tempo, para saber a umidade relativa do ar, naquele horário, em sua região?
      2 – Você tem um sistema de umidificação do ar, na chocadeira?
      3 – Tem água suficiente, no depósito do umidificador?
      4 – Limpou os filtros dele, todos os dias?
      5 – ELE ESTÁ FUNCIONANDO?
      Se você fez tudo isso, o mais prático é consultar um veterinário.
      Se não fez, seus pintinhos morreram por falta de umidade, ou seja, DE SÊDE.
      É mais fácil culpar a chocadeira, né?

      Responder

      • Posted by Carlos Mendes on 04/09/2013 at 21:03

        OK…MESMO SE A CHOCADEIRA FOR DE CARGA MISTA POSSO ELEVAR A HUMIDADE SOMENTE NA OCASIÃO DE ECLOSÃO DE UMA BANDEJA ??NÃO SERIA PREJUDICIAL PARA O RESTANTE DOS OVOS QUE ESTÃO NA CHOCADEIRA…..

      • Pintinhos, gansinhos, peruzinhos, ou seja lá o que for, morrem de sede, não por excesso de umidade.
        Como a casca é porosa, (RESPIRA), o embrião vai usar a umidade que necessita para viver, não para nadar nela, né?

  42. Posted by Junior Cardoso. on 28/08/2013 at 17:38

    Seu Paulo, apesar de não gostar das tais redes sociais, através delas foi divulgado que hoje meu Estado ficaria sem eletricidade por uma hora, uma ação a favor do meio ambiente, pôxa, quase matam meus filhotes de gansinhos, ficaram uma hora na chocadeira sem eletricidade, mas creio que causará nenhum dano né seu Paulo? como não sabia da tal notícia, quase comprei a prazo, é claro, um gerador de energia… enfim, o senhor ou alguém sabe indicar um bom gerador e onde vende para chocadeiras? Fiquei igualzinho a esse bonequinho que seu Paulo colocou pra mim no canto superior esquerdo, heheheheh, grande abraço.

    Responder

    • Para informar a respeito geradores, também tenho um, preciso saber detalhes de sua chocadeira, como sistema de aquecimento, potencia das resistências,
      potencia dos ventiladores e motores, se houver, detalhes do termostato (está funcionando em 12V, 127 ou 254V?), marca e modelo, etc.
      A respeito do bonequinho, sinceramente, não sei como isso sai, aí. Só se foi colocado pelo autor do site. kkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 31/08/2013 at 08:46

        kkk, hoje viajo ao sítio e vou anotar os dados da chocadeira, mas adiantando é a chocmaster 54 do site do mesmo nome, e agora comprei a chm 120, só que eles falaram que só vao mandar na quarta feira, veja só, comprei na quinta, uma semana depois para fazerem o envio.

      • Mamãe dizia: “Beija-flor gosta de néctar, e urubu de carniça”. Qual você é? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Posted by Junior Cardoso. on 02/09/2013 at 21:08

        Gostaria de ser o beija flor, só tenho medo de adquirir diabetes, kkk, mas o senhor quer dizer que a chocadeira é ruim?

      • O que quero dizer é: se você tem uma determinada chocadeira com 54 ovos que já apresenta problemas, com 100 ovos, você não terá soluções, e sim, mais problemas, né?
        A primeira que tive era uma chocmaster 70 ovos, e resolvi fazer as atuais, evitando os problemas da primeira, e adicionando soluções.
        Porque não faz uma para si? Não é difícil. E, se tiver algum problema, você pode corrigir, e saber que é de sua lavra.
        Pode copiar soluções, sabendo que ninguém conseguiu, ainda, patentear o fiofó da galinha, né?

  43. Posted by Junior Cardoso. on 21/08/2013 at 21:59

    Olá Seu Paulo, gostaria de saber se o senhor ou outro amigo sabe onde vende a caixa plástica que é produzida a chocadeira chocmaster 54 ovos, pois pesquisei e achei todos os acessórios dela no Mercado Livre, mas a danada da caixa, que parece com uma tuperware, eu não encontrei. Como tenho uma delas em casa, talvez consiga montar uma, quando de posse de todas as peças. Desde já agradeço.

    Responder

    • R-com.
      É uma empresa da Coréia do Sul.

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 25/08/2013 at 19:39

        Sô Paulo, fiz a ovoscopia nos demais onze ovos que coloquei e nove estavam com meia lua e dois não estavam galados e por curiosidade, apesar de estar com apenas quinze dias fiz a ovoscopia em um dos sete ovos da semana passada e está quase que completo, isto quer dizer que até agora está tudo ok, coloquei mais agua morna para compensar a que evaporou e como esqueci de comprar um borrifador para borrifar água morna nos ovos, então joguei com a mão mesmo a água morna molhando todos os ovos, se errei em alguma coisa pode ser severo na correção. a chm 54 está com 16 ovos cheios.

      • Posted by Junior Cardoso. on 28/08/2013 at 17:35

        Seu Paulo, apesar de não gostar das tais redes sociais, através delas foi divulgado que hoje meu Estado ficaria sem eletricidade por uma hora, uma ação a favor do meio ambiente, pôxa, quase matam meus filhotes de gansinhos, ficaram uma hora na chocadeira sem eletricidade, mas creio que causará nenhum dano né seu Paulo? como não sabia da tal notícia, quase comprei a prazo, é claro, um gerador de energia… enfim, o senhor ou alguém sabe indicar um bom gerador e onde vende para chocadeiras? grande abraço.

      • Junior, eu uso um nobreak.
        Bolei um nobreak, com carregador de bateria, bem barato e prático, que uso com uma bateria 12Vx60Ah.
        Ele mantem uma chocadeira para 300 ovos funcionando por 2 dias.

  44. Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 13:33

    Quanto a chocadeiras, onde tem um post que pede a opinião de quem já tem alguma esperiência, que use este campo, eu particularmente coloquei em minha chocmaster 54 ovos de ganso e não tirou nenhum pode ter sido, como o Seu Paulo falou pela falta de cruzamento devido a troca de pena no mes de abril mas em contrapartida coloquei cinco ovos de indio gigante junto com os de ganso, com a grelha de ganso, que é mais larga que a para ovo de galinha, e eclodiu tres pintinhos dos cinco ovos, neste caso a viragem dos ovos de ganso foi feita totalmente e a dos ovos da galinha foi feita parcialmente.

    Responder

    • Você, por acaso, lembrou que, os ovos de ganso, demoram entre 28 e 32 dias para eclodir?

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 20:46

        Sim, mas não entendi vossa colocação, poderia explicar, onde estou errando? abraço.

      • Muita gente espera que um ganso nasça com 21 dias.
        E tanto gansos, como patos e perus, nascem entre 28 e 32 dias.

  45. Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 13:26

    Olá Seu Paulo, estou muito feliz, ao analisar os ovos na chocadeira, sete dos nove estão cheios, quase metade do ovo está escuro, como uma meia lua, só gorô dois, em seguida completei com mais onze, espero que continue a evoluir, será que continuará a formação dos gansinhos com a chocmaster 54?

    Responder

    • Como já falei nos comentários, talvez vc tenha que brincar de parteira de gansos. Ajudá-los a cortar aquela película dos ovos, que na falta de umidade, resseca-se.

      Responder

      • Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 20:49

        heheheh, o melhor é que já fiz isso e deu certo, mas eles estavam sendo chocados pela gansa e ajudei a retira-los, eles saem e ficam deitados todo molhado, pensei que iriam morrer mas horas depois já estavam enchutinhos e espertos. O senhor acha bom ficar observando na epoca da eclosão pra ajudar os filhotinhos a sair da casca?

      • A cada eclosão, seja de galinhas ou patos, gansos e perus, observo mais amiúde.
        Por isso, providenciei uma chocadeira só com aquecimento da água, que fica esperando que os ovos atinjam os 18 dias, são passados para ela, com umidade e temperatura mais altas, para eclosão. Nela os nascituros podem ficar por até 12 horas.

  46. Posted by Mauricio A Streit on 18/08/2013 at 12:47

    Bom Dia Sr. Paulo.
    Segui seus conselhos e coloquei uma resistencia numa vasilha com agua na chocadeira e mantive a resistencia a seco tambem, liguei a resistencia na agua num dia e quando começou a suar as paredes da chocadeira desliguei e agora as paredes continuam suadas mesmo sem ligar a resistencia da agua, isso significa que a umidade da chocadeira esta boa? devo manter ela bem umida desde o inicio ou só na ultima semana para ovos de galinha? e de ganso?

    Obrigado pela atenção

    Responder

    • Paredes suadas, indicam que as paredes estão mais frias que o ar úmido interno.
      Eu deixo assim no inverno todo. Caso contrário, os gansinhos, não conseguem cortar a membrana interna do ovo.

      Responder

  47. Posted by Hudson A Almeida on 17/08/2013 at 09:14

    Bom dia Seu Paulo, também tenho uma chocmaster 54 ovos. A eclosão é na faixa de 60% a 70%. Quanto ao aquecedor de aquário tem que ser de quantos Watts.
    Obrigado

    Responder

    • Sinceramente, não sei.
      Falei em aquecedor de aquário, porque pensei em um aquecedor pequeno.
      Se bem que, 60 a 70%, nesta época – inverno – com baixa umidade do ar, está ótimo.

      Responder

    • Posted by Junior Cardoso. on 19/08/2013 at 13:36

      Rapaz, a minha é de mais de 90%, creio que a quantidade de água que está colocando pode ser insuficinte, eu coloco faltando um dedo para os parafusos que seguram a grelha, seu paulo poderá me corrigir se estou errado. Abraço.

      Responder

      • Posted by Hudson A Almeida on 20/08/2013 at 08:41

        Eu ainda sou leigo neste assunto, mas da próxima vez farei como você faz.
        Obrigado pela dica. Aqui no blog cada dia a gente vai aprendendo alguma coisa.

      • Ótimo.

  48. Posted by Junior Cardoso. on 16/08/2013 at 12:44

    Muito obrigado pela sua resposta, como também choco ovos de indio gigante, o senhor aconselha alterar a temperatura? os ovos de gansa estão ha oito dias a uma temperatura de 37,5 e coloquei muita agua, a aguar está a dois centimetros dos ovos e as paredes da chocadeira está suada, a chocadeira é aquela automatica da chocmaster com capacidade para 54 ovos, quanto a ovos de galinha indio gigante a taxa de eclosão a essa temperatura, mesmo sem contlole de umidade é excelente, passa dos 90%. Abraço.

    Responder

    • Minha primeira chocadeira foi uma chocmaster 70. Foi por causa dela, e dos gansos, que comecei a fazer chocadeiras com maior umidade.
      Para galinhas, é excelente. Um aquecedorzinho de aquário, ligado em paralelo com a resistência, resolve o problema

      Responder

  49. Posted by Junior Cardoso. on 16/08/2013 at 11:02

    Seu Paulo, bom dia, sou de Garanhuns e já tentei incubar ovos de gansas em minha chocadeira só que gorô todos os ovos, isto se deu de abril para junho, tentei duas vezes, pela vossa esperiencia no assunto, isto se deu pela troca de pena como em galinhas, ou foi porque eu não controlo a umidade? a temperatura está como veio de fábrica em 37,5 deve ser maior? coloquei outra leva de ovos recentemente, amanhã estarei observando, por favor informe qual a temperatura e a umidade ideal para ovos de gansas. Muito obrigado. Junior Cardoso.

    Responder

    • Não sei qual a época da postura de gansos no NE.
      Aqui no sul, é de agosto a dezembro. Os primeiros ovos, geralmente, não estão “galados” (fecundados), e isto pode influir no seu
      insucesso. Outro fato a ser levado em conta, é a baixa umidade relativa do ar, no inverno, em todo o país. Some a isso, o fato de,
      geralmente, as chocadeiras são aquecidas por resistências secas, que queimam a já pouca umidade, e a necessidade de 70 a 80% de
      umidade, que os ovos de gansos precisam para eclosão, e você terá noção do que pode ter acontecido.
      Estou com gansinhos recém nascidos, aqui, à temperatura de 37,8 a 38ºC, e alta umidade na chocadeira. Aquilo lá tá parecendo uma
      piscina com sauna. kkkkkkk

      Responder

  50. Posted by PLINIO LOPES on 14/08/2013 at 23:48

    OLHA PESSOAL, SERVE COMO TEMA DE TISCURSSÃO;;;COMPREI UMA CHOCADEIRA QUE NÃO TEM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE AGUA, POREM ELA MANTEM A UMIDADE EM 57% …O SISTEMA DE AQUECIMENTO SE DA COM UMA RESISTENCIA QUE FICA BEM PERTO DA AGUA, TEM 2 VENTILADORES, UM DELES FICA EM CIMA SOPRANDO PARA BAIXO E O OUTRO EM BAIXO SOPRANDO DIRETAMENTE NA RESISTENCIA E CONSEQUENTEMENTE NA AGUA.POREM ESTE SISTEMA FICA FORA DA CAIXA DE OVOS, POREM EXISTE UMA FRESTA EM CIMA E OUTRA EM BAIXO PARA CIRCULAÇÃO DO AR NA CAIXA DE OVOS…SE TRATA DE UMA CHOCADEIRA DE 1,3 METROS DE ALTURA, 60 DE PROFUNDIDADE E 80 DE LAGURA COM CAPACIDADE PARA 600 OVOS…UM DETALHE IMPORTANTE, ELA POSSUI SISTEMA DE BANDEJAS OCILANTES DE VIRAGEM DE OVOS….FOI A MELHOR QUE JA TIVE FUNCIONANDO…OBTIVE 95% DE ECLOSÃO NOS OVOS FERTEIS…ABRAÇOS

    Responder

    • Estou procurando um dicionário para saber o que quer dizer TISCURSSÃO.
      BÃO, pelo que sei, os pintinhos precisam de pelo menos 65/70% de umidade para eclosão. Portanto, os 57% de umidade, estão comprometendo os 5% de 600 = 30 pintinhos perdidos.
      Me esclareça um ponto: Se os ovos são férteis, estão galados e em bom estado, etc., porque não consegue 100% de eclosão?
      Obrigado.
      Esqueceu de informar o preço de uma chocadeira dessas aí, né? Algo em torno de 5.999,00?

      Responder

      • Posted by PLINIO LOPES on 20/08/2013 at 09:05

        ola…não estou querendo ensinar nada aki, somente relatei a minha experiencia em relação a questão da umidade…pois fiz alguns testes com umidade alta e sem sistema de viragem e não obtive muito sucesso não…não sei realmente o que causou o insucesso, pois uma grande parte dos ovos desenvolveram o embrião completamente e não conseguiram quebrar a casca do ovo, isso com mais de 75% de umidade…mas sei tambem que tem outros fatores que contribui para uma boa taxa de eclosão, tipo nutrição das matrizes e reprodutores , fumigação e desinfecção dos ovos e chocadeiras….mas enfim…so quis colocar mais um ponto para ser debatido, mas acho que o Sr não simpatiza muito comigo não….acho melhor deixar isso pra la…..abraços

      • Não estou aqui para gostar ou desgostar, simpatizar ou não, com quem quer que seja.
        Apenas, falo de coisas com as quais tenho experiência.
        E essa mesma experiência, é que me diz que, na maioria das vezes, digamos, 100% das vezes, o problema está numa pecinha, composta de um corpo, 2 braços e 2 pernas e uma pelota que chamam de cabeça, que opera a chocadeira, não na chocadeira em si.
        O trabalho da chocadeira é manter a temperatura e umidade, e isso ela faz com grande eficiência.
        O que é colocado lá dentro, e as condições, variam de acordo com o cuidado da tal pecinha.
        Já relatei, à exaustão, a respeito da época de colocar ovos na chocadeira – claro que estou falando de galinhas criadas nas condições minhas, que é uma pequena chácara – e das férias das galinhas e galos.
        Mês passado, estava com 1200 ovos em chocadeiras, aqui em casa, e só saíram 180 pintinhos, donde concluo que: colocamos ovos que não estavam galados, fora de época de postura, etc. Para comprovar as más condições dos ovos, tivemos a oportunidade de vê-los, estourando de podres dentro da chocadeira, deixando aquele des-agradável odor(kkkkkkkkkk).
        Já os ovos que colocamos neste mês, estão nascendo maravilhosamente bem.
        Como falei acima, o trabalho, da pecinha externa, é que comanda o sucesso final.

  51. Posted by marcus araujo on 03/08/2013 at 09:42

    Você diz que a umidade em excesso não mata os embriões e sim a falta dela, como é a primeira vez que uso esse sistema, estou meio surpreso e preocupado, pois os ovos ficam molhados como se estivessem em uma sauna, gostaria de saber se é assim mesmo ou se a umidade está excessiva. grato.

    Responder

    • Os ovos, ficam molhados, quando você os coloca na chocadeira, em virtude de estarem frios. Isso não preocupa.
      Como já recomendei, aqui no blog, é necessário a instalação de sistema auxiliar, com lâmpadas, junto com o aquecimento da água, controladas por interruptores. Em dias de muita umidade(chuva), desligo a resistência da água e deixo só as lâmpadas.
      Não existe época melhor para chocar ovos. A chocadeira faz o seu trabalho.
      MAS, existe época melhor para colocar ovos a chocar: assim que as galinhas voltam da férias de outono.

      Responder

  52. Posted by valdir on 01/08/2013 at 11:33

    bom dia gostaria de uma ajuda, construi uma chocadeira de 200 ovos com resistência de 200w e termostato digital, este mes coloquei 200ovos para chocar , e nao nasceu 20%, OS ovos estavam todos bicado , a umidade que tenho duvida , mas a agua dela estava quente todo tempo, nao entendi o nao nacimento, a chodadeira so tem um furo em cima do ventilador , sera que faltou oxigenio, sera que tenho que fazer buraco na parte de baixo,

    Responder

    • 200 ovos em que tamanho e formato de chocadeira?
      Não faltou oxigênio, e, sim, creio, qualidade dos ovos.
      Não estamos, ainda, em época de 80% de eclosão.

      Responder

  53. Posted by PLINIO LOPES on 21/07/2013 at 08:45

    bom dia….no caso de varias bandejas devo fazer furos para ventilação no nivel dos ovos em cada bandeja?? E furos no piso da chocadeira, devo furar para entrar ar frio…notei que com furos no piso fazem com que entre ar frio e acaba condensando mais no interior da chocadeira….o que seria mais viavel fazer…

    Responder

    • Plinio, terá que fazer o que eu faço: experimentar.
      A condensação só acontece na parte da chocadeira que está mais fria.
      Muita gente esquece um pequeno detalhe, na hora de colocar ovos na chocadeira: AQUECÊ-LA PRIMEIRO.
      Eu deixo a chocadeira ligada de um dia para o outro(24 h), e, não há tanta condensação assim.
      E, os furos, não são para entrada de ar frio, e sim para renovar o ar interno.
      Atualmente, eu faço com que esse ar aqueça, e condensação = 0.
      Mas, isso aí já é uma informação, digamos, sigilosa. kkkk$$$$$$kkkkkk

      Responder

  54. Posted by Mauricio A Streit on 20/07/2013 at 22:52

    Boa Noite So Paulo. Montei uma chocadeira para mim com dicas que peguei na internet, tenho um controlador temperatura digital na chocadeira e resistencia seca, mas não sei como faço para medir a umidade da chocadeira, consigo medir somente usando um termo-higrometro?
    Agradeço pela atenção

    Responder

    • Dicas de internet = baixo custo = (como dizia minha mãe: “a economia é a mãe da porcaria”).
      Se não quiser gastar uns 350 a 400,00 num termohigrômetro + uns 100,00 num vaporizador, faça como eu: USO O OLHÔMETRO.

      Responder

  55. Posted by sebastião reis on 20/07/2013 at 17:36

    Boa tarde sô Paulo,comprei uma chocadeira da chocmaster CHP54 e estou com alguns problemas com ela e gostaria que o sr. me ajudasse. 1°: não consigo manter a umidade dentro da chocadeira seguindo o que eles recomendam,e 2°: a temperatura indicada no termostato no dia de hoje(20/07/2013) às 16:10 hs era 39.3° e dentro da chocadeira estava 33.6°(medida feita através de 2 termômetros:um digital e outro de chocadeira manual).por favor,como faço para solucionar estes problemas? Obs>:esta é a primeira vez que entro neste blog pois não o conhecia,e desde já agradeço pelas informações. Sebastião Reis – Belo Horizonte/MG

    Responder

    • Não encontrei essa chocadeira no site da chocmaster. Passe, para o e-mail teararte@hotmail.com cópia do manual e características da mesma.
      Não moro em Curitiba, onde fica a chocmaster, e sim no norte do Paraná, uns meros 360km de distância.
      Você não informou há quanto tempo essa chocadeira está funcionando.
      Problemas no ventilador,(principalmente os rolamentados), costumam causar superaquecimento na chocadeira, como tenho notado aqui.
      Uso um termostato full gauge 12V, cuja calibração pedi fosse feita na fábrica, e conferida num laboratório do CEFET, local, como padrão.
      Existem diferenças entre marcas, tipo de sensor(sonda) de temperatura, e posição do mesmo dentro da chocadeira. Por isso uso um como
      padrão. E ele dorme em uma cama mais macia que a minha. kkkkkkkk. Os que vou adquirindo, vou fazendo os ajustes pelo padrão, como correção do valor da
      sonda.
      Como aqueço a água, consequentemente a chocadeira, só penso na umidade, quando a água está correndo pra fora do galpão.
      Pintos, ou embriões, morrem por falta de umidade, não por excesso.

      Responder

  56. Posted by jocelio on 06/07/2013 at 08:00

    Bom dia seu paulo… esse rele contator… seria de fato um rele ou um contator? pois o vendrdor da loja e me mostrou dois tipos de : um que era um rele diferente desta foto que ha na so seu site e outro que seria um contator que tem a mecanica manual…
    me esclareça.
    grato.

    Responder

    • Me apertou, sem autorização.
      Usei o contator em chocadeiras mais antigas, p.ex., as produzidas até mês de abril.
      Como estamos com problemas de fornecimento de energia, aqui no norte do Paraná, estou usando baterias para alimentar um sistema auxiliar.
      No caso, o que liga as resistências uma de 1000W e uma de 750Wx127V, 4 lâmpadas de 100Wx12V, termostato, e ventilador, são relés de 12v.
      Estou montando esse sistema em uma caixa plástica, pronta para ser montada, já com as entradas e saídas de energia, no devido lugar.
      É um sistema mais seguro e que, em caso de queda de energia, passa a ser alimentado(termostato+lâmpadas+relés), por uma bateria de 125Ah.
      Um carregador de baterias simples, barato, (40,00) acompanha.

      Responder

  57. Posted by Mauricio Miranda on 13/06/2013 at 13:44

    Seu Paulo, tudo bem, atualmente tenho chocadeira, onde consigo com uma bandeja cheia d´agua manter 65% de umidade.
    como a minha intenção é chocar marrecos, achei interessante a sua dica de resistencia na agua, existe uma resistencia pra agua mais fraca que possa funcionar no mesmo termostato com a resistencia seca, onde ligaria o rabo quente diariamente botao liga desliga.
    ou usando somente o rabo quente, qual seria a especificação dessa resistencia para compra-la?

    Responder

    • Recentemente vi uma resistência da thermac, com 80Wx127V.
      Eu tenho usado resistências para cafeteiras, 600Wx127v, e o termostato para acionar um contator JNG 9Ax127V (aqui, custa 32,00).
      Toda a parte de aquecimento, recomendo usar um contator, em vez de jogar toda a carga no termostato.
      Você, tem que levar em conta que os termostatos são feitos para refrigeração, e o contato que agüenta 16A, é justamente o que você não usa.
      Ele acionaria o motor do congelador, que tem mais de 1HP.
      O contato do termostato, em que você vai por a resistência, agüenta 50% ou menos que o outro.

      Responder

      • Posted by mauricio on 13/06/2013 at 21:29

        por quanto sairia essa resistencia + o contator, pois pretendo apenas de tempos em tempos aquecer a agua na bandeja pra melhorar a umidade, o sr me mandaria o esquema de como ligar o contator no termostato? grato

      • Em Curitiba, na Thermopress, rua Silva Jardim, a resistência sai por uns 20,00 e o contator por 32,00, mais o PAC.
        Não sei onde vc mora.
        Quanto as ligações, o contator tem 4 passagens de ligação na parte superior: NO, L1, L2, L3 de um lado e do outro NO, T1, T2 e T3.
        Vc vai ligar as saídas do termostato, que você ligaria na resistência, aos terminais A1 e A2 do contator.
        Eles acionam a bobina que liga os contatos.
        Vai ligar o ventilador direto à entrada de energia, pois ele funciona o tempo todo.
        E ligar a entrada de energia em L1 e L2, e as saídas em T1 e T2, para as resistências ou lampadas.
        Qualquer eletricista faz isso.

      • Posted by Mauricio on 19/06/2013 at 10:01

        bom dia, o modelo do contator é JNG 9AX127V É x127 é versos 127 seria JNG9A?

        vc teria como me fornecer 2 resistencias e 2 contatores?

      • Vc esqueceu de informar onde mora, com o CEP; tipo, modelo da chocadeira, e potencia das resistências, etc.
        Se for chocadeira comercial, entre em contato com a fábrica.
        Se não, procure a Golden-chocadeiras.

      • Posted by Mauricio on 19/06/2013 at 10:10

        bom dia, entrei em contato com a thermopress ai de curitiba, o atendente me informou que nao tem esse contator, teria o modelo da LUCMAM CJX2K09 127V no valor de 37,00

      • Não conheço esse contator.
        Falei do JNG, porque vc me perguntou por um que fosse barato. Mas, pessoalmente, uso os da Siemmens.
        São mais caros, mas aqui, para mim, usando 2 resistências de 1500W, são os que agüentam mais tempo por contato.
        Os JNG, aqui, custam em torno de 28,00+frete, mas agüentam uns 30 dias, por contato.
        Eu num tenho, mais, idade pra levantar de madrugada e trocar contatores.
        Preciso de ferramentas confiáveis.

      • Posted by Mauricio on 19/06/2013 at 20:17

        Seu Paulo, eu uso um termostato Tholz MDS202N 110V com saida de 10A carga resistiva, poderia usar uma resistencia de 500w sem precisar o contator levando em conta que 500w/110=4,5 amperes seria isso? o termostato conseguiriria acionar essa resistencia sem o contator, ta certo.

        quanto ao contator durar uns 30 dias é se ele trabalhar com resistencias altas fora do parametros dele correto, so pra me esclarecer, esse contator de 9A usando uma resistencia de 500w numa tensao de 110 ele não se queimaria?

        obrigado pela sua atenção, estou pensando seriamente em adotar o seu sistema na minha chocadeira.

      • Eu digo o que eu uso, pois conheço.
        Não conheço o seu termostato, portanto, não dou palpite a respeito.
        Melhor entrar em contato com o fabricante e solicitar esclarecimentos.
        O mesmo a respeito de contatores.
        Um contator de 9Ax110V=990W, ligando 500W, o que você acha que acontece?
        Leia direito, o que falei, a respeito de contatores.
        O que queima num contator são seus contatos, pois eles é que fecham o circuito, não sua bobina.

  58. Apro veitando a dúvida do Oscar sobre qual a posição do ovo para armazenamento, gostaria de saber a melhor forma de embalar o ovo para transporte via correio.

    Responder

  59. Posted by Osmar on 27/05/2013 at 20:57

    Sô Paulo, se já foi comentado me perdoe, mais sou novo no seu blog, dentre os comentários que já vi aqui (todos valiosos), faço + 01, E esse negocio de deixar o ovo com o bico para baixo o Sr, concorda que realmente é necessário, ou é mais uma balela?

    Responder

    • guarde os ovos “SEMPRE” com a ponta para baixo, e no máximo por 5 dias.
      Porque você acha que os ovos são guardados nas caixinhas com as pontas para baixo? Para permitir a respiração dos embriões.

      Responder

      • Posted by Osmar on 28/05/2013 at 22:31

        Obrigado pela resposta satisfatória e parabéns pela brevidade, aproveitando faço mais uma pergunta: o Sr concorda que devemos incubar ovos na posiçao de pé? Dizem que as grandes granjas trabalham com este sistema.

      • Como tenho notado, a diferença é de 7 a 8%.
        Em chocadeiras pequenas, a diferença é insignificante, comparada ao aumento de custo de uma chocadeira maior.
        Para compensar esses 7%, você terá que colocar um termostato com timer, motor, 4 ventiladores mais potentes, bandejas oscilantes, com sistemas para manter os ovos em pé, E, como os ovos ter que ser removidos aos 18 dias, precisa pensar em eclodidoras com seus termostatos e sistemas de aquecimento, ventilação e umidade independentes, etc. A relação custo/benefício, deve ser levada em conta.
        No momento, estou com chocadeiras para 1600 ovos, e estou usando o sistema oscilante, mas uma chocadeira dessas, para 800 ovos, sai por meros R$4.900,00.
        Mais o sistema de eclosão, que é uma das minhas chocadeiras originais. Isto quer dizer que tenho um custo em torno de R$13.000,00, só com chocadeiras. Sem contar a minha mão de obra.
        Se vc estiver pensando em 1000 frangos/mês, creio que compensa, mas para 20/30, pense no que você perguntou, a respeito de: GRANDES GRANJAS.

  60. Posted by Hudson A Almeida on 19/05/2013 at 17:54

    Boa Tarde S. Paulo.
    Estou meio perdido, para aumentar a úmidade tem que aumentar a água na bandeja?

    Responder

    • Bão.
      Para aumentar a umidade precisa aumentar a área de evaporação, né?
      Quanto a mim, uso aquecer a água, para conseguir umidade.
      Se você tiver paciência para ler o blog, verá que, desde o início, bato nessa tecla, de aquecer a água.
      Toda chocadeira que fiz, uso o aquecimento na água, usando o aquecimento do ar somente em dias de muita umidade, como chuva.

      Responder

  61. Posted by Hudson A Almeida on 13/05/2013 at 19:08

    Sr Paulo boa noite
    Quando é a data correta para colocar ovos na chocadeira. (já que agora as aves estão em troca de penas).
    Obrigado.

    Responder

    • Terminando a troca de penas, espere passar o mais frio do inverno. Dê tempo para que as galinhas recuperem as penas e energia.
      Nós pretendemos recomeçar em fins de julho. Como trocamos as galinhas velhas(do ano passado), nesta época, as frangas devem começar a postura
      dentro de uns 15/20 dias.
      Temos colocado ovos na chocadeira, nos últimos meses, mas a taxa de eclosão está em torno de 20%.
      Não vale a pena.

      Responder

  62. Posted by Jara on 29/04/2013 at 18:34

    Boa noite, meu nome é Iran Jara sou de Itapetininga,SP,gostaria de algumas informações,choquei uma leva de 45 ovos e tive varios problemas,pintinhos bicaram o ovo e não nasce como já havia lido aqui ajudei e alguns estavão com parte do intestino fora e com sangue acabaram por morrer mas 2 viveram, sobraram 15 ovos que não evoluiram quebrei e constatei que estavam mortos,e por ultimo 3 pintinhos nasceram com defeitos na perta não ficam de pé ficam com as pernas aberta acabei por sacrificar os dois dos 45 ovos estou com 11 pintinhos aparentemente saudaveis um ltimo detalhe os ovos foram comprados da internet.Sem mais desde já agradeço.

    Responder

    • Jara, você nunca criou galinhass, né?
      Há mais de 30 dias, as galinhas entraram em época de troca de penas, o que significa que pararam de “trepar”.
      Tôda a energia delas está direcionada à formação de penas, não à formação de ovos. Elas vão enfrentar o inverno, com gordura e penas novas,
      e o que menos precisam, é de pintinhos para tomar conta. E, os galos estão trocando penas e com baixa fertilidade.
      Se vc tem dinheirro pra jogar fora, encomende ovos nessta época.
      Fora isso, faça a seguinte conta: 1 galo para 10 galinhas, é o que todo criador preconiza. MAS, considera que 70% dos ovos estejam galados.
      Uma chocadeira, bem regulada, é considerada ótima, quando a eclosão fica em torno de 70/80%.
      10 galinhas pondo ovo dia sim, dia não, são 5 ovos/dia.Colocando os ovos na chocadeira com 5 dias = 5×5=25 ovos x70% = 17 ovos galados x 80% de eclosão
      na melhor das hipóteses, = a 13 pintinhos.
      Já viu um galo fecundar uma galinha? O galo não tem “pênis”,”pinto”, “braulio”, seja lá que nome se dê.
      O que êle faz?
      Esguicha o esperma na cloaca da galinha.
      Pergunto eu: qual a chance dêle acertar o alvo? 50%?
      Pense um pouco no assunto.
      FONTE: – Observação “in loco”. kkkkkkkkkkkk

      Responder

  63. uma vez mais venho pedir a sua ajuda, apos ler alguns conselho do so Paulo comprei um termostato digtal, os valores programáveis são os que descrevo abaixo: sendo que o “valor” e a minha programação Peço que confirme se tudo está correcto.
    OBS: uso resistência flexivel em silicone de 165 w ,com ventoinha (ar forçado) tabuleiro de agua fria, caixa da chocadeira em pvc

    Simbolos Conf/ possiveis Conf/ de fábrica
    HC Aquecimento /Arrefecimento H/C C valor H de calor
    D Atraso entre ligar e desligar 0.1~15 1.0 ℃ valor 0,2℃
    LS Limite mínimo -9.9~99.9 -9.9 37,40 ℃ valor 37,40℃
    HS Limite máximo -9.9~99.9 99.9 38 ℃ valor 38℃
    CA Calibração da temperatura -5.0~+5.0 0.0 ℃ valor 0℃
    P7 Tempo de atraso 0~10 1 Minutos valor 1 minuto
    AH Alarme de alta temperatura 0~15 1.0 ℃ valor 5℃
    AL Alarme de baixa temperatura 0~15 1.0 ℃ valor 1℃

    pelo que li o ar da ventoinha deve estar direccionado para o teto da chocadeira sendo que mesma e colocada por cima da resistência, certo? e que por sinal estava colocando a mesma com o fluxo do ar direccionado para baixo.

    Responder

    • Bão, sou o “sô” Paulo, e vou passar a vc, as configurações que eu uso:
      Aquecimento – calor H (no meu caso é I)
      Atraso entre ligar e desligar (isso seria histerese? a diferença em décimos de graus entre ligar e desligar?) Se for, uso 0,3.
      Limite mínimo, uso 37,2ºC
      Limite máximo, uso 38,5ºC
      Notei que se deixar livre – entre os limites do termostato -50ºC e +200ºC, se acontecer algum problema no ventilador, a temperatura sobe a mais de 60ºC,
      e o termostato trava. Não quer dizer que ele queimou, o ventilador, deve ser desligado, e trocado. A falta de ventilação forçada por uns 2/3 dias, não
      influencia a eclosão.
      Calibração da temperatura, não seria calibração do sensor? Se for, não mexo nisso aí, pois varia de sensor a sensor, deixo no 0.
      Tempo de atraso – só se for para ligar o motor.
      Alarmes de alta e baixa temperatura, o termostato que recomendo, não tem, portanto não uso.
      Coloco o set-point em 37,8ºC. Com a histerese em o,3, ele vai ligar a 37,5ºC e desligar a 37,8ºC.
      Sempre recomendo o ar soprando para cima, mas com a ampliação da bandeja de água para a parte total do piso da chocadeira, e uso de novas
      resistências, notei que soprando para baixo, proporciona maior rendimento térmico.
      NOTA – meu sensor fica na altura dos ovos, e diretamente abaixo da ventoinha. Soprando para baixo, a temperatura da chocadeira a 37,8ºC, a
      temperatura da água permanece em 37,2ºC, aumentando o tempo entre o ciclo liga/desliga. Isto é maior eficiencia térmica. E, não há condensação
      de umidade interna.

      Responder

      • ok obrigado desde ja pela rápida resposta, vou usar as suas configurações.Valeu

      • Vale lembrar que o tempo é daqui do Paraná, sul do Brasil.
        Aí, em Portugal, não sei quais são as condições de temperatura e umidade do ar.
        Se vc tiver esses dados, me informe para melhorar a resposta.

      • snr Paulo hoje por exemplo esta 10º de temperatura e 58% de humidade o tempo aqui no norte varia muito podendo atingir os 30º a 38º no verão e 16 a 20% de humidade,Uso o vosso site a nivel mundial para ver o tempo e tem sido certo, http://pt.weather.com/ sou do Porto ,Portugal bem no norte ( terra do famoso vinho do Porto) onde em media a humidade do ar esta sempre acima dos 50% excepto nos meses mais quentes de Julho a Setembro.Obrigado pelos excelentes conselhos aqui publicados.

      • Fôsse eu, nessas condições, usaria sòmente o aquecimento da água durante o dia, ligando a resistencia sêca à noite. (Aqui, acontece amiúde, a umidade à noite
        é mais alta).
        Já vi pintinhos bicarem a casca e não sairem, morreram por falta de umidade, mas, ainda, não vi algum, morto, afogado na casca.
        Obrigado pelas palavras de estímulo.
        Em tempo: Estou usando resistências mais potentes: resistencia tubular de 1000W na água e uma resistencia tubular (de forno)
        750W em torno do ventilador. Ficam ligadas em média 30/45 segundos a cada ciclo de 14 minutos.

  64. bom dia em 1º de tudo parabéns pelos excelentes apostilas snr paulo. tenho um problema fiz um chocadeira com 60cmx40cmx30 resitencia de 165 w controle de e humidade nao chegou aos 35% ai ja tenho um problema a resolver o termostato estava sempre a disparar nos 36 graus sera que necessito de mais resistência pois verefiquei que os ovos nos tabuleiros o estavam frios a após partir alguns o interior estava em liquido foram 88 ovos para o lixo que me a conselha ? ha alguma formula par calcular potencia da resistencia em função do tamanho da caixa?uso resistências flexivesi em em silicone 160w aconselha a mergulhar as mesmas na agua ?obrigado desde ja

    Responder

    • Bom dia!
      Sou o “seu” Paulo.
      Você está em Portugal?
      Tenho duas pessoas ai com as quais tenho alguns “arranca-rabos” de vez em quando.
      Aqui, no Brasil, um termostato dispara, quando há variações de tensão na rede. Resolvo isso com um estabilizador de voltagem.
      Procure usar um estabilizador, que pode ser pequeno – 100 a 300W, para estabilizar a tensão do termostato(ele gasta uns 2A). Coloque o termostato a acionar um contactor de 15A, por onde você vai passar as ligações das resistências, lâmpadas, etc.
      A potencia da resistência só vai influir no tempo gasto para aquecer e reaquecer a chocadeira.
      Não sei o que você está fazendo nos 36ºC. Você precisa fazer as seguintes regulagens no termostato: DF(histerese) diferença entre ligar e desligar o aquecimento – 0,2ºC; LO – temperatura mínima de funcionamento do termostato – 37,4ºC; HI – temperatura máxima de aquecimento do termostato 38ºC. Set point – 37,7ºC.
      O que quer dizer isso: O termostato vai desligar o acionamento do contactor aos 37,7ºC, e quando a temperatura baixar o 0,2ºC, e chegar a 37,5ºC,
      o termostato vai acionar o contactor e ligar o aquecimento, até atingir os 37,7ºC. Se a resistência for blindada, vai levar algum tempo para que ela pare de aquecer e comece a esfriar. Então a temperatura vai variar, em função do seu sistema de isolamento, entre 37,8 e 38,2ºC, o que é normal.
      Notar que a tensão normal da rede aqui, é de 127V, então, todos os componentes também serão 127V .
      Outra coisa: o sistema de aquecer a água (uso resistências de 630W ou até 900W) deve ser considerado sistema principal, e o acionamento de lâmpadas halógenas ou resistências secas, só será usado quando houver excesso de umidade no interior da chocadeira – a água condensa nas paredes.
      Nossas bacias de água têm capacidade para 15 a 20 litros de água, e o consumo diário, varia de 3 a 5 litros.
      Nossa taxa de eclosão, considerando como ótima, a qualidade dos ovos, é de 100%.

      Deve-se atentar para a principal peça de acionamento da chocadeira, que deve ser de ótima qualidade:
      É uma pecinha que tem 2 pernas, dois braços e mãos, e uma cabeça sobre o tronco, que, supostamente, “PENSA E FUNCIONA BEM”.

      Responder

      • obrigado pela rápida resposta sim sou Portugues do norte Porto.Pelo que me apercebo tenho algumas rectificações a fazer principalmente no factor humidade. aqui a voltagem de corrente e sempre 220v o termostato esta configurado segundo as indicações de fabrica mas realmente a mínima a 36 pelo que vejo não e aconselhável obrigado pelos seus conselhos irei rectificar tudo

      • José, O Rafael Arieira, rafael.jarieira@gmail.com é daí, assim como o Nuno Oliveira.
        Eles tem encontrado dificuldades com os termostatos e têm também, como você, muita preocupação com a umidade.
        Os termostatos encontrados aí, são um tanto diferentes dos daqui. As resistências que estão usando são resistências usadas em máquinas de lavar roupas, com potência maior que a sua.
        E, recomendei o uso do contactor, porque no termostato que uso aqui(que normalmente é usado para refrigeração) a saída NA(degelo) dele, que uso para acionar as resistências, suporta algo em torno de 2 a 6A, e a saída NO (QUE NÃO USO), suporta 14 a 16A, já que é ela que aciona o motor do compressor.

  65. Posted by Nuno Oliveira on 14/03/2013 at 16:58

    Olá SeuPaulo, depois de um acidente com a minha chocadeira antiga, acabei de preparar a nova, feita em aglomerado de madeira (compensado aí no Brasil), já sei que não vai aguentar muito tempo, mas por agora era o que tinha disponivel, e já a tenho ligada á 3 dias e consigo manter a temperatura entre 37,6 e 38ºC e uma humidade entre 75 e 80%. Sabado vou colocar ovos de galinha e alguns de ganso. Que lhe parece manter estas condições assim até ao final dos 21 dias e depois aumentar um pouco a humidade para os ultimos dias dos de ganso? com aquilo que aprendi no seu blog e com os meus conhecimentos de eletricidade consigo controlar a humidade entre 60 e 90% com variações só de 5%. Obrigado e bem haja.

    Responder

    • Creio que não há necessidade de mexer na temperatura/umidade nos ultimos dias.
      Como há ovos de galinhas e de gansos, deixe a temperatura em torno dos 37,7/38ºC.
      A umidade para ovos de galinhas, pode ser mantida nos 75%, mas a recomendável para gansos, é de 85% ou mais, se possível.
      Não esqueça que os ovos de galinhas, nessas condições iniciam a eclosão aos 19/20 dias, enquanto os ovos de gansos eclodem aos 28 até 32 dias.

      Responder

  66. Posted by Bruno Xavier on 11/03/2013 at 18:51

    Boa noite, sou de BH e fiz uma chocadeira seguindo um vídeo do you tube, fiz todos os passos como mandou o vídeo, porém aos 21 dias só nasceram 8 pintos de um total de 30, fiquei intrigado e quebrei alguns e notei q o pinto se formou dentro do ovo, porem secou, não eclodiu.
    Minha pergunta é porque isso aconteceu?? Pode me ajudar??
    Agradeço.

    Responder

  67. boas na minha chocadeira tenho o termostato programado para ligar aos 37º e desligar aos 38º mas quando desliga a temperatura continua aumentando ate aos 41º será normal ? como posso evitar isso? meu termostato é willih 7060c

    Responder

    • No blog já tem explicações da regulagem total da chocadeira e termostato.
      Sem sabeer como é seu sistema de aquecimento, não posso parpitá, né?

      Responder

  68. Bom dia! Seu Paulo
    coloquei na minha chocadeira o rabo quente de 1000w instalado no circuito com a resistencia ceca de 1000w também e coloquei interrupitores para que eu possa instercalar o funcionamento das duas resistencias, quando percebo o tempo muito quente e ceco deixo só o rabo quente ligado e quando as paredes da chocadeira ficam umidas ligo a ceca e deixo as duas funcionando no circuito.Obs. a chocadeira contem ventilação forçada. Pergunta posso deichar as duas resistencias funcionando ao mesmo tempo sendo controladas pelo termostato, ou continuo fazendo o sistema de intercalamento entre elas? Obs. o rabo quente consome muita água hehe é normal ou é por causa da potencia dele, aqui só achei de 1000w.

    Responder

    • Para essas duas resistências de 1000W cada (1.000×2=2.000W) você precisa, urgente instalar um contator.
      O termostato não vai aguentar acionar 2.000W. Ele pode aguentar alguns dias, mas vai queimar.
      2.000W dividido por 127V = 15,74 A, num termostato que aguenta entre 2 e 4A, não dá, né?
      O termostato, se não estou enganado, aguenta 16A quando está acionando a saida principal que é o contato NF, que normalmente aciona o ventilador, e a saida que usamos para o aquecimento, é a NA, que aguenta 2 até 4A, conforme o modelo de termostato. Coloque um contator, acionado pelo termostato (saida NA), e que vai permitir a passagem de energia para as resistências.
      O uso do rabo quente, (eu uso um de 650W), aumenta o consumo de água. Nosso consumo diário é de mais de 5 litros. Mas ele está ali justamente pra isso: aumentar a umidade na chocadeira.
      Muito raramente uso os dois sistemas ao mesmo tempo. Uso só o rabo quente em mais de 90% do ano.

      Quanto aos furos, eu uso dois furos nas laterais, na altura dos ovos da bandeja inferior. Isso vai criar uma caixa de ar quente na parte superior da chocadeira,
      que vai manter o ar, quente, por mais tempo, diminuindo o liga/desliga, e consequentemente o consumo de energia.

      Responder

      • meu termostato é o COEL TLJ29 aquenta até 16A/250Vca. Obs. Aqui a tensão é de 220Vca

      • minha chocadeira é feita de “compensado OSB”, ai ligo as duas resistências porque umedece bem, no qual vejo do lado de fora a mudança de cor do compensado, por isso fico com receio de apodrecer.
        mas se eu conseguir o rabo quente de potencia mais fraca talvez posso deixar só com ele. e agora nem da para mexer só depois que chocar os ovos.

      • Seu termostato aguenta 16A/250V no contato out NA. Não confundir a ligação.
        E só as resistencias levarão 10A, mais 20% de tolerância. Não esqueça isso.
        Quanto ao compensado, não sei o que é OSB, mas aqui, o compensado naval não aguentou, por isso passei a revestir com fibra de vidro (3 camadas dão), e finalmente estou fazendo em chapa galvanizada, muito mais simples.

      • Seu Paulo as chapas galvanizadas são as mesma de fazer calha? e como vc utiliza em camadas com isopor entre elas?
        o compensado obs é só vc colocar no google em imagens que vai ter a imagem do compensado obs.

      • Adriano, tenho uma apostila completa sôbre a montagem, com fotos, lista de material, ligações eletricas e regulagem de termostato de uma chocadeira para 125/250 ovos.
        Custo – 100,00

      • Ok Obrigado pela atenção assim que possivel estarei adiquirindo a apostila.

  69. Posted by Nuno Oliveira on 17/02/2013 at 19:41

    Olá SeuPaulo, o termostato que utilizam é ON/OFF ou é por PID?
    Obrigado.

    Responder

    • Me apertou de mais de 10.000km.
      Uso termostato digital FULL GAUGE (www.fullgauge.com.br) modelo TIC-17RGTi, que aciona um contator de 15A, que liga as resistências e lampadas.

      Responder

      • Posted by Nuno Oliveira on 18/02/2013 at 16:14

        O que eu quis dizer é, existem uns termostatos que ligam e desligam dentro de um intervalo de temperatura, histerese, que são os ON/OFF, e outros que fazem como que um ajuste automatico, “sintonizam” a temperatura e mantem a temperatura sempre constante, ligando e desligando somente alguns segundos, para que a temperatura se mantenha sempre no mesmo valor, que são os PID. De qualquer modo com a referencia do termostato já verifiquei que é ON/OFF. Obrigado

  70. Posted by Nuno Oliveira on 06/02/2013 at 09:19

    Olá Paulo, alterei o sistema de aquecimento da minha chocadeira para o que voces chamam de rabo quente, tenho a temperatura estavel e a humidade em 91%. será este valor muito alto? que posso fazer para o baixar?
    Obrigado

    Responder

    • Nuno, boa tarde!
      Aí em Portugal, pelo que sei, está frio. Tenho outro amigo aí, com o qual falo amiude, e que está fazendo experiencias
      com chocadeiras, também. Por isso sei das condições climáticas daí.
      91% não chega a ser excesso, mas vc pode baixar isso, simplesmente, acendendo as lampadas, sem desligar o rabo quente.
      Não se preocupe muito com a umidade interna. Eu, não uso o termo-higrometro. Apenas observo a formação de
      condensação de água nas paredes da chocadeira, se ela estiver ocorrendo, ligo as lãmpadas. Assim que ela para,
      desligo as lâmpadas e deixo só o aquecimento da água.
      Para isso, tenho interruptores para as lampadas, para o ventilador, e para a resistencia da água.

      Responder

      • Posted by Nuno Oliveira on 06/02/2013 at 16:52

        Obrigado Paulo, era como eu pensava, mas como eu não investi muito, usei o que tinha em casa, uma resistencia de 1500w, esta humidade estava a danificar a madeira. como sou eletricista e tenho algum material em casa, o que fiz foi meter um temporizador para a resistencia, assim o aquecimento é feito pelas lampadas e pela agua aquecida pela resistencia, mas como a resistencia não está sempre ligada já consigo controlar a humidade. ainda estou a fazer uns ajustes no tempo de ligar e desligar da resistencia mas esta a correr muito bem. vou tentar estabilizar entre 70 e 75% de humidade ou é melhor entre 75 e 80%?

      • Estando de 70 para cima, está ótimo.
        Não precisa do temporisador. Basta acender as lampadas(no meu caso – 2 lampadas halógenas de 150W cada).
        Quando baixar a umidade – vc vai notar que não há condensação nas paredes – é só desligar as lampadas.
        O que varia muito é a umidade relativa do ar na atmosfera, mesmo que haja neve aí.

  71. Posted by ney on 01/02/2013 at 13:45

    olá paulos boa tarde, estou começando a não entender, no blog inteiro recomenda se . que coloque o sistema de aquecimento na parte debaixo, tanto as lampadas quanto a resistencia de agua, e nas fotos da apostila as lampadas estão em cima, é um outro sistema?
    e aproveitando, na caixa de isopor 70 litros, no uqal eu montei o sistema de vcs, com aquecimento da água e duas lampadas alógenas de 150 watts, (não achei de 100 watts na miknha região) de 10 ovos, ja nasceram 8 marrequinhos esta manhã.
    dias 05 e 06 de fevereiro tem quarenta ovos de galinhas, vamos ver quantos nascem assim nesse sistema depois eu posto o comentario e os numeros.
    aguaro resposta a respeito das lampadas que eu perguntei no inicio do comentario. agradeço e parabéns.

    Responder

    • No início, eu estava usando lampadas de 300W, junto à parede da caixa d’água, de forma que o calor irradiasse para a água.
      Para que isso desse certo, fiz defletores para as lampadas, cortando a irradiação direta para os ovos, que ficam uns 3cm acima da bacia.
      Algumas pessoas tentaram fazer o mesmo, sem os defletores, e assim os ovos das beiradas, praticamente, assavam.
      Dois, que tiraram os defletores por ocasião da limpeza, não os recolocaram no lugar e tiveram ovos assados.
      Para prevenir isso, voltei as lampadas para cima, e as troquei por 100/150W.
      Nas 2 chocadeiras mais recentes, as lampadas estão embutidas e não aparecem. São trocadas por gavetas nas laterais.

      Um alerta a você e a todos os visitantes do blog: “A energia da Copel está variando em mais dos 10% permitidos pela Aneel, e isto está
      ocasionando perda dos termostatos. Recomendo o uso de estabilizador de voltagem”.

      Responder

Os comentários deste blog são moderados. Procuramos manter um ambiente saudável, com discissões inteligentes. Antes de fazer uma pergunta, verifique se ela não foi respondida nos artigos ou nos comentários mais antigos. Procuramos não responder à mesma pergunta mais de uma vez. Comentários ofensivos, fora de contexto ou com ofertas comerciais serão sumariamente apagados.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: